Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


É a maldita da cultura.

O título deste post é uma resposta ao título e artigo que o Henrique no Revolução e Etc fez chamado O que está faltando nos blogs brasileiros? que faz parte de todo um assunto que vem se desdobrando desde a semana passada. Nós do BlogBits também discutimos sobre este assunto no último podcast que [...]

17/04/2006 por Diego Eis
48 Comentários

O título deste post é uma resposta ao título e artigo que o Henrique no Revolução e Etc fez chamado O que está faltando nos blogs brasileiros? que faz parte de todo um assunto que vem se desdobrando desde a semana passada. Nós do BlogBits também discutimos sobre este assunto no último podcast que durou um pouco mais de 50 minutos. Então, se você está por fora, é melhor se inteirar melhor de todo o contexto antes de comentar qualquer coisa aqui.

Como o Henrique falou no post dele, o problema talvez se encontre na cultura do brasil. Por natureza o povo brasileiro (credo, termo meio político) não gosta de ler. E não me venha falar que é por causa da educação, comigo isso não cola, quem quer estudar, adquirir conhecimento, aprender, se esforça para tanto. Nem que seja sozinho, se matando com os livros ou qualquer outro meio, basta investir um bocado de esforço neste objetivo.

Muitas vezes eu fui vítima desta força invisível que comanda o brasileiro. Fazia perguntas para pessoas e queria receber tudo mastigado e odiava quando tinha que fazer algum esforço para conseguir a resposta sozinho. É por isso que aqui no Brasil a televisão é tão influente. O Homer não precisa fazer esforço nenhum para entender a televisão. Ela já te mostra imagens totalmente feitas, você não precisa pensar para decifrar aquele monte informção mastigada e já digerida. Muito diferente com o que acontece com a leitura, onde o camarada lê e muitas vezes sem querer se pega no ambiente da história.

Recebo muitos emails pedindo ajuda (ajuda ou apenas resposta?) nisso e naquilo. Muitas vezes recebo emails mais descarados que eu já vi. Enviam um arquivo ou o código HTML e CSS colados no corpo do email e um simples mensagem: Preciso entregar urgente este trabalho, pode por favor encontrar o erro?!
Outro, um pouco mais desconhecedor do assunto: – Pode me dizer qual a diferença entre CSS e Tableless?
Por incrível que pareça, já recebi um email assim.

O problema é que o cara leva tempo para perceber que está totalmente preso a um tipo de cultura que considera mais um forrozão do que um livro de poesia. Investir em livros, um curso e etc ou ir para balada na sexta a noite? (parece coisa de careta né?) É um verdadeiro dilema.

Para se interar no assunto:

48 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

48 Comentários

Putcharles 17/04/2006 às 13:48

Concordo plenamente.
Muito bom seu post.

Vou até colocar algo no meu blog sobre isso pois, coincidentemente, tava falando hoje com um pessoal da faculdade sobre essa “falta de cultura” do povo brasileiro…

Pedro Rogério 17/04/2006 às 14:11

Que o povo brasileiro tem preguiça de ler não é novidade, ele tem preguiça até de correr atrás dos problemas e resolvê-los, por isso que você recebe vários e-mails pedindo para descobrir o erro, por que, tem preguiça de correr atrás, acha que as pessoas tem a obrigação de lhes fornecer a informação no momento em que eles necessitam. Tudo bem, eu não tenho condições financeiras de fazer um curso para me aprimorar mais, ao invés de ficar mandando e-mail desesperadamente para todos os seus contatos e os seus blogs conhecidos, por que não vai no google dar uma pesquisada!!!

Putcharles 17/04/2006 às 14:28

Nossa, essa preguiça de ir atrás pra aprender me revolta demais!

Quanta gente já não me veio com essas perguntas, querendo tudo mastigado… Aqui mesmo no meu trabalho fui ensinar HTML e CSS pra uma estagiária, mas ela queria aprender só pra fazer o layout que ela tinha feito no Photoshop, não queria realmente aprender a fazer um site, só queria saber tudo mastigado pra fazer O site dela… É incrível, é o que mais tem por aqui no país…

project.47 - Portfolio & Personal Website 17/04/2006 às 14:32

A cultura do povo brasileiro…

Em sites como o tableless.com.br e BlogBits está havendo um debate sobre o reflexo da cultura brasileira em nossos blogs.
E, coincidentemente, hoje estávamos comentando sobre algo parecido na faculdade. Tudo isso começou quando uma garota comentou o…

Willian 17/04/2006 às 14:57

O mesmo comentário que fiz no revolução Etc:

“Sem querer generalizar, esse é um mal de muitos brasileiros que quando descobrem ou adquirem algum conhecimento acham que são os melhores sobre o assunto e param de estudar, ler, se informar.
Infelizmente isso ocorre em diversas áreas, não somente na informática.
Minha namorado é pedagoga, e no ano passado passou no concurso do estado de São Paulo. Resultado, hoje ela da aula para a 1ª série em uma escola aqui de São José dos Campos.
Na escola que ela da aula tem muita professora que ganha o mesmo salário a mais de 20 anos. Elas reclamam que se elas estão dando aula a 20 anos elas deveriam ganhar mais do que aquelas que tem menos de 1 ano de trabalho.
Concordo plenamente com ela, mas quando lhe perguntam:
Você tem faculdade ou fez somente magistério?
Você procurou renovar seus conhecimentos, subir de cargo, etc?

