Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


Site em Ajax? Site em Flash? Pergunta ruim.

Recebi há poucos dias um email que me deixou intrigado. Um amigo descrevia um site que vai construir em breve e me perguntava: você acha que devo fazê-lo em Ajax? Essa é uma pergunta ruim. A boa pergunta seria: onde, nesse site, eu deveria usar Ajax? Enquanto os cabeças-pequenas ficam discutindo se devem fazer ou não [...]

14/09/2007 por Elcio Ferreira
34 Comentários

Recebi há poucos dias um email que me deixou intrigado. Um amigo descrevia um site que vai construir em breve e me perguntava: você acha que devo fazê-lo em Ajax? Essa é uma pergunta ruim. A boa pergunta seria: onde, nesse site, eu deveria usar Ajax?

Enquanto os cabeças-pequenas ficam discutindo se devem fazer ou não site em Flash, o Flickr faz um site HTML, com um excelente slideshow em Flash. Deixe-me perguntar: o YouTube é um “site em Flash”? O Google Video? E o Charges.com.br? Não? Uma vez que o uso de Flash era inevitável, porque não fizeram logo o site todo em Flash? Porque, amiguinhos, Flash é bom para umas coisas, HTML é bom para outras. Eis uma lição que precisamos aprender: não ao radicalismo, nem oito, nem oitenta.

HTML é a ferramenta ideal se você quer que as pessoas consigam usar o botão voltar, adicionar bookmarks, mandar o endereço para os amigos, selecionar e copiar texto, imprimir a página, encontrar seu conteúdo no Google e etc. Claro, dá para fazer quase tudo isso funcionar com Flash ou Ajax, mas com HTML você faz isso sem trabalho nenhum. Está pronto. Basta escrever bom HTML que o resto acontece sozinho. Além disso, HTML tem um custo de desenvolvimento muito reduzido em relação ao Flash. Custo de desenvolvimento, amigos, se mede em horas de trabalho. Gerar formulários, buscas, listagens e relatórios é muito mais fácil em HTML do que em Flash. Se você usa um desses frameworks modernosos então, nem se fala.

Por outro lado, Flash é bom para algumas outras coisas. Por exemplo, se você vai publicar vídeo numa página web, Flash é hoje a opção mais leve, simples e compatível. Ajax, por sua vez, é excelente para evitar refreshs e modifica o modelo de interação com a página. Então não precisamos escolher entre um “site em Flash” e um “site em Ajax” em detrimento de um “site comum, em HTML”.

Para ajudar meu amigo, vou publicar aqui algumas coisas que levo em consideração ao escolher onde usar Javascript e Ajax em um site. Entenda que isso não é uma verdade absoluta, há provavelmente muito mais coisas que você pode levar em consideração, em que eu talvez nunca tenha pensado. Hoje, eu penso no seguinte:

Logo, meu conselho é: não faça sites “em Ajax”, nem sites “em Flash”. Faça sites com os padrões web, e use Ajax ou Flash onde isso for realmente ajudar seus usuários.

34 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

34 Comentários

Inside 14/09/2007 às 17:07

100% apoiado =]

[]’s

VitorGGA 14/09/2007 às 18:05

Todo baum desenvolvedor deve saber disso
ENTAUM SE VC NAO SABE, LEIA CARAMBA huhuhu
Bom post!

Luan Almeida 14/09/2007 às 18:45

Totalmente apoiado, muito bom!

Newton Calegari 14/09/2007 às 19:51

Concordo plenamente! Usar o que é necessário, na hora necessária, que realmente sirva pra alguma coisa.

Joe Edman 14/09/2007 às 20:37

Alguém viu o site like-youtube da Abril? O fiztv.com parece ser completamente em Flash… ou não?

Diogo Souza 15/09/2007 às 00:06

Impecavél nas palavras, parabéns!

