Muita gente conhece a história do Tableless. Eu iniciei o Tableless quando estava aprendendo e me aprofundando nos Padrões Web. Meus estudos consistiam em dois momentos: ler e aplicar. Eu lia muito material de fora – quase não haviam fontes sobre Padrões Web aqui no Brasil – e depois tentava colocar na prática tudo aquilo que eu havia estudado.
No começo isso tudo foi muito fácil. Mas chegou uma hora que eu precisava fazer um layout inteiro. Eu não podia aplicar meus estudos nos layouts de clientes e também não tinha tempo para desenhar um layout modelo.
Por isso tive uma idéia: a maioria dos grandes sites ainda não eram desenvolvidos com Padrões. Tinham códigos horríveis e mal tratados. Pensei então em pegar estes grandes sites e reescrevê-los utilizando XHTML e CSS. Despreocupadamente eu fazia uma versão da home do site utilizando XHTML e CSS. Tentando aplicar os principios de semântica, tentando diminuir cada vez mais o código e deixando apenas o necessário. Quando percebi já tinha “convertido” sites da Microsoft, IBM, Apple, HP, Nokia, Samsung, etc… E o resto da história vocês já sabem.
Essa minha iniciativa me gerou um conhecimento terrível sobre o assunto. Eu sabia muito bem o que funcionava e o que deixava de funcionar em diversos tipos de layouts. Eu descobri que TUDO é possível com CSS, em uma época que todo mundo falava que ele era limitado.
A maior parte dos problemas que eu enfrentei de compatibilidades de browsers em layouts em projetos de clientes, eu já tinha solucionado nos layouts que implementei nos estudos. E isso foi ótimo. Eu me valorizei como profissional, e depois até me chamavam de especialista… Veja só que honra. Tudo isso, porque eu não fiquei de nhê nhê nhê como alguns por aí.
Como programar, implementar XHTML/CSS também é de graça! Não tem desculpa.
Não há nada que te impeça de sentar o bundão na cadeira e escrever código. Nada.
Mas aí você pode dar a desculpa de: “- Naquele tempo nenhum site era escrito nos padrões, hoje todos são Tableless!” E eu digo: “- E daí?”.
Será que são escritos de forma semântica? Será que não tem muito código? Não há solução melhor?
A minha revolta aqui é contra aqueles profissionais que não fazem questão de aprender mais. Que simplesmente fazem apenas o que mandam e não tem o desejo de mudar o mundo em nenhum sentido.
51 Comentários
51 Comentários
Marco 08/12/2008 às 07:44
bacana o artigo mas mto dramatico
aprende quem quer
o mercado é igual a vida, é seletivo, como diria darwin, a “Seleção Natural”.
Só os mais fortes sobrevivem!
Estamos ai !!
Gustavo Ribeiro 08/12/2008 às 08:05
Estamos juntos nessa mesma revolta.
gustavo 08/12/2008 às 08:37
sai do meu ultimo emprego por causa disso!
meu chefe não deixava eu aplicar os padrões…
ele achava que era perda de tempo!
coitado dele!
Kadu 08/12/2008 às 08:41
Tenho que confessar que não tinha mta simpatia por vc…mas depois desse texto, vi que vc não é apenas um cara que quer aparecer mas sim que tem um objetivo.
Confesso que aprendi Tableless pq desejo ser um bom designer, pode não ter lógica aparentemente, mas acho que o bom designer tem que saber o que da e não dá pra ser feito!
Estava meio desanimado com o Tableless, achando que já tinha aprendido o máximo, mas agora vou buscar a melhor forma de escrever o código e com isso aprender mais!
Muito obrigado por esse texto!
luiz gustavo aleagi nunes 08/12/2008 às 08:48
É, SEMPRE há o que melhorar, SEMPRE.
Se não houver o que melhorar, procure que você encontrará.
Mas às vezes, no meio do dia-a-dia fica difícil de arrumar tempo e acabamos nos encostando um pouco mesmo, mas dizer que não há mais o que aprender ou melhorar é burrice aplicada!
Abraços!
@:)
.
Willian Fernandes 08/12/2008 às 08:51
Pois é,
tem gente que não se interessa em aprender mais. Alguns até acham que já sabem tudo, coisa impossível de se dizer nos dias de hoje.
