Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


Fiat Uno e Peugeot 206

Não preciso dizer que os dois carros são totalmente diferentes. Mas, qual dos dois você teria? Me diga… Se você pudesse escolher, você ficaria com qual dos dois? Acredito que 206 será a resposta mais dita para essa pergunta. Queria então fazer outra pergunta: Porque você escolheria o 206? O Uno também não vai te levar [...]

07/09/2007 por Diego Eis
41 Comentários

Não preciso dizer que os dois carros são totalmente diferentes. Mas, qual dos dois você teria? Me diga… Se você pudesse escolher, você ficaria com qual dos dois?
Acredito que 206 será a resposta mais dita para essa pergunta.

Queria então fazer outra pergunta: Porque você escolheria o 206? O Uno também não vai te levar para lá e para cá como o 206? O que te faz querer um 206 e não um Uno?
Para mim, a culpa é dos detalhes.

Em algumas versões do 206, ao abrir a porta, olhando para baixo, você verá uma soleira de alumínio trabalhado, escrito PEUGEOT, muito bem acabada. Como se dissesse: Prepare-se, você não está entrando em um carro qualquer.
No Uno…

Quando você já está dentro do 206, o painel tem uma série de pequenos compartimentos onde você consegue guardar miudezas como moedas, chaves e etc. Sem contar o material e o desenho do painel.

O detalhe em metal na ponta do câmbio dá um charme diferente para o 206. No Uno não há uma pontinha de metal… mas uma espécie de “sanfona” de borracha envolve o braço do câmbio. Muitas vezes essa “sanfona” rasga na base de plástico do câmbio.

A distância de um detalhe separa sua preferência pelo 206 e seu desprezo pelo Uno. Apenas um detalhe.
E em seus projetos? Já ouviu falar de um ditado que diz assim: O Diabo está nos destalhes?

O mesmo pensamento se aplica sobre PCs comuns e os fabricados pela Apple. A riqueza de detalhes da Apple faz a pessoa se sentir importante.
Outro exemplo: você entra em dois restaurantes: em um deles há 150 mesas. No outro há 15 mesas. Em qual dos dois restaurantes você se sentirá melhor atendido?

Entregar projetos ricos em detalhes faz valer a pena, acredite. Ter aquelae detalhe, mesmo sendo algo que se não existisse, não prejudicaria o funcionamento do todo, faz uma grande diferença. Não importa se o detalhe é visível (layout, texto, etc) ou invisível (código, banco, etc), ele sempre fará a diferença entre você e qualquer outra pessoa.

Pense bem: Os dois carros podem te levar para os mesmos lugares. Os dois restaurantes servem frango à milanesa. Mas em quais das opções você vai se sentir como se tudo fora feito especialmente para você?

41 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

41 Comentários

Canha 07/09/2007 às 08:55

Excelente artigo.
Sou estudante de design gráfico e constantemente nos é lembrado exatamente isto: prestar atenção nos detalhes. Temos inclusive disciplinas cujo único objetivo é fazer a gente olhar o mundo com olhos diferentes. Perceber as pequenas – e muitas vezes fúteis – coisas. Pois são essas coisas que realmente fazem a diferença.
Todo mundo quer ser o centro das atenções. Cabe a nós fazê-los sentir que são.
Abraços.

Erick Wilder 07/09/2007 às 14:00

Cara, eu sei que você tem razão em dizer tudo isso. Concordo plenamente com a idéia e tento ao máximo fazer valer isso. Acotece que infelizmente as “empresas de web” em sua grande maioria não preza pelos detalhes. Não foi uma, nem duas as vezes que eu fiquei nervoso por fazer uma coisa que eu sabia que poderia ser melhor mas não “consegui” porque o gerente de projetos ou qualquer outro manda-chuvas diz que “tem prazo pra cumprir e não tem tempo pra perfumaria”.
Não sei dizer se eu é que sou muito azarado de pegar sempre projetos “ultra-urgentes” que não podem esperar por “perfumaria” (leia-se usabilidade, acessibilidade, javascript não obstrusivo e outras coisas “não importantes”) ou isso é uma realidade das agências e outras empresas que desenvolvem para web. O lance é que a cada dia que passa tenho mais convicção de que é uma realidade, mas espero estar errado…

Por mais que o desenvolvedor / designer tenham ótimas intenções e idéais para tornar o menor dos projetos mais atrativo ao usuário e para o cliente, as empresas acabam elimando esse tipo de atitude.
Dentro deste mesmo aspecto existe a visão de que quando um cliente é pequeno, ele não merece “melhores acabamentos”, e essa filosofia vem de dentro da chefia da empresa na maioria das vezes e infelizmente acaba “contaminando” alguns profissionais.

