Nunca trabalhei seriamente com design na minha vida inteira. Não sou daqueles designers reconhecidos, que fazem layouts maravilhosos e ganhadores de prêmios. Sou um mero curioso sobre essa área. Gosto muito de estudar esses assuntos chatos que os programadores não entendem.
Quem já assistiu minhas palestras, sabe que eu gosto um bocado de brincar com esses dois mundos. É interessante porque são pessoas diferentes e por isso as preocupações também são diferentes. Mas na maioria dos lugares, no final das contas será o designer que terá mais contato com CSS. Não estou dizendo que CSS não é interessante para o programador. Longe disso. Mas quero puxar a sardinha agora para o lado dos designers. Ok?!
O CSS funciona como uma extensão das ferramentas do designer. Não me importa qual programa o sujeito usa para fazer o layout (eu uso Illustrator, definitivamente o melhor programa para se fazer layouts, mas este é outro assunto), quando ele passa para a parte de código, o CSS funciona como uma extensão para o planejamento e execução do desenvolvimento do layout.
Portanto, se é obrigação do designer saber utilizar um programa gráfico, é também obrigação saber utilizar o CSS e saber suas limitações. Será o CSS que comandará a parte gráfica do site. Hoje em dia o CSS já trás grandes possibilidades para comandar o visual das páginas. Claro, algumas dessas possibilidades precisam de uma técnica alternativa, mas nada de outro mundo.
Designer de web que se preze, deve saber CSS (HTML nem se fale). Não é coisa de programador. Por favor…
CSS é uma linguagem visual, tudo muito fácil, tudo muito simples de se entender. Se você é designer e pensa o contrário, está na hora de atualizar seu currículo. Atualizar sua bagagem de conhecimento e prestar algum tempo para aprender. Ficar escondido atrás de um programa WYSIWYG é coisa do passado. Sei que essa última frase vai gerar um certo BUZZ, mas para bom entendedor um pingo é letra.
27 Comentários
Pablo Almeida 19/12/2006 às 15:03
Graças a Deus alguém concordando comigo…
Então eu acho que comecei bem…estou mandando muito bem em HTML e CSS…esse ano ano aprendi tableless graças ao blog-site de vocês…também peguei mais experiência em design…enfim…que todos sejam felizes em 2007 com o CSS…validado ou não! O IMPORTANTE É FUNCIONAR! :-d
Kabloc 19/12/2006 às 15:21
Na verdade para um bom entendedor pingo é qualquer caractere. Brincadeira de programador… :d
Guilherme Rambo 19/12/2006 às 15:49
Realmente tem muito designer por aeh que pensa que o lance eh só saber mecher no photoshop e pronto.
Ótimo post!
Rangel 19/12/2006 às 16:04
Realmente bom post, eu achei meio que uma bronca pra alguns q se dizem designers e q nao manjam nada de css e fazem tudo cheio de tabela ou com os estilos direto no html.
E também uma bronca para os programadores que, como eu, não manjam nada de CSS, é sempre bom ter uma noção par ter argumentos caso precise alterar alguma coisa e/ou dar sugestões!
Abs
Ian Liu 19/12/2006 às 16:44
As vezes até programadores acabam aprendendo! As novas bibliotecas GUI (Graphical User Interface, ou interface gráfica) que estão aparecendo por ai usam o CSS como padrão para aplicar estilos nos componentes gráficos
Cledison Eduardo Fritzen 19/12/2006 às 17:15
Quanto mais conhecimento um designer tiver de programação e vice-versa, melhores serão seus trabalhos e maiores serão os números de oportunidades.
Carlos Eduardo 19/12/2006 às 17:56
Muito bom seu post, concordo totalmente com você!
O ideal é se ter noções de Design para trabalhar com HTML e CSS, pois é uma edição de códigos que dá resultados visuais, e foi justamente esse fato que me atraiu tanto nessas áreas!