O que dizer à essas pessoas?
Eu diria Obrigado! O mercado de trabalho uma hora ou outra verá quem faz a diferença…
PotHix 08/12/2008 às 09:30
Æ!!
A campanha programar é grátis está indo longe! =)
Preciso fazer um post sobre isso tambem, pois sou totalmente a favor!
Ótimo post, investir em si mesmo é grátis
Há braços
Thomaz Cia 08/12/2008 às 09:56
Estava nessa, hoje como freelance apenas, eu desenvolvo os sites no padrão além de deixar semântico. Vemos muitos profissionais que não querem evoluir ocmo você disse, mas cada um é cada um.
abraços
Marco Gomes 08/12/2008 às 10:01
Olha a campanha dando frutos
Belo post, realmente precisamos limar os preguiçosos do mercado e mostrar que só os mais ágeis sobrevivem
O link pro meu site está errado
Falou!
Carlos Eduardo 08/12/2008 às 10:09
Entendo sua revolta e sinto o mesmo.
Tenho meu emprego graças a esse aprendizado e dedicação, e vejo que falta muita gente no mercado… Os bons já estão contratados!
Sempre que precisamos de alguém para preencher uma vaga aqui na agência, é complicado encontrar alguém que já saiba fazer sites dentro dos Web Standards.
Thiago Retondar 08/12/2008 às 11:21
Disse tudo, Diego.
Nesse exato momento estou aprendendo CSS. Tem ótimos matérias aqui. Parabéns pelo site.
Abração.
P.S.: Meu primeiro comentário de muitos.
Diego 08/12/2008 às 11:36
Ok. Mas concordo sobre o drama de ambos artigos. Cada um sabe de si, e aqueles que têm interesse conquistam a recompensa.
JP 08/12/2008 às 12:08
Eu quero que os “padrões” se exploda! Eu quero é DINHEIRO NO BOLSO no final do mês e não “mudar o mundo”. Portanto, não é uma questão de “não querer mudar” mas sim de NÃO TER TEMPO PARA MUDAR, porque, se eu for parar para aprender eu não tenho dinheiro no bolso e não vai ser você nem ninguém que irá pagar o colégio das minhas filhas e nem comprar o remédio para a minha mãe doente no final do mês. Portanto, digo e repito: o que importa é DINHEIRO NO BOLSO. Se você obtém isso da forma que VOCÊ considera correta, ótima. Eu consigo fazendo o código sujo e descabelado mas consigo. Ponto.
Ian Liu 08/12/2008 às 14:33
O que muita gente esquece ao implementar XHTML é colocar a Header correta. XHTML não é text/html, é application/xhtml+xml
Lucas Teixeira 08/12/2008 às 16:09
Perfeito. Totalmente de acordo.
Parabéns pelo texto.
Manuel 09/12/2008 às 00:29
Não é uma crítica, só para colaborar http://www.priberam.pt/dlpo/conjugar_resultados.aspx
Presente do Conjuntivo
Edilson de Souza 09/12/2008 às 01:30
Todos nós que gostamos de desenvolvimento de verdade temos uma facilidade natural em aprender, pois fazemos isso muito mais por paixão do que por necessidade profissional. Aqueles acham que CSS se resume a ’seletor-propriedade-valor’, que não precisam programar e que “essa coisa toda de Padrões Web, acessibilidade, semântica etc” é besiteira, certamente não ficaram no mercado por muito tempo.
Sou apaixonado por minha profissão, tanto que, às vezes, sou até chato com alguns colegas, pois só sei falar em microformats, semântica, padrões, linguagens (de programação ou não), enquanto me dizem coisas do tipo “legal”, “interessante”, “depois vou ver isso aí”.
Valeu pelo post! Espero que muitos desses que “sabem tudo” leiam e reflitam sobre suas “missões” aqui na terra (nossa! de onde eu tirei isso)
José 09/12/2008 às 15:24
Muito bom o texto!
É bem isso que eu penso a respeito desses preguiçosos de hoje!
Código não é coisa só pra “expert”! Todos deveriam aprender
Kaleb Martins 10/12/2008 às 19:35
A vida da gente é realmente interessante..
Eu comecei a fazer HTML com 10 anos de idade.