E a resposta é sempre Não!
Então, como ganhar mais se não fazem por merecer?

Muitos profissionais da nossa área (desenvolvimento) ganham bem, mas eles tb conhecem muito bem uma tencnologia/plataforma. Se esse profissional parar de estudar ficará sempre com o mesmo salário, seja ele bom ou ruim.
A mesma coisa com um engenheiro, médico, etc.
A mesma coisa também com os leitores e os blogs. Se o leitor não pesquisa antes de perguntar dificilmente ele obterá uma resposta. E se você tem um site/blog e não estuda a fundo antes de escrever sobre algum assunto dificilmente outros sites linkarão para o teu.”

Desculpe se ficou redundante…

Abraços,

Eriko Morais 17/04/2006 às 14:58

Concordo com quase tudo, menos com a parte que atribui isso à natureza do povo. Cultura da preguiça é uma coisa, natureza preguiçosa é outra. E o problema está, sim, na educação. Os europeus não são cultos porque nasceram na europa. Os americanos não são um primor na leitura tampouco, mas estão mais adiantados que nós.

O povo brasileiro quer as coisas mastigadas e não gosta de ler, porque foi ensinado a agir assim. Se tem jeito de mudar isso é outro assunto.

Concordo que quem quer aprender se esforça e aprende. Mas antes a pessoa tem que aprender a aprender. Interpretar texto, não somente juntar palavras. O que nos remete novamente à falta de educação do povo. Que estímulo as pessoas têm pra isso? Que prazer sentem na leitura?

De todo modo esse assunto me parece mais um desabafo e uma oportunidade de reflexão. Como tal, vale muito. :-$

s1mone 17/04/2006 às 15:12

A tudo isso que já foi citado, soma-se o fato que para o brasileiro é mais fácil interagir do que investigar. Basta ver as pesquisas sobre as atividades do brasileiro na internet. Em primeiro lugar, sempre, são os instant messengers. Quando tem algo de Web, são os sites de relacionamento interpessoal, redes sociais, entre outros.
[]s

Diego Dacal 17/04/2006 às 15:25

Ótimo post!!!
adorei a parte do Homer, estávamos conversando sobre isso na semana passada na faculdade!
De fato que muitos adoram receber tudo mastigado, mas não acho que seja tão facil falar assim, “quem quer faz”. Porque a realidade nao funciona muito bem assim, como todos sabemos. Nós vivemos num país onde 70% são pobres, vivemos num sistema que não dá oportunidade para ninguém, vivemos numa cultura de midia que como foi citado, nos passa tudo mastigadinho pronto pra ser defecado(que o que é passado nem se digere).
Eu acho que a melhor afirmação seria: “quem quer, e consegue, faz”

Muito bom post mesmo, a nossa realidade é cruel, preguiça, comodismo…

Rodrigo 17/04/2006 às 15:58

Vocês não são brasileiros por acaso?

Salvador Camino 17/04/2006 às 16:20

Q post idiota foi esse?

Primeiro, não acrescentou nada ao debate — a não ser que se considere as reclamações sobre os emails recebidos bla bla bla. O resto foi nada mais do que tudo que já havia sido dito nos outros sites.

Tem pessoas que não tem espelho em casa…

hudheb 17/04/2006 às 16:29

Desculpe Diego, terei que discordar em parte com seu comentário.
Infelizmente uma coisa que chega a me entristecer muito é a cultura “cega” do brasileiro, pelo menos em sua grande maioria.
Eu comecei a desenvolver em um 486 DX4-100 com 32 de RAM com um leitor de CD de 4X, imagina o que era “tentar” aprender Flash (pirate, of course) com uma máquina dessas.
Eu não tinha escolha, não dava pra ganhar dinheiro trabalhando nele e na época eu estava na fase de alistamento. Todos sabem que complica um pouco mais pra arrumar emprego nesta fase.
Tive que me contentar por quase 2 anos com esse micro, convenci minha mãe a utilizar a internet (coisa que ela achava muito caro) durante a madrugada, pois entre 0:00 e 6:00 gasta pulso único.
Com isso fui aprendendo, não conseguia emprego mas estava estudando, do jeito que dava, aquilo que eu queria fazer na vida. Um tempo depois arrumei um trabalho de office-boy, o que me possibilitou comprar meu primeiro livro, a bíblia do Flash MX. Com isso, estudando sozinho cada vez mais, um amigo me convidou pra trabalhar com ele como web designer. Era pra ganhar R$300,00, imagina só isso.
Aceitei na hora!!! Poderia aprender um pouco mais com o contato diário numa empresa e ainda ter um trampo…
Fiquei lá 11 meses, o suficiente pra eu comprar um pc novo em 10 parcelinhas de R$200,00 (um pc muito bom na época) e ainda sobrava R$100,00, dava pra ajudar em alguma coisinha em casa e pra tomar um sorvete no sabadão.. hehe
Isso é só o começo de uma história de muito sufoco, afinal, não foi tão fácil.
Claro que cada caso é um caso, mas sempre dá pra dar um jeitinho.

