Tableless - Padrões Web com Pastel e Caldo de Cana

por Elcio Ferreira Fevereiro 8th, 2006

Opera 9 preview 2

Acabo de testar o Opera 9 preview 2. Instalei a versão para Debian, static-qt, aqui no Kubuntu.

Opera 9 Preview 2

É uma versão de preview técnico, ou seja, é um beta com ainda muitos bugs. Apesar disso, o navegador promete. Tão rápido e tão leve quanto o Opera sempre foi, quase passa no Acid2.

As novidades da versão são o suporte nativo a BitTorrent e uma tecnologia de widgets para Desktop. O BitTorrent aqui funcionou com perfeição. Já os widgets estão em estágio bem inicial de desenvolvimento. Aqui no KDE a transparência não funcionou muito bem com o papel de parede. Os widgets apareceram “sempre no topo”, e não o contrário. Mudei à mão e funcionaram. Cada widget se tornou também uma tarefa na barra de tarefas.

Apesar disso, a tecnologia promete. Vide o sucesso de programas como o Dashboard, o Konfabulator (agora Yahoo! Widgets) e o Superkaramba. Uma maneira de construir Widgets que funcione pelo menos em Windows e Linux, usando tecnologias populares como HTML, CSS e Javascript, é algo em que eu apostaria.

Opera 9 Feeds and Fit to Window Screen

Outros detalhes interessantes são: o menu de feeds, que facilita um pouquinho, mas não muito, a vida de quem não consegue se acostumar com o Opera como leitor de feeds. Apesar disso, ter todos os feeds num único menus, sem categorias, ainda está muito longe do Bloglines. E algo que eu não sei se o Opera já tinha antes: CTRL+F11 ajusta o site atual à largura da janela. Com isso e já tradicional zoom do Opera consegui ter uma excelente experiência navegando na TV aqui de casa. Minha TV é de 14″, a resolução que a GeForce manda para ela é de 640×480 (e ela come pixels em cima disso) e navegar com outro navegador é muito desconfortável.

Para um preview, o Opera 9 vem prometendo. Está bastante estável e muito mais inovador e útil que o, bem, vocês sabem, 7.0.

Pode ser interessante ler:

14 Comentários

Endymion

Como poder ver no acid test parece que apresenta apenas um erro, mas se você der um scroll para cima, vera que a outro bug.

O Opera 9 Technology Preview 1 também estava igual no Acid Test 2 e nada foi mudado.

Marcus Pessoa

Como assim suporte ao BitTorrent? Explique isso melhor, please.

Marcus Pessoa

Ops, coloquei o endereço antigo do meu blog no comment acima.

Elcio

Marcus,

Quando você clica no link para um arquivo .torrent o cliente de BitTorrent integrado do Opera inicia o download do torrent automaticamente.

felipe tonello

poxa… o opera9 parece q vai vir com tudo hein.. muito bom esse cliente de bittorrent também..

eu acho que a m$ deveria fazer o mesmo com seu browser.. pois o minimo que ela tinha que fazer era algo parecido com o opera ou com o firefox.. o ideal seria algo melhor né.. esse é o problema da m$.. ela não inova em nada.. ela apenas copia e melhora..

Marcos Vinícios

Pra que serve esse treco de Widget??? alguém pode me explicar?

Marcos Vinícios

Eu de novo… fala ae galera!!! Vcs tão conseguindo acessar o Orkut ou GMail no Opera9??? No antigo Opera8 eu conseguia… agora no Opera não to conseguindo!!!

Rafael

Marcos,

Respondendo a sua pergunta: Aqui estou acessando normalmente o Orkut e o Gmail, porem o Orkut esta com instabilidade no servidor.

Diego Eis

Poxa… fiz uns testes aqui, e está muito, muito bom!
O esquema de widgets é sensacional, quando começar a ter mais widgets úteis, com certeza vai ser utilíssimo.
Acho que vou mudar de browser padrão por uns tempos.

Jonathas Scott

Élcio, ao ler este post, minha mente turbilhou de questões.. e as compartilhei nete link: http://www.echoes4ever.com/blog

Ps. só não repare que o layout ainda está em andamento…

Abs
Jonathas Scott

Opera

Opera é o melhor.

Firefox? Pior que o IE.

Mitos do Firefox:

http://mywebpages.comcast.net/SupportCD/FirefoxMyths.html

Precisa dizer mais?

guilherme

” E algo que eu não sei se o Opera já tinha antes: CTRL+F11 ajusta o site atual à largura da janela.”

Já existia no opera sim Elcio. Desde o Opera 8.0 se não me engano. E é muito util quando algum site/imagem ultrapassa a largura horizontal. Em muitos foruns acontece de aparecer a barra horizontal, e ai que o ctrl+f11 ajuda muito.

[]´s

Luiz Henrique

Cara eu amo o Opera, leve, pratico e cheio de recursos…maravilhoso, recentemente eu comecei a usar o firefox…eh bom, melhor que M$, porém encontrei algumas bugs, agora o Opera tá cada vez melhor! Vc já digitaram na barra de endereço opera:config ????

DiReis » Blog Archive » Novo Opera 9 - beta

[…] Navegando pela internet achei o novo opera 9 que poder ser visto aqui. Pelo visto agora esta cada vez mais perto de conseguir passar no teste acid2. Bom eu encontrei o opera não foi bem vagando pela internet né afinal ela é grande demais, precisamente eu encontri sobre neste site: Tableless Espero daqui pra frente poder escrever mais sobre assuntos variados mais bom ja é um começo pra quem gosta de internet esta ligado nessa onda de web standards ja é uma boa pedida ver que os browsers estão cada vez mais buscando se aprimorar nessa questão. […]

Voltar para o topo

Histórico