Erick Wilder 15/09/2007 às 01:02

Como você disse: deve-se avaliar o projeto antes de decidir a tecnologia. “Flash para tudo” só dá certo (na minha opnião) para sites promocionais, alvos de campanhas-relâmpago de agências de publicidade para algum produto que eles acham ser “ultra-super-duper-revolucionaria-interessante-incrivelmente-mente-…-de-se-comprar” (ufa!!). Resumo: sites que não têm relevância de conteúdo na web. Eles vêm e vão na mesma velocidade. Creio que quando o conteúdo é importante devemos sim utilizar o bom e velho HTML.
Infelizmente o que ouço de desenvolvedores em Flash / Flex é que eles não têm paciência de testar os pequenos contratempos de visualização e funcionalidade através dos diferentes browsers do mercado: “Ah! Ajax??!! Pra quê?? Demora pra fazer funcionar em todos browsers…tem que ficar testando toda hora…CSS então, nem se fala, eu odeio o Firefox, nada funciona nele”
Bem, acho que só cresço quando me deparo com um novo pau do IE (quase sempre é ele) ou quando preciso testar no Safari o JS e CSS.
Estamos aqui pra isso não é? Crescer, aprender e apreder!!

Thássius 15/09/2007 às 03:56

Bastante interessante. Em resumo, não é necessário se apegar a apenas uma tecnologia. Misturá-las é o ideal, até que chegue a um resultado que seja confortável de fazer para o desenvolvedor e “usável” pelo usuário.

Mark de Souza Costa 15/09/2007 às 13:59

É tão obviamente correta sua posição que nem tem como discordar.

Saudações,

Mark Costa

Henrique Pimentel 15/09/2007 às 15:30

Nossa, lembro de la por 99, quando o flash apareceu e tinha gente que jurava que os sites em htmls iam acabar.
Até que um dia esses sites todos em flash começaram a precisar de manutenção, como atualização de texto, fotos e etc. Entao essas pessoas que defendiam o uso 10)% do flash começaram a ter problemas por que atualizar flash é chatinho e trabalhoso, bem mais que em html.
Eu sempre defendi o uso hibrido de tudo, flash, html, ajax, dhtml e php. Cada coisa pra sua necessidade.
Viva os sites hibridos, que usam a tecnologia para facilitar o trabalho !

Cristian Trentin 15/09/2007 às 20:04

Creio que o ideal é planejar e focar no publico alvo, tudo depende do target do projeto, sites todos em Flash as vezes são necessários (Não que eu goste disso)…

Rodrigo Fante 16/09/2007 às 05:51

Perfeito, sem mais.

Carlos Eduardo 17/09/2007 às 00:36

O conteúdo do post é simples, mas algumas pessoas têm dificuldade em entendê-lo.

Na prática, sempre, devemos ter o bom senso. Realmente cada tecnologia possui sua função e deve ser utilizada no que se faz de melhor com ela, ou seja, utilizar cada coisa para o que realmente foi feita.

Creio que o site ideal seja esse, utilizando o que é necessário e viável para o sucesso do projeto, não se prendendo a idealismos, pois a razão de se utilizar algum meio para o desenvolvimento é a busca pelo resultado ideal, visando sempre a qualidade e agilidade para chegar a ele.

Rafael Dourado 17/09/2007 às 11:25

Não posso dizer que o blog está devagar que tenho o meu comentário apagado? Muito bonito.

Aguinelo Pedroso 17/09/2007 às 13:32

Criar essa harmonia nos sites é um tanto dificil mas é a saida mais indicada como você disse, muito bem colocadas as palavaras.