Luciano Lobato 17/04/2006 às 16:43

Oi Diego,

Só uma crítica, espero que construtiva, ok?

Já ouviu a famosa frase “a cirurgia foi um sucesso mas o paciente morreu”?

Esperar que o usuário / público-alvo seja igual ao designer / desenvolvedor e culpar o usuário quando se descobre que ele não é, não contradiz todo e qualquer princípio de design?

Culpar as expectativas dos usuários e reclamar do conteúdo de suas mensagens numa mídia onde o usuário é rei e o esquema de comunicação é a interatividade, não é um pouco contraditório?

Abraços!!!

Carlos André Ferrari 17/04/2006 às 17:24

Bom, também não gosto desse tipo de pessoa que quer tudo mastigado, mas devo admitir que são elas que me mantêm atualizado. pq simplesmente uso as duvidas delas para benefício proprio.

Sempre aparecem com um problema que eu nunca passei, e como eu adoro pesquisar coisas, eu faço o serviço dele e aprendo para repassar, depois quando eu realmente preciso desse conhecimento eu já o tenho.

[]’s

Thales Martins 17/04/2006 às 18:11

Cara, não fale sobre oq vc não sabe com certeza. Prove com dados numéricos que brasileiro NÃO GOSTA de ler?

Essa afirmação é preconceituosa e absurda. Há N casos quem mostram que pessoas quando corretamente estimuladas (livros mais baratos, bibliotecas convidativas etc) trocam mole a TV por livros.

Recentemente o jornal O Globo publicou uma matéria sobre essa lenda de que brasileiro não gosta de ler. Um grupo intinerante foi pra onde o vento faz a curva e colocou livros na mão das pessoas da região. Resultado? Filas e filas de gente querendo pegar outros livros emprestados.

Outro exemplo. Quem é do Rio de Janeiro e anda de metrô viu umas máquinas que vendiam livros nas estações. Como as máquinas de salgadinhos. Sabe pq não existe mais essas máquinas? Pq vendia pracaralho e o dono da idéia não conseguia pôr novos livros à venda.

Desculpe se fui grosseiro, mas a idéia de que o brasileiro não gosta de ler é mentira… Pelo menos os fatos mostram isso.

Kristopher Murata 17/04/2006 às 18:55

Apesar de discordar um pouco a respeito da origem do desgosto pela leitura do brasileiro, concordo com o aritgo do Diego Eis em sua maioria. Porém, o link sobre a discussão do caso “Homer” é meio tendencioso, já tinha lido vários outros textos sobre esse assunto e aqui vão alguns outros links:

Texto de Laurindo: http://www.primeiraleitura.com.br/auto/integra.php?id=4770&ed_data=1630,20051208
Resposta de Bonner: http://www.primeiraleitura.com.br/auto/integra.php?id=4769&ed_data=1630,20051208
Artigo no Observatório: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=359TVQ003

Felipe Ranieri 17/04/2006 às 20:26

Diego, deixarei aqui o mesmo comentário que fiz no espaço do Henrique, pois acho válido para os dois artigos.

Segue:

“Henrique, acho que tanto o seu ponto de vista, como o do Diego Eis em tableless.com.br, são válidos e bastante coerentes. Acho que além de cultura, interesse em informação e mudança na postura como profissional, falta é humildade para a maioria dessas pessoas reconhecerem que ainda precisam aprender muito para cogitarem uma posição de “expert no assunto”. Acho que não custa nada assumir que é leigo no e ir atrás da bola, se for preciso, aprender o basicão mesmo, mas acima de tudo ser autentico naquilo que faz. Não serei hipócrita aqui dizendo que nunca pedi ajuda para resolver problemas em meu site por exemplo, mas de uma coisa eu estou certo, pesquisei muuuuuito antes de “apelar” para a ajuda. Mas isso é de cada um, cada um sabe o esforço que faz, cada um tem a consciência que merece e valorizo muito estar com a minha tranquila com relação a isso. Com relação ao Google, concordo plenamente, inclusive já escrevi sobre isso no meu blog, acho que internet no brasil é algo muito mal utilizado, infelizmente, inclusive por profissionais da área. Bom acho que é isso, e termino voltando a dizer que o grande lance é humildade para se colocar, cada um, em seu devido lugar e ao invés de invejar, admirar o trabalho de alguém com mais experiência.
Abraços”

Francisco dos Santos 18/04/2006 às 01:53

Concordo com a falta de iniciativa de muitas pessoas, em áreas diversas, de buscar respostas pra as suas questões da forma mais cômoda possível, ou seja procurar alguém para resolver os problemas e não buscar as respostas por si mesma e só depois, caso não consiga, solicitar a ajuda de alguém.
Eu, memsmo, não “alimento” esse tipo de pessoa (Troll).

