Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


Uma das vantagens dos Padrões

ESPN economiza mais de 700 Terabytes por ano. O ESPN consumia 2 Terabytes por dia, que dava um total de 730 Terabytes por ano! Eles conseguiram economizar cada um desses bytes redesenhando o site usando Padrões Web. Adotar os padrões trazem muitas vantagens para o site. Dependendo do tipo do site, uma vantagem fica mais aparente [...]

10/04/2006 por Diego Eis
27 Comentários

ESPN economiza mais de 700 Terabytes por ano.

O ESPN consumia 2 Terabytes por dia, que dava um total de 730 Terabytes por ano! Eles conseguiram economizar cada um desses bytes redesenhando o site usando Padrões Web. Adotar os padrões trazem muitas vantagens para o site. Dependendo do tipo do site, uma vantagem fica mais aparente que as outras, normal. O site do ESPN é um portal de informação que recebe muitas visitas por dia, logo a principal vantagem que eles obteram quando adotaram os padrões foi a diminuição de código desnecessário, fazendo com que os arquivos ficassem menores e por sua vez possibilitando uma enorme economia de banda já que os usuários baixavam arquivos muito menores.

Quando demos o curso pro Terra, a primeira coisa que eles fizeram foi converter a home do site para os padrões web. A home com certeza era a página mais visitada, e se ela fosse convertida e seu tamanho diminuisse, eles teriam uma vantagem instantânea e já aliviaria os enormes valores de banda que eram consumidos.

Não estou dizendo aqui que o ESPN e o Terra não tiveram outras vantagens. É claro que tiveram e isso é indiscutível. Só que por causa do porte desses dois sites, a vantagem mais gritante foi a de velocidade e economia de banda.
Se você fará um site para um cliente pequeno conseqüentemente o site também será pequeno, com certeza você não vai perceber tanta diferença na economia de banda, mas outras vantagens irão aparecer mais. Por exemplo, se o cliente exige a possibilidade de ter vários layouts para o usuário escolher.

Cada caso é um caso. Cada site tem suas necessidades que precisam de mais ou menos atenção, adotando os padrões você consegue suprir dificuldades com agilidade e trazendo uma gama enorme de vantagens e facilidades.
Ainda não sei explicar porque ainda existem desenvolvedores e clientes contra a adoção dos padrões.

27 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

27 Comentários

Ivan 10/04/2006 às 17:35

E quais são os argumentos dos que não querem adotar os padrões?!

Diego Dacal 10/04/2006 às 18:09

em reposta ao ivan:

creio que porque ele abra melhor no ie, que eh mais facil de fazer (wysiwyg), que ele se comporta melhor, que pode usar o dreamweaver pra fazer, pra q fazer em tableless se o browser le “table” na boa? acho que os argumentos sao esses… eh triste nao?

A vantagem dos padroes aqui na empresa eh a produçao de multiplas interfaces, jah que nosso produto pede isso. e isso agilizou a produção, afinal eh soh alterar 1 arquivinho agora pra mudar a interface neh?

Davi 10/04/2006 às 18:29

Qual padrão que o IE segue?
Se fosse para se falar em padrão teriamos que usar o Firefox como exemplo de browse apesar que IE ainda é maioria………

CelloGuerra 10/04/2006 às 18:38

Acho importante citar que essa matéria vem direto do laboratório de Mike Davidson. Criador do “Sfir”, uma das maneiras mais interessantes de se utilizar flash para tipologia com padrões.

João Henrique Firmino 10/04/2006 às 19:04

Padrões Web é tudo! pois estou reestruturando o site do jornal que trabalho, pois atualmente está em tabelas.

Em tableless e seguindo todas as normas dos padrões web, a nova estrutura do site economizará quase 3 GB de tráfego por mês, um absurdo!! pois o tráfego atual é de 7 GB, vai cair quase pela metade.

Não há como contestar esta realidade inovadora, Web Standards é tudo de bom galera!! :)

Marcelo Rodrigo Wiebbelling 10/04/2006 às 20:39

Até na Intranet da empresa que trabalho, a adoção de padrões tem levado ao servidor enfrentar menor gargalo da rede, quando há picos de conexões simultâneas.

Enfim, os benefícios estão mui mais visíveis do que os contras.

