Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


Ferramenta definitiva para a criação de websites?

Recebi de um leitor, um email que ele havia recebido de uma escola de tecnologia. O newsletter da escola, dizia assim: Com o Dreamweaver 8 você poderá criar layouts, interfaces e sites completos, utilizando as mais conhecidas [...]

19/09/2007 por Diego Eis
41 Comentários

Recebi de um leitor, um email que ele havia recebido de uma escola de tecnologia. O newsletter da escola, dizia assim:

Com o Dreamweaver 8 você poderá criar layouts, interfaces e sites completos, utilizando as mais conhecidas linguagens para a internet, tais como: XHTML, Javascript e DHTML, sem precisar digitar uma linha de código sequer. Isso mesmo, sem código, bastando entender como funciona a interface e as ferramentas de apoio do software, você criará tudo de forma visual.

Não perca mais tempo com códigos e programas confusos, aprenda a usar uma ferramenta que possibilita a visualização simultânea do que você está fazendo!

Desenvolvedor web que não sabe código, é desenvolvedor?
Repito: o Dreamweaver não é ruim, contanto que você digite código e não use aquela solução nojenta de preview. O seu usuário vai enxergar o site pelo browser. Logo, visualize pelo browser o resultado do seu código.

O Dreamweaver se torna um vilão a partir da hora que o desenvolvedor perde o contato com o código. Aí o desenvolvedor deixa de ser um profissional e se torna uma pessoa qualquer, que conhece um programinha qualquer.

Falarei sobre código na palestra do AlternativaWeb 2007, lá em Fortaleza.  Compareça!

41 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

41 Comentários

silici0 19/09/2007 às 16:53

Para min um profissional em qualquer tipo de programação, não pode em instância alguma depender de um programa e sim de colocar a mão no código.

No começo pareçe ser difícil e demorado, depois é muito mais rápido, limpo e higiénico.

Ainda mais que hoje em dia uso linux, é highligthing e auto-complete só, caso precise um sfotware mais robusto para usar controle de versão de resto é na mão.

Abraços

Cristian Trentin 19/09/2007 às 17:24

Abrenda a programar.. onde vc irá programar isso é o de menos… abraços.

Diogo 19/09/2007 às 17:31

Trabalho em uma escola de informatica, e por mais que pareça estranho escuto os colegas dizerem que “codigo, bloco de notas, css, isso é oisa do passado”.
É frustrante ter que ensinar Dreamweaver e não poder falar de html, css, padrões, porque isso não está no curso.
Mas, cada vez mais me convenço de que se você quiser algo bem feito faça voce mesmo!

Renata Tibiriçá 19/09/2007 às 17:40

tá parecendo propaganda da Tabajara! hahahahhahahaa

Eliel 19/09/2007 às 17:41

“Não perca mais tempo com códigos e programas confusos” ???

No mínimo engraçado, até porque programar com a mão no código geralmente é mais rápido e eficiente (pelo menos, pra quem sabe programar).

Eu confesso que só uso o Dreamweaver e ele satisfaz minhas necessidades, mas sempre no modo “Code”. Na verdade, nunca tentei usá-lo no modo “visual”. Nem tenho vontade.

Camilo 19/09/2007 às 18:00

O auto-complete do Dreamweaver é uma mão na roda, excelente mesmo.

Mas não adianta não ter controle do que se está fazendo. Quando tenho que usar, me recuso até mesmo a alterar coisas simples pelo editor visual dele.

VitorGGA 19/09/2007 às 18:10

O kauso naum eh o kra tem que pegar a mão no código, veja beim, eh a lei da atração! huhuhu
Kra, nao tem jeito, por mais q eu quisesse criar no visual acabo indo pro código, muito mais fácil. Crio tudo do meu jeitin padronizado e pronto, sem firula de clicar botão direito, propriedades, mudar os campos blá blá, edito ali pronto.
Com relação ao ver o que está sendo feito, mais rapahhhhhhhh, que preview q nada, eu fazu nem preciso veh rapah, já sei como vai ficah e pronto, no maximo uns F5cozinho pra ver ! 8)

Cristian Trentin 19/09/2007 às 18:20

Só fazendo uma correção no meu comentário, o correto seria aPrenda a programar e não aBrenda..rsrs

JunioR 19/09/2007 às 18:21

algum tempo atrás escutei de um “programador de visualstudio” se o php tinha botão!