Agora, para toda questão que se discute usa-se o termo “Brasileiro”. Considero um grande desdenho, da parte, de quem menciona, pois por mais que você corra atrás de resolver suas questões, agindo assim dá-se a impressão de que o outro não é lá grande coisa,é apenas alguém com um vício como outro qualquer que você pode escolher interagir ou não.

Cada um tem a sua característica. se você recebe um e-mail de alguém querendo se aproveitar, diga não e ponto final, mas não é necessário a cada discussão dizer que o “Brasileiro” é isso ou é aquilo.

Outra coisa, se você têm contato com pessoas de outras culturas, é mais saudável passar as suas experiências adiante do que criticar o meio onde vive.

Salvador Camino 18/04/2006 às 11:17

Concordo com a maioria dos comentários.

Carlos André Ferrari falou uma coisa correta, se aprende muito nos fóruns com as chamadas perguntas mastigadas etc.

O universo do webdesign é muito pequeno, ainda mais dos tentam trabalhar com a semântica correta e trazer as inovações para o mercado nacional.

Sinto muita frustração da parte dessa comunidade com relação ao mercado e acho que isto está sendo converjido para este debate.

Mas ratifico que achei o post execrável, mas a discução é construtiva.

Alexandre 18/04/2006 às 12:54

Seria um post melhor se fosse no Eyesmiles… aqui o povo espera ouvir coisas mais úteis dentro do foco desenvolvimento, não críticas e desabafos.

Marcelo Linhares 18/04/2006 às 13:16

Bobagem falar que é cultura brasileira, curioso que muitos dos problemas que acontecem no mundo as pessoas simplificam dizendo que o problema é da cultura brasileira, participo de listas de discussão com pessoas do mundo inteiro, já recebi e-mails de conhecidos de portugal querendo as mesmas asneiras que você citou…

Ou você acha que o Zeldman, Meyer, Shea não recebem centenas de e-mails diariamente querendo estas ‘respostas’?

Isto é humano, muito antes do Brasil ser colonizado já tinham pessoas com esta cultura…

Acompanho o tableless desde os seus primórdios, como vcs fornecem conteúdo de qualidade sobre webstandards, além de terem sido pioneiros, vocês se tornaram referência no assunto…. E e-mails deste tipo sempre aparecerão na sua caixa de entrada, como vc mesmo disse, até vc já foi assim ;-)

Seremos otimistas em acreditar que isto é apenas passageiro na vida dos desenvolvedores, que depois ao amadurecerem eles escrevam posts criticando a postura que já tiveram ;-)

Será???

felipe 18/04/2006 às 18:03

Sou obrigado a concordar com o seu texto sem ter ao menos entrado nos links que tu mencionou. Um exemplo que lembro disso eram os meus colegas de sala que achavam estranho eu passar fins de semana estudando flash enquanto eles continuavam na balada e desempregados. È foda mas é a realidade. Entre esses amigos meus, acabei virando referência quando eles estão em dúvida sobre qualque coisa “web related”.

Gosto do seu blog, leio sempre. Keep the good work. =]

Fabyo 18/04/2006 às 18:23

Eu concordo plenamente no assunto dos topicos e vejo isso acontecer direto, sou Programador DotNet e PHP e dou aulas pela internet e em casa, dai vejo muitas pessoas querendo fazer um curso comigo, mas nao querem entender ou aprender eles acham que pagando um curso eu irei fazer os trabalhos deles, um cara uma vez me pediu para ensinar como fazer uma loja virtual, mas o cara nem sabia o que era , só que vai ensinar o caminho das pedras muitas vezes o cara nao ta nem ai, ja ajudei uns amigos que nao conheciam nada mas se esforçaram e hj estao ate trabalhando no ramo, mas essa turma é raro de se achar

Rodrigo Lupatini 18/04/2006 às 21:14

Diego,

Faz tempo que não passo por aqui, passei hoje e ao ler este post, não pude deixar de comentar.

Não concordo com as afirmações.
E concordo com opiniçoes como a do Thales.

A preguiça de ler do cidadão – falo cidadão pois vale para qualquer ser vivo no planeta – é prporcional a forma com que ele teve as primeiras abordagens com a leitura.

Para não dar voltas, vou direto.

Quem aqui foi estimulado na escola a ler?
Agora me diga quem aqui foi OBRIGADO a ler na escola?
Ler para não ser castigado!

Acredito que é ai que está o X da questão.

Bom, fica aqui minha opinião.

Rodrigo P. Ghedin 18/04/2006 às 23:48

A fim de não me estender muito aqui, peço que leiam um texto que escrevi abordando toda essa questão acerca da blogosfera brasileira, nesta página.

[]’s

Paul 19/04/2006 às 00:02

Vocês deveriam concentrar-se no tema do site.
Não é a primeira vez que acontece. E, infelizmente, não será a última.
Não se aventurem a temas complicados demais pra vocês, como criticar o povo brasileiro. Coisa que apenas parece fácil. Neste nível em que estão lidando, seria melhor isso num churrasco na casa dos amigos. Fica ridículo aqui, não?
Pensem… Porque vocês são, e continuarão sendo, apenas webdesigners. O nível para uma discussão saudável que produza resultados desejáveis não desce tanto nessa filosofia de banca de jornal que estão armando aqui. E a situação vai ficando cada vez mais ridícula ao ponto de queimar o filme de vosso site.
Vocês não podem falar de tudo. Não é uma questão de liberdade, mas sim de capacidade.
Temas sócio-culturais vão muito além da semântica nos padrões que pregam aqui.
Conformem-se.