Abraço

Alex 17/09/2007 às 14:59

As vezes o cara quer demonstrar conhecimento e acaba se expressando mal… Eu costumo dizer que tenho aplicações em php no meu site e nao que meu site é em php…. mas pode ser que outros queriam se expressar de outra forma, sei lá…

André 17/09/2007 às 17:02

otimo artigo, estava ja querendo enviar um email para questionar isso, por exemplo, temos o netvibes q eh totalmente feitu em javascript e ajax…isso seria ruim?!
estou para fazer meu projeto d TCC, nele pretendo utilizar idéias como a do netvibes, trabalhando com javascript e ajax soh, sem nenhum refresh, isso seria um pouco d exagero? pois o sistema nao tem necessidade d ser encontrado no google nem nda, soimente a pagina q divulgara a ‘empresa’…
o q acha? se voce puder me da essas dicas ficarei grato pois ainda esotu perdido na ideia do desenvolvimento

obrigado!!!…

Bruno Lourenço 17/09/2007 às 17:14

E a TAM inaugura o novo site dela moderno, bem mais bonito do que o antigo, mass… todo em tabela.

Christian 18/09/2007 às 12:26

Post absolutamente muito bom. Nada a falar, além dos elogios :)

Deiverson Silveira 18/09/2007 às 19:14

Excelente artigo, amigo, só não concordei quando disse isso:
“…mas com HTML você faz isso sem trabalho nenhum…”

Os designer utilizam photoshop, fireworks e esses programas geram um HTML muito porco, dificil de dar qualquer tipo de manutenção, cheio de rowpans e spacer.gif

Talvez exista outra forma de gerar o HTML “bom”, inteligivel para qualquer manutenção/adaptação

Luckas Frigo 19/09/2007 às 19:56

Primeiro quero elogiar o artigo que está excelente…

Segundo, me dirigindo ao post do deiverson…
Também sou designer, também utilizo esses programas, mas não acho que um designer deva se limitar a utilização de softwares gráficos…
Conhecer outros meios e tecnologias que possibilitem um bom trabalho de design é fundamental…aliás, designer não devem se limitar ao uso do computador (embora isso não venha ao caso agora)…

Além disso, photoshop e fireworks não foram feitos para gerar html, foram feitos para editar imagens…
O que nos leva à mesma discussão do artigo: utilize cada coisa no seu lugar…

Jairo César 21/09/2007 às 19:01

“Além disso, photoshop e fireworks não foram feitos para gerar html, foram feitos para editar imagens…
O que nos leva à mesma discussão do artigo: utilize cada coisa no seu lugar…” – essa foi uma das piores besteiras que ouvi nesse post…

Vinícius Lugão 27/09/2007 às 17:36

Pessoal,

Concordo com esse post…

Tenho um site que utiliza duas versões: um simples HTML e outro com aplicação AJAX. A versão com aplicação AJAX carrega as páginas da versão em HTML e coloca-as dentro do “modelo” do AJAX.

Nesse modo, o “portal” teria uma escolha de duas versões e suas descrições. E teria uma página de menu separado com outras páginas de conteúdo, assim o AJAX seria como se fosse os frames, porém em única página.

Assim, aqueles usuários que não possuem acesso a versão AJAX devido a incompatibilidade, utilizam a versão acessível, o HTML.

Portanto, essa idéia faz que o site continue sendo acessível do mesmo jeito. Isso é correto, não?

E, falando do Flash, é verdade que o Flash é bom em algo, o Flash possui muita falta de acessibilidade, então devemos tomar uma boa decisão que se devemos usar Flash, Javascript ou HTML. Até agora, quase nunca utilizei o Flash!

Guilherme Bortoli 27/09/2007 às 17:39

Odeio extremismos…
Concordo plenamente em relação ao uso certo das tecnologias.
Recentemente fiz um site que usa HTML e Flash, aproveitando o melhor de cada um. Gostei muito do resultado. Se quiser dar uma conferida: http://www.natalluzdegramado.com.br/
Abraços!

Lancelotti 08/10/2007 às 16:20

Estou fazendo o site de uma casa noturna.
Nele tem um player em flash que fica tocando as músicas do deejays. Normalmente as pessoas colocam isso num frame para ele não ficar dando reload e reiniciando a música.
Resolvi com ajax, mas perdi o botão voltar e etc.
Resolvi usando o GWT (Google Web Toolkit).
Gostei muito desse framework. Javascript sem javascript =)
Você faz tudo em java (aproveita os recuros de ferramentas como o eclipse) e o GWT gera todo o javascript cross-browser.
Alguém tem alguma idéia melhor?
Abraços.