Pedro Rogério 10/04/2006 às 21:41

Desenvolvedor que não adere aos padrões é por que tem preguiça de aprender :( |)

Felipe Ranieri 10/04/2006 às 22:01

“Ainda não sei explicar porque ainda existem desenvolvedores e clientes contra a adoção dos padrões.”
Simples Bruno, preguiça de aprender, como o Pedro Rogério disse acima, e outro motivo, ainda mais preocupante: Falta de informação. Por exemplo: há alunos do curso de web design na faculdade que eu faço que nunca ouviram falar em w3c, não fazem idéia do que são standards e assim vai….
Muito triste isso.
Abraços!

Felipe Ranieri 10/04/2006 às 22:01

Bruno não, Diego, desculpe hehe

Fábio Caparica de Luna 10/04/2006 às 22:53

Hj mais cedo postei nas Sinistras sobre esta economia feita em termos de banda…

Acho meio simplista demais dizer que desenvolvedor não adota padrões por preguiça. Além de muita gente não saber sequer o que raios são WebStandards (Tableless, é um nome que não ajuda a diminuir esta desinformação… Passa uma idéia errada sobre o que está realmente por trás dos Padrões), muitos desenvolvedores trabalham em um ritmo tão acelerado que simplesmente não permite que eles mudem sua forma de trabalhar. Prazos curtos, orçamentos magérrimos…

Acho meio precipitado raciocinar deste jeito.

José Luiz Coe 10/04/2006 às 23:37

Tenho trabalhado com os padrões nos sites de clientes (exceto o meu – risos) e o que eles mais elogiam é a velocidade de carregamento do site, bem como nas mudanças de layout praticamente instantâneos com alguns plugins do firefox (”muda aquela cor, aumenta a fonte… já?”).

O último está em:
http://www.radioglobonatal.com.br

Henrique Sikorski 11/04/2006 às 09:23

Hummm padrões web é isso aí… acredito que veio para ficar… que seja uma especialização do meio.
Mas… alguém teria os dados da redução dos dois casos citados pelo companheiro Diego? Quanto diminuiu?
falow

Cesar Mariano 11/04/2006 às 11:43

Ultimamente tenho lido mto sobre Tableless, Padrões, Web Standards, etc…
Vcs ñ tem noção da vontade q eu enho de realmente “aprender” a trabalhar usando essa técina, mas ñ é preguiça ñ !!!
Como o Fábio citou, o normal é q os prazos sejam sempre limitados e q ñ haja tempo p/ se “pensar em outra maneira” de trabalhar !!!
Mas um dia eu consigo desenvolver minha 1ª página seguindo os Padrões !!! rsrs…

Sergio 11/04/2006 às 12:14

Não levem para o lado pessoal, mas vocês deveriam fazer um curso de “padrões da língua portuguesa” os erros são muitos.

Só alguns exemplos:

“Adotar os padrões trazem muitas vantagens para o site”

“A home com certeza era a página mais visitada, e se ela fosse convertida e seu tamanho diminuisse, eles teriam uma vantagem instantânea e já aliviaria os enormes valores de banda que eram consumidos.”

“que eles obteram quando adotaram os padrões”

“fazendo com que os arquivos ficassem menores e por sua vez possibilitando uma enorme economia de banda já que os usuários baixavam arquivos muito menores.”

Sem falar dos outros textos.
Se precisarem de ajuda, avisem.

Paul 11/04/2006 às 12:49

Concordo com o que Fábio Caparina escreveu. É tudo muito precipitado. Dizer que desenvolvedor tem preguiça de aprender é como falar que brasileiro é vagabundo. Generalizar é unânime, e é um ato burro.
O mesmo vocês aqui o fazem. Se não sabem explicar porque ainda existem desenvolvedores e clientes contra a adoção dos padrões, não digam o que VOCÊS sabem sobre isso… Há muitas pessoas com poucas visões. E vocês acabam se juntando a esse grupo.
Este site é entusiasta dos padrões web. Somente quando vocês adotarem uma postura mais profissional, e de argumento menos diabólico contra tudo o que não é “padrão web”, é que ganharão algum respeito de imposição. Até lá, meus amigos…

Daison 11/04/2006 às 13:12

Bah…o Paul tirou as palavras de minha boca!!