Será que o cara que faz um site da floricultura dele merece menor atenção no trabalho dele?

Só os “peixes-grande” merecem um 206?

melo 07/09/2007 às 14:30

Faltou falar dos preços… Do Uno e da Apple ;)

Acelio Filho 07/09/2007 às 14:34

É verdade…
Aquele “ícone zinho” para cada sessão ou tipo de link, que a gente perde mais 10minutinhos pra fazer, se não estiver lá, tudo bem, mas se estiver, acaba sendo usado como referência. Assim como um “mapa do site” e um “help” para a judar a navegação, como o “alt” e o “title” sempre presentes e outros “detalhes técnicos” de compatibilidade de navegadores e carregamento AJAX de partes da página e o fato de ser Tableless ou não…

Tudo são detalhes. Os visuais, o cliente percebe, mas os técnicos, pra ele tanto faz, desde que não mude o valor final…

Este é o caso do UNO e do 206. O valor final é compatível…

Quer uma soleira de alumínio trabalhado? Pague por ela!

Mandy 07/09/2007 às 17:28

Muito legal o artigo, sempre achei que os detalhes fazem diferença, sou muito detalhista!

Sem querer encher vocês, tem uns errinhos de português no texto..

Alexandre 07/09/2007 às 19:23

Comparação sem sentido, descabida e infeliz. Preconceituosa. Restaurante de 15 lugares que serve frango a milanesa? Não acredito que exista. Você parou pra pesquisar a diferença de preço entre um Peugeot 206 e um “Fiat Uno” ? Não sei se te avisaram, mas a Fiat não usa o nome “Uno” há mais de dez anos, quando adotou o “Mille”. O My Space é o site mais feio do mundo e tem mais page views do que sonha nossa vã filosofia. Acredite, sites bonitinhos são pra impressionar os amigos, Os newbies não estão nem aí. Desculpe Diego, eu sou fanático por carros, e acredito que vc nunca escreveu nada tão descabido.

Rodrigo Fante 08/09/2007 às 05:36

Erick Wilder:
Infelizmente você não é azarado 90% das empresas é assim, 90% pra ser bonzinho.

Rondy 09/09/2007 às 02:43

Acho que o Diego não tava falando SÓ de beleza, Alexandre, e sim das nuances, dos pormenores, do acabamento. O MySpace (idem orkut) tem muito do “vou participar porque geral tá toda lá” e uma boa dose de hype. Hoje é bem difícil convencer um brasileiro a migrar pro ótimo Facebook porque não ele vai ter nem 1% dos miguxos pra “MIM ADD AEWW BJOS1!!1/*”

Julian 09/09/2007 às 05:02

O Uno é mais econômico!
Hahahah, piada infame. =P

Agora sério, isso é pura verdade. São os detalhes que fazem a diferença mesmo.
A simplicidade e beleza dos produtos da Apple deixam qualquer outra empresa no chão.

Artigo legal, Diego!

Carlos Eduardo 09/09/2007 às 12:42

Partilho da mesma idéia, sempre fui muito detalhista.

Apesar de, como nosso amigo acima disse, as empresas Web não são muito ligadas a detalhes, devido a prazos ínfimos e clientes que às vezes podem acabar nem sabendo ou se dando conta desses “toques” a mais.

Mas penso que isso é importante sim, um grande exemplo disso, pra mim, é a utilização de Microformats. Sempre que possível venho utilizando-os, mesmo que o cliente não tenha a mínima idéia do que seja, é um diferencial, mostra um capricho no momento de desenvolver o site.

Guilherme Nagueva 09/09/2007 às 23:57

Em tempos de desenvolvimento web standards, são os detalhezinhos que irão diferenciar seu trabalho da concorrência.
Já tentaram vender um site em HTML puro? Duvido que haja aceitação. O MySpace é feio sim, mas tenta vender um site igual, não compram a idéia também.
Nas pequenas e médias empresas são os detalhezinhos que diferenciam seu trabalho e fazem o cliente aceitar sua proposta e esquecer os flashs e gifs animados.

Rubens Ayres 10/09/2007 às 09:20

Você já pensou em ganhar dinheiro com essas citações de produtos e marcas?

Nesse post foi Uno, Peugeot, Apple…
Num outro foi o MotoQ.