Guilherme Mattos 23/10/2007 às 15:59

Precisa-se de um programador em Flash para a AlmapBBDO [Agência de Publicidade em …… Caso você seja um webdesigner envie seu currículo e portifólio para …

Eu também uso flash e não me considero um programador por causa disso

Depois dessa só me resta ver lagoa azul na sessão da tarde…

Rafaela Saldanha 19/11/2007 às 19:54

Parabéns!!!Adorei as informações, a criação e desenvolvimento desse site!!!
http://www.nextcriacaodesitesesistemas.com

Rubia 21/11/2007 às 11:21

Olá amigos, venho agir em defesa do Flash.

Estou trabalhando em alguns sites em tableless, é incrível como o desenvolvimento em flash é mais rápido e mais preciso. Além de se poder integrar qq dado muito mais facilmente.

Fiz um site em html e php que quase fiquei louca com tantos problemas de acentuação. No flash isso nunca teria ocorrido.

Claro, sites muito longos em conteúdo, que precisam ser indexados pelo Google não tem jeito, precisa ser em HTML.

Algumas classes em javascript têm eliminado totalmente o problema de não se poder gravar o endereço do flash. Agora se pode gravar um único SWF como se fosse uma página html normal, habilitar o history e tudo mais, salvar com endereço marcado, como se fosse uma âncora… usar Google Analytics…

Isso de o texto deixar de ser selecionável tb é intriga da oposição, não vou nem comentar isso.

Agora os defensores do html não têm mais essa alternativa pra reclamar do flash. E não podem tb negar q desenvolvimento em flash é milhões de vezes mais empolgante q qualquer javascript ultra-animado e moderno…

Andres 04/01/2008 às 19:17

Tem toda razão. Se tivesse lido um pouquinho sobre usabilidade, o rapaz não teria feito esta pergunta.

  Construir meu site todo em Flash ou Ajax? by 4DesignBlog 10/03/2008 às 18:08

[...] Este artigo do site Tableless é muito bom para abrir a cabeça dos desenvolvedores. Atualmente ainda podemos presenciar muitos desenvolvedores que constroem seus projetos todo em AJAX ou em FLASH. Espero que após ler este artigo você possa utilizar o que cada tecnologia oferece de melhor. [...]

Sethoso 11/11/2008 às 11:54

Única coisa que valeu deste post é a parte em que fala: “Faça sites com os padrões web…”
Independente se é Ajax ou Flash, faça o certo e utilize a tecnologia pra qual função ela foi destinada. Boa prática de programação.
As técnicas do Ajax se mostraram muito eficientes na manipulação das requisições
assíncronas e na padronização do formato de intercâmbio de dados..

Nas citações:
“…você vai economizar quanto em banda com esse Ajax?”
“..isso dificilmente representaria alguma economia em banda.”

Bom estude mais e faça testes.
O propósito do Ajax é trabalhar com verdadeiras aplicações Web, onde se encontra um grande fluxo de operações.

wanderli 09/01/2009 às 20:44

exelente!!!!!!!!!!!

eu nao responderia melhor

Sergio Almeida 03/03/2009 às 22:05

Cada macaco no seu galho. O site 100% em Flash deve ser apenas aplicado para aqueles jobs que precisam de alto impacto visual + interface interativa, como num hotsite, por exemplo. Normalmente, me chama mais atenção um site XHTML+CSS com recursos interativos feitos com jQuery (MooTools, scriptaculous, etc) do que um site totalmente Flash.

E outra: hoje em dia, o site para ser totalmente em Flash tem que ser O SITE EM FLASH PUT*QUEOPARIU! A bolinha pulando ninguém aguenta mais desde 99. Agora tem a bolinha 3D… até meu irmão de 6 anos sabe fazer.