Foi por acaso. Em casa só tinha um 386 que era da minha mãe. Ali foi minha base.. onde tudo tinha começado.. foi no Bloco de notas.. pq graças a DEUS o pc nao suportava o DW.
Eu consegui a apostila na internet.. na época eu já fuçava o GOOGLE.. depois apareceu o CorelDraw na minha vida.. dali em diante fui aperfeiçoando.. e Hoje sou webDesign.. tenho uma agencia de Desenvolvimento com 3 funcionários.. que não considero como tal até pq somos todos amigos..
Mas já ralei muito de madrugada.. ate hj faço isso.. a vida é feita de sacrifícios.. e sem sacrifícios não temos vitória..
É isso ai DIEGO… Parabéns pelos esforços.. tudo na nossa vida fale a pena..
Continue assim.. ate pq vc serve de base para muita gente..
Ronaldo Klais 11/12/2008 às 00:23
Hum… um 386… e você navegando com ele… e acessando o GOOGLE? Humm.. Tudo me parece confuso…
Kaleb Martins 11/12/2008 às 08:52
Sim. 386..ele rodava o Win95..ele tinha 16 de ram um HD de 4gb e nao sei qual era a velocidade da placa de video…mas ele rodava muito bem o Bloco de notas(rsrsrs) e o corel eu rodava ele num curso que fiz quando tinha 13 anos.. ou seja bem depois..
Abraços
Thiago Breda 11/12/2008 às 10:48
Bom… primeiramente muito bom o ponto de vista, só não sei se foi tão bom expor desta maneira.
JP sua idéia é valida para determinados projetos, ou melhor, dinheiro no bolso é oq conta sim, mas o principio do post são padrões… Sites pequenos institucionais de pouca visitação, não irá importar tanto se esta dentro de padrões ou não, e muitas vezes você só consegue vende-los pq usa tecnologia inferior e gera um menor custo… Agora pense numa loja virtual onde existem mais de 10.000 usuarios e um numero de visitas gigantesco durante o dia… Um sistema por trás que controla toda parte de produção e financeira, assim como usuários entre outros… Ai sua opinião não vale, pois o site ficará lento, dificil navegação entre outros, desta forma não irá vender, os clientes irão para outras empresas que ofereçam um melhor serviço, ou seja, ai não se ganha dinheiro…
Existem vários pontos de vista, o meu é muito próximo do Diego, e de alguns comentários… Mas uma dica para vc Diego, seja mais político, você é uma pessoa conhecida na internet, possue empresa entre outros, um pouco de política sempre é bom, todos sabemos sua opinião…hehe. Abraço a todos
Aaron 12/12/2008 às 13:19
ô Diego. Te acompanho desde sempre. XD E tu sempre erra no etc. etc quer dizer entre tantas coisas. entao nao vai vírgula antes de etc. blz? Promete que não erra mais? Eu não quero ser chato. É que tem gente que acha certo escrever assim pq vive lendo blogs por aí. Curti o artigo. Faça mais videos com o camtasia mew. Faz um de CSS3. Vlw. flw. abraços e sucesso. ;D
Jorge Epuñan 12/12/2008 às 18:06
Eh bom ler palavras que me sao tao gratas; tenho o mesmo problema aqui no Chile e por minha parte tento evangelizar a importancia dos web standards e web semantics a traves do meu site e ensinando na universidade.
Abraços, continue assim e nao desista de continuar fazendo bem seu trabalho.
Eduardo 12/12/2008 às 19:46
Vou largar o meu emprego por causa disso. Só de lembrar: “eu faço isso com tabela mais rápido que você”, eu já fico desanimado.
Vou fazer Física, isso mesmo, FÍSICA. Contas, cálculos e pesquisas. Vou subir um degrau em busca do conhecimento.
Aos que se preocupam com dinheiro, lembrem que quando vcs tinham os seus 10 anos de idade, vcs brincavam de bolinha de gude na rua e se sentiam felizes. Dinheiro é besteira.
Aprendam para se divertir e não para sobreviver.
Lucas Fernando Vasconcelos de Arruda Amorim 15/12/2008 às 09:54
Eu não acho válido o pessoal não refazer o layout das páginas para XHTML/CSS. Engraçado é que as pessoas não conseguem enxergar benefícios neste tipo de atitude.