Uma graninha extra sempre é bom!:)

Webdesign, Criação de Sites, Publicidade… – R Designer
http://www.rdesigner.ppg.br

Leonardo Mateus 10/09/2007 às 09:48

Pois Bem.. Vejo que o foco desta discursão é o custo-benefício. Fazer uma coisa simples para quem vai pagar menos ou “perfumarem” o trabalho para lhe agragar valor. Bem, uma coisa é certa: Ganha quem conseguir fazer mais por menos. Os detalhes sempre fizeram/farão a diferença, pode acreditar. Convém analisar o grau de impacto que você quer causar. O uno realmente é mais econômico sim, porém você abre mão dos “detalhes” do 206. Mas não quer dizer qua FIAT só fabrica carro com poucos detalhes. É uma questão de custo-benefício. EXATAMENTE! Escolha do seu público alvo! Portanto, a comparação do Diego é valida do ponto de vista dos detalhes. Porém, analisando o custo benefício, aí a análise vai muito além dos detalhes. Abraços!

Daniel Accorsi 10/09/2007 às 10:42

Gostos dos posts aqui da tableless, mas deste “gostei e não gostei” ao mesmo tempo. Me pareceu um tanto que fora do contexto. Falou do projeto em si somente no penúltimo parágrafo e sem sustentação. Senti falta de uma base mais concreta, conceitos que podem fazer a diferença. Mas a ideia da comparação é até que boa.

Além de comentar mais sobre projetos ricos em detalhes, eu ainda acrescentaria que buscamos a excelência oferendo ao cliente projetos como o 206 mas com preço de um Fiat.

Abração!

Sergio Leal 10/09/2007 às 10:44

Detalhes serão importantes se realmente tiverem relevância no projeto.

Analisem da seguinte forma a comparação entre o Uno(mile, fire ou outra coisa qualquer):

A Fiat é a única montadora, que eu conheço, que se preocupa com o “Detalhe do Esquecimento da Chave na Ignição”. Pra quem já teve um UNO sabe que pode ficar tranqüilo ao sair do carro e eventualmente esquecer a chave lá no buraquinho. Bastará abrir a porta do motorista novamente e retirar a chave.
O mesmo se diz sobre o “Pequeno Detalhe do Esquecimento dos Faróis Acesos”.

Nunca tive um Peugeut, mas já tive três unos e de diversos anos de fabricação. E isso me deixa a convicção de que se um dia eu vier a ter um Peugeot, certamente que na primeira semana terei que correr atras de um chaveiro. Afinal de contas a Fiat me “acostumou” mal com seus detalhes inúteis!(Ironia pessoal!! Também não sei se a Peugeot tem essa mania por estes “pequenos detalhes”)

Portanto volto à minha introdução:

Detalhes serão importantes se realmente tiverem relevância no projeto.

Paz e trabalho pra todos.

Barba 10/09/2007 às 12:16

Falar que a diferença está nos “detalhes” chega a ser ser um absurdo… vc já dirigiu um uno? kkkkkk

Lucas Mezêncio 10/09/2007 às 12:37

Excelente post!
Sempre penso desta maneira. Detalhas fazem a diferença significativa. E como significativa!

David William 10/09/2007 às 17:29

Acho que a comparação mais leal seria entre o Uno e o 106. Parece que uma pessoa não se sente tão VIP assim em um 106.

De qualquer forma, concordo, os detalhes fazem toda a diferença. Entretanto, em função das muitas variáveis corporativas, devem ser encarados como diferenciais, devidamente separados daquilo que é essencial. O Facebook é bem apresentado, cheio de firulinhas, mas o mais interessante é que funciona. Se fosse lento, seria o suficiente para ser um belo e desértico site de relacionamentos.

Helder Santana 11/09/2007 às 09:26

No começo, tive a impressão de que fosse algum post patrocinado.

Todo cliente apple, é um cliente preferencial. =)

Mas vale destacar, que nem todos se sentem confortável diante de um apple.

Higor 11/09/2007 às 11:17

Pelo preço de um Uno você compra um Apple Mac de última geração.

Hide2System 11/09/2007 às 15:48

Detalhes são importantíssimos, com eles é possível avaliar uma pessoa.
Vejam só, com um gesto uma pessoa se declara bondosa educada. Falar corretamente então, puxa isso é ótimo, escrever certo, levando em conta vírgulas corretas, formatação do texto, horas escritas da forma correta (5h00 e não 5:00H), acentos, unidades de medidas etc. Isso tudo caracteriza uma pessoa ou um site, que ótimo seria ler todos os textos na internet escritos de forma que você além de aprender seu conteúdo ainda aprende a escrever correto.
Um exemplo é a caixa onde se escreve os comentários a serem postados, desculpa aí pessoal do tableless.com.br, ela podia ocupar mais espaço na página, pois o texto que escrevemos será ajustado no post mesmo, porque não estender a caixa de texto ao máximo do leiaute.