Jonathas Scott 19/04/2006 às 10:51

Realmente.. hehe agora o diego ficou no meu time (o dos revoltados) hehehe

Infelizmente o problema cultural vai além do indivíduo.. ele passa pelos imensos (e põem imenso nisso) portões da massa e adentra pequenos orificios da elite.

É nessa hora que o mestre Durkheim está se contorcendo e dizendo: “eu te disse eu te disse”

Infelizmente não temos o hábito de ler, não temos o hábito da justiça, não temos nem mais ética política na tv ou nos periódicos.

Também num pais onde existem milhões de partidos.. cada um dizendo ter a solução… o que esperar !? (lembro da cultual imagem dos 4 burrinhos querendo comer)

Um povo amaldiçoado pela ditadura que até hoje vinga.. porém é a ditadura da ignorância.

Você disse Élcio que se o indivíduo quizer estudar ele estuda, claro eu concordo, mas a questão é que a base da instituição familiar do indivíduo não possui o necessário para lhe passar isso que para nós é claro: “estudar posso não ganhar milhões, mas me conhecerei..”

O auto conhecimento é que nutri os blogs… a vontade de dividir, ser, ter os 15 minutos de fama de Andy Warhol.

Mas mesmo nós Brasileiros na nossa web 0.5, quando copiávamos javascripts de checagem de formulário.. nunca colocávamos os créditos daquele script… e quando aprendiamos com o código de outros então.. pior ainda.. (atire a primeira pedra…)

Não precisamos ir longe.. a 3 anos atrás ficar no chat era coisa de Nerd. Agora meus amigos todos estão no Orkut perdendo no mínimo 3 horas do dia nesta merda.

Sobre o que falam ?! realmente a maioria sobre a vida alheia… gossip, fofoca.

O mesmo princípio se aplica aos blogs, posts que estimulam a fofoca são os posts mais lidos, mais comentados, não necessariamente são os melhores posts em termos de conteúdo e tal… é a questão da informação possuir a sua interpretação… a linguagem do EXTRA é mais facil de entender do que a do JB.

Para exemplificar… este próprio post pr exemplo… gerou fofoca, todos comentam.. e claro está longe de ser o melhor post do tableless.

É isso.. deixei minha fofoca.
Abs
Jonathas Scott

Jonathas Scott 19/04/2006 às 10:54

Você disse Élcio que se o indivíduo quizer estudar ele estuda, claro eu concordo, mas a questão é que a base da instituição familiar do indivíduo não possui o necessário para lhe passar isso que para nós é claro: “estudar posso não ganhar milhões, mas me conhecerei..”

Hehe mal aeh Élcio era Diego o nome certo. hehe

Henrique Pimentel 19/04/2006 às 13:00

A cultura realmente é algo que devemos ter cuidado quando vamos trabalhar. Mas não podemos esquecer do foco do nosso trabalho, existem públicos e públicos.
Existem sim pessoas que não gostam de ler, que tem preguiça e que muitas vezes optam pelo mais facil.
Porém acho que generalizar é muito arriscado e acaba caindo nos clichés que o brasileiro é sem cultura, não estuda e etc.
Ter uma parcela da população que se enquadra nisso é muito diferente que considerar isso a maioria.
Aqui em Belo Horizonte, temos um fato bastante curioso, as pessoas nos onibus e locais de espera, sempre estão com um livro na mão. Infelizmente não tenho numeros absolutos, mas observando no dia-a-dia, voce ja consegue identificar essas pessoas.
Um ponto que eu achei muito interessante desse artigo foi a preguiça e a falta de desconfiometro que alguns designers tem quando vao pedir ajuda.
Mandam o codigo ou o problema e um “se vira”, como se todos estivessem a disposição do camarada para solucionar o problema dele.
Acho que todos aqui adoram ajudar uns aos outros, mas resolver o problema inteiro sem que quem esta pedidindo ajuda nem tome conhecimento do que está acontecendo é algo fora do conceito de ajudar.
Mas acho q isso não é um problema especifico do Brasil ou dos brasileiros, vejo varias pessoas na Deviantart reclamarem da falta de noção quando vão pedir ajuda ou solicitar tutoriais.
Bom, acho q o próprio meio internet, obriga ao usuario exercitar melhor a leitura e a correr um pouco atraz da informação, isso é um começo de um processo longo. Lembrem-se, nem todas as classes sociais incentiva uma população inteligente e pensante, e sendo meio conspirador, acredito que esses mitos que o brasileiro não tem cultura partam justamente dessa camada que quer incentivar o “aculturamento” da população.