Sites em XHTML/CSS, que seguem bem os padrões do WebStandarts são melhores compreendidos por search engines, máquinas, são mais usuais e ao ponto para o usuário final.
O maior empecilho sem dúvida não é o Internet Explorer, mas a cabeça das pessoas. A Microsoft insiste em dizer que nós não precisamos de round-borders (exemplo), querem que façamos gambiarras homéricas, gerando tráfegos inimagináveis só de hacks. É uma vergonha a Microsoft e outras grandes empresas não atualizarem seus sites. Semântica é algo fundamental, você conhece o critério dessa empresa sempre ao visitar a página inicial. Se é porca, certamente a empresa é porca com seu TI.
Helinton Dias 15/12/2008 às 12:17
Aplicar o conhecimento e tornar o simples ainda mais simples é essencial no trabalho do desenvolvedor web! O bom profissional esta sempre buscado o melhor. Creio que ainda existe um longo caminho pra que os padrões sejam algo que é no minimo obrigatório aqui no Brasil.
Maicon 16/12/2008 às 22:34
Cara já vim aqui outras vezes, e confesso que já comecei a me dedicar por diversas vezes, e sempre acabo por “morrer na praia”. No momento estou com planos e, de certa forma, decidido em “mudar de vida”. Por isso pretendo ler muito mais seu site, fora o site do nosso conhecdio “Maujor”. Se existe pessoas que me trazem alegria de ler sobre web são vocês dois. Meu sonho particular é chegar ao nível de conhecimento de vocês.
Agradeço por toda informação disponível e um excelente trabalho!
Abraços…
José 16/12/2008 às 23:28
Você utiliza vário CSS Hacks no seu site e vem nos falar de Web Standards. Que irônico, não?
Mark de Souza Costa 17/12/2008 às 23:59
Gostei da parte que você falou “…em uma época que todo mundo falava que ele era limitado.”.
Lembro bem dessa época. Uns falavam até que o CSS limitava a capacidade criativa dos designers. Eu apenas falava com uns colegas: “desenha ai que eu me preocupo com o HTML e com o CSS”. Dava tudo certo no final das contas rs.
Gabriel 21/12/2008 às 22:17
Boa dica para os pretendentes à área.
obs.:é impeça e não impessa
Matheus de Oliveira 23/12/2008 às 16:22
Cara, parabéns…
Eu mesmo já fiz isso que você está dizendo, mas diferente de você eu costumava tirar um screen do site e refazer tudo do zero, sem aproveitar nenhuma linha de código existente.
Resultado, hoje eu faço isso para uma empresa, isso mesmo, os caras mandam o design e eu recorto e crio o xHTML+CSS, e faço isso sem nenhuma dificuldade e apenas poucas vezes me deparo com problemas de incompatibilidade entre browsers, e quando aparecem a solução não demora pra aparecer na minha cuca…
Parabéns pelo artigo e pelo site…
abços
Diogo 23/12/2008 às 17:37
Isso é para aqueles que querem tudo na mão!
Grande DESABAFO!
Abraços Diego!
Implante Dentario 24/12/2008 às 01:24
Alguns até acham que já sabem tudo, será que sabe mesmo ?
Parabéns pelo post
Ana
ATM 25/12/2008 às 22:54
Belo post, com dedicação e empenho os melhores vão continuar nesse mercado cada vez mais competitivo.
Michelle
Marcio Santos 27/12/2008 às 14:38
Ótimo Post.
Realmente é desta maneira mesmo que acontece na WEB.
Pra falar a verdade, no próprio dia-a-dia é assim.
Costumo usar entre amigos a frase: “não tenha preguiça de pensar”.
A preguiça de pensar, de criar, de tentar evoluir é sempre o que limita o ser humano a estancar num ponto e não sair dele.
Abraços
Rangel 01/01/2009 às 13:22
Bom, priemeiro gostaria de dizer q vc ou vcs do tableless.com.br, já passaram uma grande gama de conhecimento a todos, e dizer q em 2009, esperamos mais, mas não só da tableless.com.br, mas tbm de nós mesmos, e agilizar todo esse processo no Brasil…abraços.
Tratamento ATM 01/01/2009 às 19:42
parabens pelo post, deixa os lesmas acharem que não vale a pena mesmo, o mercado com tempo vai ser mais seletivo
Marcos
Imoveis zona leste 05/01/2009 às 12:37
Parabéns pelo texto
Marina
Danielle Sales 13/01/2009 às 07:36
Maravilhoso artigo!!!!