[s]

JunioR

Daniel Accorsi 19/09/2007 às 18:23

Uso o DW somente para códigos (nem clico naquele botão destruidor design), aliás, vim lá do HomeSite, quem lembra? antes ainda, notepad, aff…que coisa antiga. Mas o DW tem gerado certa confusão. Concordo com o post. O DW tem muitos recursos bons, principalmente o FTP. Na verdade essa é uma das primeiras perguntas que faço quando vou fazer alguma contratação. Hoje em dia existem muitos…..(bom, nem vou falar)….e poucos desenvolvedores que realmente vieram de uma prática com mais (muito mais) contato com o código.

nicholas 19/09/2007 às 18:38

Acho que as coisas devem ser dosadas. Sim, o desenvolvedor precisa saber a linguagem e entender o que acontece ao alterar uma linha, mas uma ferramenta com uma funcionalidade de preview ajuda muito o desenvolvimento.
Trabalho com java e as vezes o servidor não possibilita trabalhar com um Hotdeploy das páginas, precisando reiniciar ele todo a cada alteração. Agora imagine acertar um layout quando o site demora 2 minutos pra subir!
O maior problema do DW pra mim é que a funcionalidade de preview dele permite que você faça alterações ali e, consequentemente, estrague todo o codigo que você perdeu seu dia arrumando.

Aguinelo Pedroso 19/09/2007 às 19:17

Concordo com o Silici0, desenvolvedor deve ser independente de IDE, Editor e Ferramenta RAD, bom desenvolvedor programa até em bloco de notas.

Inside 19/09/2007 às 19:33

Poxa vida, eu tenho uma vontade grande de pegar e sair instalando bombas nessas “escolas” de informática que formam milhões de “uébidesáiguiners” por ano…
Só a Visie mesmo que presta =]

[]’s

Patrick Gularte Duval 19/09/2007 às 23:49

Realmente, o DW é uma mão na roda, pela função de auto complete. Mas usá-lo no modo visual não tem condições, cheios de bugs e de códigos inúteis.

Matheus 20/09/2007 às 01:12

Um desenvolvedor não pode ser dependente de alguma IDE.
Ele tem é que saber fazer tudo na mão.
Vamos combinar que não usar esses editores visuais, é muito melhor!
Mais fácil de fazer, fica tudo padronizado, tudo sob controle, limpo e fácil de entender. :D

Rodrigo 20/09/2007 às 01:17

Uso o Dream e não abro mão dele, ao menos quando posso. Mas uso apenas no modo “code”, o “design” passa longe.
Fiquei escravo do Dream pois acho o “sistema de coloração dele” muito legal pra HTML, o qual permite distinguir exatamente todos os grupos de tags (coisa que eu ainda não consegui encontrar em nenhum outro IDE).
Mas não tenho problema algum quando preciso abrir o velho – e ainda útil – Notepad ou até mesmo o editor do próprio FTP, para editar o código. :)

Rodrigo Fante 20/09/2007 às 05:27

Eu fazem anos que uso o DW sempre no modo “Code”, o recurso de autocompletar dele é excelente.
Me acostumei com as cores, logo mudar hoje será no mínimo pouco produtivo por um bom tempo até me acostumar com as cores de outro programa.
Agora o visual dele é nojento, o pior é que aqui onde trabalho, todos usam o editor visual e ficam de cara que escrevo tudo na mão, mas ao mesmo tempo respeitam e reconhecem que meus código são mais confiáveis e reconhecem minha produção.
Mas aqui na Itália é realmente assim, eles são o terceiro mundo do desenvolvimento para web, salvas raras exceçoes.

Mark de Souza Costa 20/09/2007 às 10:53

Choveu no molhado com esse post. Mais do mesmo…

Glacial 20/09/2007 às 10:55

Eu uso o dreamweaver por 3 simples motivos:

- O code complete dele me faz ganhar um tempo monstruoso (ainda não encontrei nenhuma solução free que tivesse um atalho tão eficiente, as outras são meio complicadas de usar)

- Apply source formatting

- O modo preview às vezes tem suas vantagens (trabalhar com dados tabulados, por exemplo)

Se alguém conhecer algum soft free que faça essas tres coisas, please me diga que eu abandonarei com todo o gosto :)

Glacial 20/09/2007 às 10:55

Ah … estarei lá no Alternativa 2007 :)

Pedro 20/09/2007 às 15:45

A única coisa que eu odeio do Dreamweaver é que ele sempre estraga a indentação do meu código. As vezes da vontade de fazer no eclipse só por causa disso…

Hélio Costa 20/09/2007 às 23:26

Pq apagou meu comentário?