Rafael Silveira 12/09/2007 às 11:01

Ótimo artigo.
Costumo dizer que são os detalhes que fazem a difirença entre o bom e o mal design.

Sempre discutimos sobre este assunto aqui na Inov9, pois sabemos que esses “pequenos” e “futeis” detalhes não são tão pequenos e futeis como pensamos.

Veloso 12/09/2007 às 15:25

Realmente. Engolir uma brita ou um algodão? Comer caco de vidro e cagar bola de gude?

felipe tonello 13/09/2007 às 10:15

melo:
Realmente… os detalhes fazem a diferença, eu concordo plenamente com isso.. e em tudo viu.. nas ropas, tênis, etc.. mas e o preço?! é bem mais caro né.. rsrs

Aí que ta… Será que no seu projeto.. você vai cobrar mais por detalhes ou não??

Detalhes, compensam? | Felipe Tonello 13/09/2007 às 10:47

[...] pois falam muito sobre acessibilidade, projetos e assim por diante. Bem legal. Estava lendo esse post no tableless legal falando sobre [...]

Gustavo 13/09/2007 às 11:00

Adorei seu texto, deu até vontade de trabalhar!

eu tenho muito problema com isso, tambem sou boicotado nos detalhes…

marcelo 13/09/2007 às 20:07

Na prática, tem um detalhe, o cliente também deve valorizar a riqueza de detalhes para efetivamente investiver provavelmente um pouco mais para um produto diferenciado. Obviamente vc vai atingir um público que não conseguiria com digamos a versão básica, mas como “melo” comentou, “faltou falar do preço”. Bom, para mim a grande maior parte dos cliente vai gostar do que vai ver, mas em mesma proporção não vai querer pagar mais caro por isso, ai está o motivo de vermos mais uno nas ruas do que 206

Marcelo Oliveira 14/09/2007 às 19:52

Concordo plenamente. Aliás, essa crença faz parte da filosofia aqui da empresa e sempre digo isso aos nossos clientes: são os detalhes fazem a diferença!
O difícil é fazer com que o cliente entenda que, projetos bem feitos custam mais porque dão mais trabalho e ouvir: “Ah! O meu sobrinho sabe fazer sites…”
Parabéns pelo texto.

Tiago Heineck 24/09/2007 às 13:48

Bom…. eu tenho um uno.. não tenho um 206 pq não tenho dinheiro.. heeheeh…

Edu 26/09/2007 às 23:56

Ufa!!! agora me sinto mais aliviado. Comprei um 206 sem saber se estava fazendo um bom negócio. Parabens pelo artigo.

yurikaki 10/12/2007 às 08:38

Axo que é uma comparação sem nexo, o uno tem que ser comparado a um gol, corsa wind, ou pra detonar, compara-lo com um Twingo, hahahahaha.

Renato 11/12/2007 às 13:57

SATISFAZER O ESTÔMAGO OU O APETITE?

TIVE UM UNO 1996 POR 5 ANOS E AGORA TENHO UM PEUGEOT 2007.

NA RELÃÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO FICO COM O UNO

ALÉM DO QUE PREFIRO ESTAR ACIMA DO CARRO QUE DIRIJO E NÃO O CONTRÁRIO.

PRETENDO VOLTAR PARA O POBRE E HORRENDO.

Maurício Ramos da Silva 30/12/2007 às 10:35

Eu tenho um 206 :P

K, não dá pra comparar os dois carros, porque não competem na mesma faixa de preço…

Daí, pra comparar os “detalhes” deves pegar dois carros diferentes, com preços semelhantes! Isso é justo.

Se for um Fiat e um Peugeot… Ainda assim haveria um Leão sobre o capô. Assim como uma maçã no computador.

Abraços, gostei do post.

Giovanni 20/02/2008 às 13:32

O Seguinte já tive Mille Fire 2004. E por onde eu passava todo mundo olhava. Um simples carro que estava rebaixado, com aro 14, peliculado e cuide muito bem dele. Mesmo com ele rebaixado fui para todo lugar. Então digo o seguinte vai do gosto da pessoa. Ele n era perfeito no acabamento mas tinha espaço. E o preço de um Mille fire para um peugeot a diferença é de 7 mil! E hj em dia tenho um peugeot 206.
Adoro este 2 carros!