Monthiel 19/04/2006 às 22:59

Tive preguiça de ler durantes meus 23 anos de vida. Mas graças a Deus hoje sou um cara que ama ler.
Costumo ler muitos, muitos blogs, tenho uma porção em meu gerenciador de feeds, e também estou aprendendo a escrever. Coisa que exige muita prática; não é tão fácil quanto achei que seria.

Mas com força, estudo e prática, um dia chego lá: tenho fé.

Abraços

Alexandre Sena 20/04/2006 às 01:08

Que bom que essa discussão está tomando conta da blogosfera! É bom estimular o debate de idéias entre os blogueiros e seus leitores.

Zeca 20/04/2006 às 09:49

“Por natureza o povo brasileiro (credo, termo meio político) [sic] não gosta de ler”.
“E não me venha falar que é por causa da educação, comigo isso não cola”
Diego Elis

Compare com:
“Por natureza, o povo alemão é superior”
Hitler.

Não existe isso de “por natureza”, liberte-se de preconceitos idiotas.

Debora 20/04/2006 às 11:04

Oi Diego,

Não acho que deveríamos pensar dessa forma. Afinal, soa um pouco:

“Somos ótimos blogueiros, o que nos atrapalha são os leitores”.

Abraço

Salvador Camino 20/04/2006 às 11:13

Zeca mando muito bem.
Diego se você ta revoltadinho pq continua escrevendo? Vai ler um livro po.
Ainda fica generalizando todo mundo… atitude infantil.

Gess 20/04/2006 às 16:52

Bom, tantas coisas pra falar sobre esse post.

Primeiro, concordo parcialmente com a analise feita sobre o público. (Mas não gosto de generalizações). E acredito na capacidade de aprender e se adequar das pessoas. Por hora, a maioria quer mesmo entrar no teu blog, saber o que tu fez quando acordou, ver uma foto do teu supercilio e dizer “UAU! DELÍCIA :D ~”.
Ou ainda, reclamam quando o post é muito grande. Sem nem ler.

Não falta conteúdo, faltam leitores e sobra soberba.

Bom, o maior segredo do insucesso é tentar agradar a todos.

Com o estouro de fotologs, sites de relacionamento, etc… Fica difícil mesmo encontrar um nixo grande de leitores interessados a absorver algo que não sejam imagens.

Mas o segredo pra mudar isso, creio que seja a humildade e a persistência. É duro virar a noite raciocinando sobre um assunto. Pra escrever o melhor post da sua vida e depois receber, na melhor das hipoteses, 60 visitas. (Metade delas desistiu por contar mais de 6 parágrafos de texto). Mas essa é a triste realidade da maioria dos blogs cults que conheço.

Os visitantes ficam no eixo ‘google’. E ter um link patrocinado nessas horas, faz uma diferença bastante injusta. O que é livre, independente e não-comercial, fica lambendo o mofo das gravátas.

Sinto isso quando vejo o endereço do meu blog espalhando boca-a-boca. Em passos leves.

O que quero dizer é que, nem tudo é conteúdo, a massa ser excluir de ler posts bem desenvolvidos não é culpa da educação, concordo, nem da falta de interesse. Mas a carne é fraca e o apelo comercial para coisas mais lucrativas é maior.

Não se pode esperar que todos tenham uma opinião formada sobre tudo, ou que queiram o fazer. Históricamente NÃO É ASSIM. NÃO PRECISA SER. Sempre bastou um ou outro visionário rebelde, pra mudar alguma coisa. Assim como também são poucos que enfiam lixo goela a baixo desse povão todo.

Então, o segredo é humildade, escrever por escrever, não esperar nenhum retorno. Alimentar o ego de uma outra forma.

“Todo conhecimento é voltado, em sinteze, para se mostrar”.

Devemos reprimir isso, e fugir dessa linha, ao máximo.

Gess 20/04/2006 às 17:02

O povo não tem culpa nisso, se existe um culpado, cabe ao povo o papel de vítima.

Mas acredito que algo não pode ficar em lugar melhor, do que aquele que isso se auto-pôs.

Alberico Souza 21/04/2006 às 12:36

Não pense você que isso é “coisa de brasileiro”. Basta você ver comentários de sites como o slashdot para ver que 90% é flame.

Isso de ter preguiça de ir atrás é da natureza humana, ninguém é obrigado a saber tudo de computador, elas sempre irão ao caminho mais fácil, ainda mais quando ela somente querem resultados práticos e ao invés se aprofundar no assunto, por variados motivos… Reclamar disso seria o mesmo de um farmacêutico falar, “odeio quem vem aqui só pra perguntar se tem alguma coisa pra dor de cabeça e nem ao menos procuram no google como o ácido acetil salicílico agem nos neurotransmissores aliviando a dor.”

Estamos na mesma situação do farmacêutico, ele sabe muito de um assunto que não sabemos, e quando nós procuramos ele e vice-versa, queremos resolver o nosso problema e não entrar no campo de trabalho do outro. Se quisermos um dia sintetizar uma aspirina, iremos procurar um químico ou farmacêutico para nos dar dicas e dizer algumas coisas, e se um dia eles quiserem fazer um site irão procurar alguém que os guie, claro que se essa “consultoria” não for paga não podemos exigir nada, e quando alguém acha que você tem obrigação de ajudar, isso já é outro assunto, chama-se cara-de-pau e todo mundo tem um pouco.