Deu um super empurrão na minha vontade, já existente porém era pequena, de mergulhar no mundo do desenvolvimento Web.
Sinto que, agora, tenho forças para juntar um material legal e estudar sozinha, sem me preocupar em fazer um “puta” curso de Web, pelo menos de início, já que a grana tá curta. rsrs
Danielle
XHTML, ou eXtensible Hypertext Markup Language « ALIEVI - Dicas e downloads 07/02/2009 às 00:55
[...] Wikipédia – XHTML Maujor XHTML, Pensando no Futuro Implementar XHTML/CSS é grátis [...]
Wilson Carlos 08/02/2009 às 12:44
Concordo plenamente. Conheço alguns caras que acham isso perca de tempo, preferem fazer tudo como ja vinham fazendo e não se interessam em aprender achando que já sabem o suficiente para qualquer serviço.
Eu costumo fazer tudo pensando na possibilidade de voltar e melhorar alguma coisa, estou aprendendo os padrões e tableless, isso tem me garantido estar à frente dos concorrentes.
Parabéns pelo artigo.
Diego Felix 18/02/2009 às 10:17
Engraçado…
Quando algumas pessoas me desanimam quando eu tento implementar a semântica em nossos sistemas eu leio esse post.
De alguma forma me motiva…
Obrigado.
Alexandre 18/02/2009 às 11:16
Parabéns pelo Post, não desenvolvo ainda dentro destes padrões mas estou estudando muito mais a respeito, temos que pensar que temos que adquirir tais conhecimentos para nosso próprio benefício e sobrevivência em um mercado tão concorrido, tempos que pensar em nossos clientes, em sempre poder-mos fazer o melhor para eles, que o dinheiro é uma conseqüência do seu trabalho, e o conhecimento adquirido é a evolução do homem.
Valew!
Kleberson Leite 25/02/2009 às 01:15
Desenvolver em Tableless para mim sempre foi um desafio… clientes e chefes não estão nem aí pros padrões.. querem o “site” e pronto.
Legal que todos nós estamos nos preocupando a cada dia nos adptar e desenvolver nos padrões, fico feliz.. este site me auxiliou muito no processo de aprendeizado e sempre que posso estou aqui lendo os artigos e aprendendo mais e mais cm vocês..
Obrigado por me ensinarem a desenvolver de forma correta!!
Joel 02/03/2009 às 02:01
Não concordo com a frase de Darwin: “Os mais fortes sobrevivem”. Em se tratando de tecnologia, os mais competentes sobrevivem. E nem sempre o mais competente nao é o mais forte.
Joel
Pedro 05/03/2009 às 17:16
acho ridiculo esse negocio de competicao entre nao usar e usar tableless, usa quem quer e quem nao quer, hj em dia um site bem feito com tabelas carrega tao rapido quanto um tableless, problemas com banda? hj provedores e operadoras de conexao ja possuem planos sem limite de banda.. lento? troque de maquina ué..
Zk 06/03/2009 às 18:01
Ótimo post, em minha humilde opnião expresso muito bem alguns paradigmas que um webdesign de responsa acaba passando.
Agora tem um comentário sobre hacks que me indigno. Parece que o cidadão não entendeu nada do que se tratava o texto, ou melhor, não conseguindo absorver a idéia, ele simplesmente quis fazer um comentário infeliz sobre os hacks que você usou no seu “site”. ahhhhhhh me poupe.
João Pedro 15/03/2009 às 15:40
Muito bom! Vou aprender CSS e XHTML!
Leandro 19/03/2009 às 02:04
Oi Diego,
Seu blog é muito bom, tem muita referência aqui. Eu concordo com você no que disse, e sei que no fundo o que você está tentando fazer é um “evangelismo” de webstandards. Isso é bom.
Estamos no mesmo caminho, torcendo por uma maior profissionalização e crescimento da qualidade no desenvolvimento web no Brasil!
Abraços.
Leandro @leoguime
Café e Paciência» Blog Archive » Implementar XHTML/CSS é grátis. 08/06/2009 às 09:37
[...] Você pode ser diferente, mas isso só depende de você. [...]