Sidnei da Silveira Sttranho 27/02/2008 às 14:14

Aos que vêem o artigo como CARROS apenas…

Pessoal, uma coisa é clara, brasileiro é apaixonado por carro, e foi por isso que o nosso amigo aki fez essa ANALOGIA, entre o carro e o código ou site, alias esse artigo dá pra transferirmos para qlqr coisa de nossa vida… o importante é o contexto da mensagem e não se ele usou o Uno ou 206…
Vamos a outra comparação, só pra ver quem mais vai encarar certo ou errado a analogia… eu nem bebo, mas sei que a preferencia é Skol que custa em torno de R$ 3,00… mas pq o sujeito paga 3reais em uma skol se a concorrente colonia é 1,75… simples… os detalhes, o gosto, a leveza, a dor de cabeça do dia seguinte etc…

os exemplos de analogias foram bem claras, o artigo está recheado deles, apple, restaurante, carro.. etc…

O recado é um só… SEJA DIFERENTE, faça o diferencial, mesmo que não receba a mais por isso, pois com certeza outros clientes virão atraz de você por causa de um trabalho que vc zelou em fazer…

Só pra ilustrar, hoje tenho um Uno 2002, e to juntando grana pra comprar o 206… e pq se ele fará tudo igual, me transportando etc…

Simples… é algo que quero ter, pelo acabamento, pela aparencia, por status, por ser algo que não é qlqr um q tem, e uma afinidades de coisas… sim pagarei o preço, mas terei uma realização com isso…

assim será teu cliente orgulhoso, tendo de você um trabalho todo cheio de detalhes e cuidados, como um eurives lapidando a sua prórpia aliança de casamento… ou vc prefere que seu cliente tenha vergonha do seu trabalho e que nunca te indique ???
Sou formado em Design Gráfico, e sim, eu invisto tempo nos detalhes.

Brancaleone 27/04/2008 às 19:11

Agora pense que voce tem que percorrer diariamente 48 Km. de estrada de terra, às vêzes empoeiradíssima, às vêzes enlameadíssima mas sempre ruim. Pense na altura em relação ao solo, nas pedras, “costelas de vaca” e tudo de ruim que acontece numa estrada destas. Pense que a suspenção vai durar pouco e que filtros de ar, bancos e tapetes serão submetidos a calor, pó, suor e que depois de um certo tempo voce terá que colocar o carro na revisão e trocar alguns itens e se estes itens existirão para pronat entrega e o preço.
Com absoluta e completa certeza voce vai preferir o Uno.
Tá, na cidad e , no asfalto o 206 pode ser o “must”, mas na hora do pega e do pagar, sou mais o Uno. Aliás, sou MUITO mais o Uno.

Daniel 04/05/2008 às 17:43

hahaha…
vc nao citou o fato de o projeto do Uno ser da década de 80, q num acidente grave a chance d vc ir direto para o necroterio num uno eh MTO maior doq num 206, q a qualidade da mecanica e do interior do 206 eh infinitamente maior, q o 206 oferece mto mais itens de segurança, e que 206 eh mto mais lindo q um uno

eu 19/01/2009 às 22:14

humm alguem explica porque o motor 1.0 da peugout saiu de linha?
e o 1.0 da fiat continua firme e “forte”?

não seria um caso de estética colocada a cima da funcionalidade?

mesmo *odiando quando cruzo um uno na estrada eu ficaria com o uno que é feio que doi, tem um motorzinho ridiculo, mas faz bem ate demais o que promete ja que é um dos mais economicos do mercado ….

levando isso para o lado profissional … que adianta um site extremamente bonito e pesado, sem uma programação confiavel que nao detone os recursos do servidor ou do cliente

*(os motoristas de uno e celta sempre acham que o motor do uno consegue ultrapassar todos os caminhões… mesmo demorando demais e ponto todos os outros em risco…)

eu denovo 19/01/2009 às 22:15

há esqueci de mencionar, parabens pelo texto aonde se destaca bem o diferencial dos pequenos detalhes

Farias 01/01/2010 às 13:35

devemos observar tambem, q uma pessoa iniciado uma vida profissional preza tbm pelo custo de manutenção de um veiculo se ele for financiado principalmente em 60 meses, no caso do peugeot a manutenção e cara. no caso do uno é diferente manutençao muito mais barata e quebra menos. e outra coisinha muito importante,é o valor de revenda, que o peugeot não tem em relação o uno.