Hide2System 21/09/2007 às 09:09

Bom na verdade ninguém disse que o DreamWeaver era para desenvolvedores

Patricia Gil 21/09/2007 às 12:04

O que me irrita é essa grande demanda de pessoas que se julgam profissionais da área de internet porque conhece tal ferramenta, hoje em dia é muito fácil estudar tutoriais, vídeo aulas, baixar apostilas, mas as vezes falta o bom senso, já cansei de ouvir comentários do tipo,. “Dreamweaver é magnífico, é rápido ele identa o código pra você, ele exibe onde tem erros”, etc.. e ai na hora do “vamo ver” a grande surprise no Browser, sem contar na teimosia de que muitas pessoas tem de querer desenvovler em padrões web standards seguindo como base o IE.. x-(
depois dizem que profissional de Web não trabalha só fica no bem bom .. srr

Lucas Mezêncio 21/09/2007 às 13:39

Tudo bem! Concordo plenamente! Quem mexe com Dreamweaver realmente não sabe desenvolver! Eu trabalho com Dreamweaver, porém, eu AMO a tecla F12! Não me lembro a última vez que usei o modo “split” ou “design” dele.
Mas cá pra nós, EditPLus???
Que venha o nosso tão poderoso e adorado NOTEPAD!

Hide2System 21/09/2007 às 14:07

Também concordo.
Se for para pagar, compro o DreamWeaver
EditPlus não.

F12 -> Visualizar no Navegador padrão

Ctrl+F12 -> Visualizar em outro navegador configurado pelo usuário.

Jairo César 21/09/2007 às 18:52

Bom, vou expressar minha humilde opinião quanto ao uso ou não do Dreamweaver e outras ferramentas para desenvolvedores.
Antes de tudo, um desenvolvedor/analista/programador seja lá o que for tem que no mínimo saber o que é o projeto e para que vai servir, ou seja, em outras palavras, saber o objetivo. No início de um projeto tem que levantar é briefing, planejamento, necessidades e uma série de documentação do cliente e não do que você usa ou deixa de usar.
Fazer apologia ao uso de determinada técnica ou ferramenta é objetivo claro de defender o chamado “ego técnico” onde “do jeito que eu faço é melhor do que o seu” que é a mesma coisa que: eu frito ovo, e você, o cozinha… e no final o objetivo é o mesmo.
Portanto, antes de propagarem os seus métodos de trabalho e as técnicas que usam, aprendam um pouco sobre bom-senso, ética e profissionalismo, afinal seu cliente não vai pagar se você programa deitado ou de ponta-cabeça: ele vai pagar as horas e o projeto batendo 100% do objetivo que o briefing e diagnóstico identificou…
A pior coisa é escutar de um indivíduo que Flash não presta ou Tableless é um word enfeitado pra blogs… Sejam profissionais, ainda não vi nenhuma house ou agência que sai divulgando “óh! os caras da nossa concorrente fazem isso, e isso não presta…” Eu pelo menos nunca vi nada parecido. Aliás, o q mais vejo desde que a palavra WEB 2.0 é uma batalha de ofensas diretas a quem usa/desenvolve com métodos diferenciados.
Antes de saírem difamando uma técnica/ferramenta pensem que do outro lado existe um humano que pode não saber tanto quanto você e vice-versa. E aprendam: Não subestimem a capacidade de uma pessoa: ela pode ser a primeira a te ensinar aquilo que você não sabe.

Inside 22/09/2007 às 21:25

Uma boa opção é o Textmate =]

João Paulo 24/09/2007 às 01:33

Imagine alguém fazendo uma revista e – ao invés de fazer a formatação dos parágrafos, inclusão de fotos, etc – fosse se preocupar em escrever códigos. Pois assim era no início do desktop publishing. Tudo em códigos. Era jurássico. Depois veio o Ventura (quem se lembra!) o Pagemaker, o QuarkXpress, o Indesign, etc.
O mesmo vai acontecer com os programas webdesign. Tá na cara que vai ser criado um programa (cms incluído) que não vai ter uma linha de código.É só questão de tempo.
Não estou desmerecendo o pessoal de programação. Pelo contrário, a programação é – e sempre será – a base de tudo na informática.
E o que importa no final disso tudo é se um site vai atingir a sua audiência ou não. Na “unha” ou no Dreamweaver, tanto faz.