Também não gosto de ver brasileiros metendo o pau em brasileiros, como se fôssemos inferiores a outros povos, o comportamento que vemos é igual em todos os lugares do mundo, cito como exemplo ao que se auto-denomina comunidade open-source. Essa comunidade se distribui em 10% de sites de notícias e especulações, 80% de sites que reproduzem as notícias e especulações dos outros sites ou que fazem homenagem a algum software. Os outros 10% se dividem na parte técnica, onde 0,1% escreve o código ou produzem de alguma forma, e os outros 9,9% falam sobre o código. Estou falando isso, pois somente os 0,1% fazem algo produtivo que é o que realmente sustenta o movimento open-source e o resto apenas procura alguma de se aproveitar…

Gess 21/04/2006 às 14:04

E ve se pare de fazer julgamentos e fale de um modo geral, sem apontar o dedo.

Fazendo isso, você comete um erro igual ou maior.

Renato 21/04/2006 às 23:47

Concordo com o artigo do Diego.

Se as coisas fossem como muitas pessoas postaram aqui, com toda certeza não viveríamos do jeito que vivemos. Não viveríamos em um paizinho de bosta, tendo que ver políticos fazendo a “dança da pizza” entre outras coisas e não fazer nada.

O que temos em excesso é sangue de barata nas veias e falta de vergonha na cara para mudarmos muitas situações.

Infelizmente isso é uma herança (maldita) que carregamos. Uma parte por sermos de origem latina e outra religiosa, principalmente a católica.

Pedro Vilas Boas 22/04/2006 às 21:28

vou deixar aqui o que eu penso sobre o que vcs estão pensando.

Quando alguém falou que blog é pra conversar com outro blog?

é um tipo de site que geralmente é atualizado frequentemente…. mas pode existir qualquer tipo de postagem.

o postsecret foi eleito o melhor blog (esqueci vi isso) e não tem nenhum tipo de conversa com outro blog.
o lifehacker sempre tem posts e nunca vi ele respondendo a um post de outro blog….
Aliás… o que eu vejo por ai nos blogs de fora é o normal… noticias, links para notícias, hakcs etc

esse tipo de blog (de-conversar) pra mim é novo… não lembro de ter visto algo igual por aí.

nos populares da technorati não tem muitos de-conversar…. ou pelo menos não são a maioria.

tá mó alforria por causa desse sentimento novo “falta de conversa entre blogs”… mas eu não consigo ver algo de relevante nisso.

e tbm não vejo nenhum outro blog reclamando disso.

——————–
acredito que no meio de milhares de tipos, formas, gostos, de blogs … este de-conversar é mais um.
e esse sentimento de solidão, falta de interação entre blogs, é unica e exclusivamente de quem faz um blog do estilo de-conversar

pq ,por exemplo, nunca vi isso no blogscoped , no zdnet, no forevergeek…

Giovani 24/04/2006 às 15:29

Lamentável esse post: Comentários como esse perece papo de boteco de esquina. O brasileiro é isso, o brasieliro é aquilo… Vocês deveriam se manter dentro do assunto que o site se propõe… Não entrar em discussões sócio-politicas, do qual vocês não têm domínio.Texto jóia e uma tijolada nesse “conceito”: “De repente diversos posts estavam aparecendo, um linkando o outro, numa engraçada panelinha para falar sobre a falta de cultura brasileira. Segundo eles, o problema dos bloggers brasileiros são os leitores. Segundo eles então o internauta brasileiro e pior, o brasileiro em si seria apenas um burro ignorante com preguiça de ler e eles, os poderosos pro-bloggers estariam tão acima disso que parecia que os brasileiros não era páreo para seus excelentes posts.”
Douglas d’Aquino
http://nglobe.i.ph/blogs/nglobe/?itemid=20#commentform

Douglas d'Aquino 24/04/2006 às 19:41

Pedro, eu vejo algo de muito relevante nisso: estrelismo.

Sinceramente, toda vez que vou no A List Apart aprendo alguma coisa, nem que seja um conceito. Faz quase um ano que eu não aprendo nada aqui.

Só vejo propaganda para seus amigos, este é o fruto da minha indignação. Vocês se fexam em um pequeno círculo e depois reclamam que ninguém entra nele?

Como nosso amigo Pedro disse, esse negócio de conversação entre blogs e linkagem soh por linkagem (como eu vi em alguns posts) só acontece aqui, nessa incultura que vocês rotulam

infelizmente a incultura é por parte de vocês

e Giovane, obrigado pela citação, nossa intenção não é dar tijolada em ninguém, mas como todo escritor e (por quê não) web jornalista, devemos falar o que pensamos, com honestidade e imparcialidade e foi o que fizemos, sem intenção de ofender, mas sim de mostrar outro ponto de vista.

Pedro Vilas Boas 25/04/2006 às 01:33

Dois feedbacks!