É por isso que reforço a idéia de que não tem como separar Web Design de HTML e CSS, pois tudo está diretamente ligado à parte visual do site, tornando o desenvolvimento Web fascinante
Tarcísio Sassara 19/12/2006 às 19:18
Ah! Nem é puxar sardinha não. (:
É até bom essas opniões pra que o pessoal fique mais ligado em seus “deveres”.
Imagina um rapaz no Illustrator fazendo um layout e passando para o colega do lado para se matar no restante do trabalho. Incluindo o CSS e XHTML!
E ainda existem aqueles que são “multi-uso”, do tipo que trabalha no design e na programação. Eu não acredito muito nisso não.
Alexandre 20/12/2006 às 01:06
Concordo com o post ,
mas não concordo com que falaram que não tem que saber de tudo , quanto mais voce souber melhor… :-c
Caio Manicni 20/12/2006 às 08:55
Olá cara, tudo bem?
Você já pensou em fazer uns videozinhos dando uns macetes do Illustrator?
Seria legal para o pessoal que sempre trabalhou com CorelDRAW, para conhecer um pouco de outra ferramenta.
Carlos Eduardo 20/12/2006 às 09:22
Eu já defendo a idéia de que você não precisa saber tudo… O melhor é se focar em uma área, para saber o mais possível, dedicando seu tempo a isso.
Mas quanto a CSS e HTML, o ideal é que se tenha noções de design sim. Aí concordo que se tenha conhecimento sobre as duas áreas, até porque elas interferem no visual do site, então seria contraditório dizer que uma coisa não está ligada a outra.
Camilo 20/12/2006 às 09:33
Eu acho que não era pra ser assim.
O designer deveria cuidar do design, outra pessoa cuidaria do CSS e do HTML e o programador faria a parte dele.
Mas como foi acontecendo, os dois primeiros formaram um só.
Aprendi HTML há alguns anos e estudo CSS há meses, adoro mexer com isso. Mas é diferente de design.
Em um se mexe com visual, no outro com números, regras estritas e tal…
Mateus 20/12/2006 às 09:36
E beleza mais um natal chegando e um ano novo repleto de mto código e css…hehehe…
Muitas vezes os designers não entendem que necessitam aprender o css pra não cometer erros de layout no momento de construir o css…por isso concordo plenamente com um comentário ae em cima que não basta o designer conhecer apenas o photoshop…tem q saber um pouco de programação e mto de css hehehe…ou pelo menos o suficiente pra não deixar com que o seu lindo layout seja impossível de montar e fique descaracterizado.
Parabéns pelo post e cada vez mais o tableless está atingindo o mercado…graças a colaboração de todos.
Parabéns pelo site tmb pessoal, muitas ajudas esse ano foram tiradas daki.
Abraços a todos e feliz natal.
Felipe 20/12/2006 às 10:37
Não concordo muito com o que o pessoal tem falado. Quando falamos em design temos que lebrar que esse não é fazer um site “bonitinho”. Muitos acreditam nessa tese que o designer faz coisas mirabolantes sem ter um pq.
O “design” de um site não está apenas ligado as cores e fontes… existem coisas acima disso… arquitetura da informação, comunicação com o público-alvo… linhas de comunicação visual que a empresa utiliza … todos esses e muitos outros são elementos que devem ser cuidados quando se projeta um interface.
Eu defendo de todas as maneiras um designer ou diretor de arte web (como vcs preferirem) trabalhar com todos os layouts e elementos necessáriso para criação do mesmo… uma segunda pessoa para viabilizar esse projeto html, css, flash… e daí sim um terceiro caso seja necessário programação pesada.
Na minha humilde opinião quem quer saber tudo acaba não sabendo nada… sei que conhcimento é tudo… mas para um designer muito mais vale buscar conhecimento e refenrecias visuais do que ter que ficar aprendendo linguagens e coisas que não irão agregar quando o momento for de criação.
Danilo Cesar 20/12/2006 às 11:12
Infelizmente, pequenas empresas de Design não podem se dar ao luxo de contratar um profissional para programar e outro pra fazer apenas design.. Se tiver um “2 em 1″ é contratado na hora…. Nem q o cara não seja tão bom.