Lucas Mezêncio 24/09/2007 às 09:44

Caro Jairo César, concordo com você em sentido, número e grau.
Porém, eu só não entendo porque o pessoal daqui do Tableless.com.br condena tanto quem usa ferramentas wysiwyg’s.
Na minha opinião, como você mesmo disse, não é qual programa o desenvolvedor/analista/programador usa ou deixa de usar que vai dizer se ele sabe fazer ou não, mas sim o projeto final. De acordo com o briefing, é claro!
Abraços!

Inside 25/09/2007 às 18:05

A questão não é qual a ferramenta o cara usa, a questão é COMO o cara faz o serviço

Diego Machado 26/09/2007 às 20:32

No Dreamweaver eu curto o code-complete e a facilitação de configuração de vários Projetos diferentes, que com um ou dois cliques mudo as conexões do FTP e amostra dos diretórios locais.

Pra quem curte um open, eu recomendo o Notepad++. Só falta achar um plugin FTP que preste para o mesmo.
http://notepad-plus.sourceforge.net/br/site.htm

Abraços !

Leonardo A. Souza 26/09/2007 às 23:59

Glacial, já tentou o Aptana?

Isaac Nathan 27/09/2007 às 12:37

DreamWeaver é pesado pra caramba, só instalei uma vez no pc, pra nunca mais. Salve os “bloquinhos” ^:)^

Quem sabe faz ao vivo!

Érika Lopes 28/09/2007 às 14:37

Apesar da minha experiência quase nula quando se trata de desenvolver um sistema web, concordo que devemos ter como base uma estrutura com um código limpo e assim permitindo diferenciar estilo do último, organizando o projeto de forma dinâmica e precisa, evitando assim gerar problemas de desenvolvimento futuro, devemos nos ater a cada detalhe de um website, os pilares principais estão em uma organização de sua base determinando assim carcterizá-lo com um forte desempenho de sistema organizacional e com certeza dentro dos padrões independente da linguagem integrada. Acessibilidade e usabilidade devem ser pensadas neste processo de produção com muita destreza no domínio de códigos também.

histofilipe 29/09/2007 às 12:40

como sempre digo , o fato do word concertar seus erros não faz de você um escritor

João Paulo 29/09/2007 às 14:14

O que pesa mais? Um site com código limpíssimo, mas com um design ruim, navegação confusa, cheio de erros de português? Ou um site que não tirou nota 10 no wc3, mas que tem um design bem construído, boa navegação, bom texto?

Inside 03/10/2007 às 14:31

João, um site usável, bem desenhado, lindo, e dentro dos padrões não é melhor ainda??

João Paulo 05/10/2007 às 17:37

Inside:
Andei lendo dois ótimos livros, sobre css e sobre construção de websites e revi meus conceitos.
O ideal é navegação boa, design adequado e… código limpo. “Desconstrui” um site pavoroso, e devo confesar: ninguém mexe naquele código a não ser o cara que fez aquela bagunça.

DFellipe 09/10/2007 às 11:07

Realmente, eu acabo utilizando o DW somente no modo code, como já citado utilizo muito o Apply source formatting do DW… Mas para programar PHP o DW não chega nem perto do Eclipse…

eu não vou nem comentar o modo design no DW alguem consegue utilizar eficientemente aquilo?! e em layout tableless(nesses ficam absurdos)?

Tiago Augusto 27/05/2009 às 20:59

Meus caros amigos,

Realmente é uma discussão interessante. Vejo que até um colega postou que trabalha numa escola de informática mas não pode falar sobre código (tableless/html) por não estar na grade curricular. Quanto a demanda de “webdesigners” que so entendam a ferramenta, isso não me assusta e nem me preocupa. Pois oq vale e o que o mercado (o que realmente interessa) além de se procurar profissionais com especialização em alguma linguagem (.net / javascript / ajax) procura também alguém com base em teoria das cores, que entenda de proporção de elementos enfim, tudo que um designer precisa saber. Então vamos nos atualizar. Pra fazer sites so usando a ferramenta, qualquer um faz, mas fazer um site onde hj existe regras de navegabilidade/usabilidade são para poucos profissionais. Parabéns a todos.

Abraços,