> sobre o sistema “acompanhar comentários (notificações via email)” não funcionou..eu marquei mas não recebi notificação =\

> e o site.. as vezes q eu acesso a URL, o firefox dá como documento carregado mas não aparece nada, a pagina não aparece …. e também dentro do site acabou de acontecer: fui clicar para entrar aki nos comentários ; e quando cliquei em “links”

—-

ah … e poxa, eu juro …. juro que não quero ofender ninguém, mas esse negocio de “grupo fechado” que o Douglas disse acima faz-se sentir.
Eu não sei explicar bem… mas nós que não participamos do grupo de amizade de vcs, sentimos “excluídos”…
É claro que isso não é formal, é claro que de fato vcs não são grupo fechado… vcs, nos podcasts, falam dos comentários e tal…

pode ser tbm q eu me sinta excluido pq não frenquente muito o site.

pelo amor de Deus, hein. eu não quero (com o comentário) ofender ninguém…to escrevendo isso pq talvez ajude, sei la :-? ? :-/

\o

Daniel Pádua 26/04/2006 às 17:38

“Por natureza o povo brasileiro (credo, termo meio político) não gosta de ler. E não me venha falar que é por causa da educação, comigo isso não cola, quem quer estudar, adquirir conhecimento, aprender, se esforça para tanto.”

Essa é provavelmente:

a) uma das 10 generalizações mais estúpidas sobre um povo heterogêneo como o brasileiro…
b) uma das 10 avaliações mais preguiçosas e limitadas da realidade sócio-cultural…
c) uma das 10 demonstrações mais claras de alienação por parte de um blogueiro…

…de tudo o que já li na minha vida.

O engraçado é que o argumento nem é novo. É quase lugar-comum na elite brasileira. Pena ler esse tipo de lixo reducionista num site com a reputação do Tableless.

Xavier » Blog Archive » Sobre Blogs 19/05/2006 às 12:18

[...] Se você lê vários blogs percebeu que um assunto muito comentado, e que continua sendo, é sobre a blogosfera brasileira. Caso tenha tirado ferias em marte e esteja mais perdido que filho de prostituta nos dias dos pais, pode ler Bernabauer.com, Revolução etc, Meio Bit, Blog do Jônatas, novo MUNDO, Contratitorium, Tableless e ouvir o Blog Bits. [...]

Diario Brasileño » Blog Archive » ¿Qué ocurre con la blogfera brasileña? 31/05/2006 às 03:22

[...] ¿Qué ocurre con la blogfera brasileña? ¡Hola pequeños! Bueno, en los últimos tiempos la Blogosfera brasileña creó una gran discusión sobre su propia calidad y porque dueños de blogs no responden comentarios o porque los visitantes no hacen comentarios. Creo que ha llegado la hora de yo decir lo que pienso. Esa discusión ya ha generado un podcast de BlogBits Podcast, llamado Blogosfera Brasileña, que ocurrió hace un mes, y hasta ahora los blogueros están conversando sobre eso. Aquí están algunos de los ejemplos, pero aquí van las mejores opiniones, desde mi punto de vista: estos dos de Bruno Torres, ese de Henrique Costa y ese otro de Cris Dias. (esa idea fue copiada de Fabio Seixas, creo que todos deberian hacer lo mismo, linkar, linkar y linkar). Ya es un buen comienzo. Si una sola discusión ha generado más de un mes de entradas en tantos blogs diferentes, es porque la Blogosfera Brasileña está mejorando. Yo soy muy nuevo en ese mundo, pero creo que es lo que ocurre. En mis posts, yo siempre muestro los enlaces de lo que digo, para que tú, visitante, puedas conocer de donde vienen todas esas cosas. Eso todo es parte de la Web 2.0, la información clara, directa y precisa, con la participación de todos los internautas. Por lo menos llegué a tiempo… Ayer descubrí que hay algo llamado de trackbacks, que sirve para charlar entre blogs. Voy a utilizarlo mucho, sin embargo no lo tengo acá en Blogger, solo cuando yo estea en WordPress. Por hoy no hay audio ni vídeos… ¿hay alguien leyendome acá? [...]

BlogAjuda » Problemas da blogosfera brasileira 09/08/2006 às 11:51

[...] Leitores preguiçosos (por Diego Eis, do Tableless). [...]

marcelo 28/04/2007 às 23:51

concordo
comecei um blog onde eu escrevia versos, mais parei, pois nem os meus conhecidos visitavam. aqui no Brasil três assuntos fazem sucesso: futebol, mulher pelada e música de péssima qualidade.

adrianoluis rambo scavoni 15/06/2007 às 19:57

Escrevi um artigo na minha faculdade na cadeira de relações humanas, um trabalho final. Não sabia que existiam mais pessoas que achavam que existe uma cultura maldita no país.Gostei do conteúdo, gostaria de saber como faço para enviar meu artigo.Se chama A importância da motivação na condição de vida do povo brasileiro. Estou cursando recursos humanos e como resultado na minha opinião como soluçõ para resolvermos está questão cultural, é apagarmos e deixarmos de assistir a televisão.Funcionou comigo e não tenho mais extress e depressão.