Sandro Alencar Fernandes 11/04/2006 às 15:28

Bom,
concordo com os comentários Paul e Fábio, e acho correto em dizer que “a atribulação de trabalhos, prazos e orçamentos magros” contribuem para a não adoção de padrões.
Entretanto, temos de convir que um profissional deve sempre reservar espaço para aperfeisoamento e melhorias. Assim, pelo tempo que os padrões estão por aí, pelo menos alguma coisa ja devíasse ter estudado. Porém concordo que a divulgação ainda não é adequada, que nossos cursos universitários não estão preparados e que o nome “Tableless” assusta, principalmente pela “postura diabólica” que alguns tomam a criticar a falta de não padrões. Vale lembrar que sempre temos muitas versões para uma mesma história. Bom qual é a versão de quem não usa padrões???

Breno C. 11/04/2006 às 18:19

Seria bom, se a grande maioria das empresas grandes, e que recebem muitas visitas diariamente fizessem o mesmo.

Mas, acredito que, os desenvolvedores que não adotam padrões no web são mais é acomodados com isso.

Antes que me julguem, eu digo isso por que já vi muita gente fazendo site de tal maneira e usando o mesmo argumento como resposta:

“Se com tabelas eu consigo o mesmo resultado, pra que fazer em tableless?”

Monthiel 11/04/2006 às 19:51

O IE não segue padrão nenhum, aff. O odeio

Alexandre 11/04/2006 às 23:33

São poucos os mega portais estupidamente acessados como o da ESPN, temos que encarar a realidade, quem visita o Tableless é o pequeno e médio desenvolvedor, o blogueiro e etc.. esses profissionais fazem sites nos quais o consumo de banda não é tão significativo quanto o de um mega-portal. Para um cliente de uma doceria, a mini-hospedagem de 100MB/1GB que ele contratou vai conseguir suportar um site com tabelas. Nenhum cliente do doceiro vai acessar o site do celular.. as vantagens nesse caso estão reduzidas à otimização para sistemas de busca, somente. ESSA é a real vantagem dos padrões, para pequenos sites..

Felipe Amaral 12/04/2006 às 15:29

Dei uma olhada no código fonte do site da ESPN, só existe div naquele código. Pode um site assim, estar no “Padrão da Web”? Semântica não conta, ainda mais na redução de código?

Alexandre 14/04/2006 às 01:37

Caro Fabio , não concordo com

“muitos desenvolvedores trabalham em um ritmo tão acelerado que simplesmente não permite que eles mudem sua forma de trabalhar. Prazos curtos, orçamentos magérrimos…”, isso significa ficar para traz, não se atualizar , agora, como é uma empresa , o q vai acontecer , vão mandar todo mundo embora e contratar os q sabem fazer em tableless…

Paul, “Este site é entusiasta dos padrões web.” eles são mesmo, e as vezes da vontade de vomitar, mas isso é bom para te deixar com a pulga atraz da orelha, no mercado que estamos ser diferente rende algum a mais no final do mes…

agora vc pode procurar saber por outras fontes, ai vc vai perceber que ja tem moleque na sua frente fazendo sitezinho em tableless…

tigo 14/04/2006 às 04:53

Desinformação, falta de interesse e comodismo podem ser alguns dos vários fatores que constroem o motivo da não adoção dos padrões web.

E diante de quaisquer problemas como prazo, chefes que não entendem o porquê de você fazer um site sem tabela e perder tempo aprendendo isso, acredito que temos uma certa responsabilidade em utilizar e compartilhar o conhecimento adquirido sobre padrões web para colaborar na aceitação dos mesmos tornando os “contras” em “prós”.

Samuel 24/04/2006 às 18:45

4 palavras: formulário não é lista.

André 20/09/2006 às 12:36

Antes de ler a matéria eu estava justamente discutindo com um colega de trabalho as vantagens de se adotar tableless. Ficavamos pensativos sobre o porque de tanto barulho.

Como Paul comentou, entusiasmo de mais e argumentos de menos.

Em meu trabalho a principal vantagem foi a geração de códigos mais limpos nos sistemas. Fica muito mais fácil dar manutenção. Como as telas de todos os sistemas seguem o mesmo padrão, crio sistemas novos abusando do “Copiar/Colar” com pouco trabalho de modificação no leiaute. A velocidade no carregamento também foi considerável.

.André

» A Arte do SEO / Tecnocracia : Estado Tecnológico 15/03/2007 às 23:37

[...] os padrões web (web standards). Torne seu conteúdo o mais semântico possível. Vai escrever um título? Use h1, [...]

Uma das vantagens dos Padrões « Vômito Blog - AJAX, Php, Delphi, J2ME, etc. 27/08/2007 às 21:55

[...] Uma das vantagens dos Padrões Uma das vantagens dos Padrões [...]