Trabalhei em empresas maiores, e ter uma boa noção de CSS e HTML ajuda bastante, mas não há nada melhor do que “fazer apenas a sua parte”, no meu caso, programar.
João Felipe 20/12/2006 às 11:59
Vi alguem dizer ai acima que tinha que existir uma passoa para o visual, outra para xhtml e css, e outro pra programar.. Realmente. Mais isso numa empresa que nao trabalha somente com web pra ter um Designer prórpiamente dito!
Eu me considero um Web Designer, pois minha especialidade é web. E para um bom Web Designer, o essencial é saber desenhar layouts, xhtml, css, e ainda saber adpatar esses itens um pouco com a programação, para nao ficar perdidão quando um projeto voltar de um programador. !!!
Camilo 20/12/2006 às 13:01
Sim.
Eu penso que deveria ser assim na teoria.
Na prática é muito difícil acontecer mesmo, é bem mais caro. Mas acho que seria o ideal.
Nem nas empresas de web funciona assim, o designer precisa saber alguma coisa de programação.
Eu além de estudar design, fazer faculdade de design, pesquiso na internet sobre como estruturar no browser o que faço no photoshop.
CubaGames » Eu Sou Designer de CSS! 20/12/2006 às 14:31
[...] Lendo um post bem interessante no Tableless, eu achei uma boa definição para a minha pessoa. Designer de CSS. [...]
Felipe 20/12/2006 às 16:45
Pessoal, meu objetivo não é gerar intriga ou qualquer coisa do tipo, mas acho que existe uma confusão do pessoal quanto a palavra design e designer. Sabemos que existem mil definições webdesigner, designer de interiores … blá blá blá… mas como diz Radfharer somos todos DESIGNERS…
Falei um monte e não disse nada, oque me motivou a escrever esse post foi a definição do colega acima… pessoal… quem faz CSS não é designer… CSS está mais para programador do que designer… se eu pego um layout pronto e viabilizo ele pra internet seja em htm, css, flash ou o que for eu estou trabalhando como um arte-finalista seria em uma peça para impressão…
UM VIABILIZADOR…
Existe uma famosa frase que diz…
Design não pra ontem. Design é pra quê ? Pra quem ? Por quê ? e finalmente por onde …
e somente nesse último “por onde” é que se encaixa o viabilizador… que talvez sem querer menosprezar pode ser o menos importante, ou que sabe o mais importante…
No outro post que fiz, muitos disseram que trabalhar com coisas extremamente separadas é o ideal mas difícil devido custos e etc…
acredito que o ideal é o que devemos buscar de uma forma ou de outra…
Felipe 20/12/2006 às 16:47
Pessoal, meu objetivo não é gerar intriga ou qualquer coisa do tipo, mas acho que existe uma confusão do pessoal quanto a palavra design e designer. Sabemos que existem mil definições webdesigner, designer de interiores … blá blá blá… mas como diz Radfharer somos todos DESIGNERS…
Falei um monte e não disse nada, oque me motivou a escrever esse post foi a definição do colega acima… pessoal… quem faz CSS não é designer… CSS está mais para programador do que designer… se eu pego um layout pronto e viabilizo ele pra internet seja em htm, css, flash ou o que for eu estou trabalhando como um arte-finalista seria em uma peça para impressão…
UM VIABILIZADOR…
Existe uma famosa frase que diz…
Design não pra ontem. Design é pra quê ? Pra quem ? Por quê ? e finalmente por onde …
e somente nesse último “por onde” é que se encaixa o viabilizador… que talvez sem querer menosprezar pode ser o menos importante, ou que sabe o mais importante…
No outro post que fiz, muitos disseram que trabalhar com coisas extremamente separadas é o ideal mas difícil devido custos e etc…
acredito que o ideal é o que devemos buscar de uma forma ou de outra…
Antes esqueci…. mas agora não
Abs a todos e gostaria de dizer que estou a pouco tempo acessando esse site, mas estou gostando muito da participação do pessoal…
falow
Luis Augusto Vulcanis 21/12/2006 às 00:30
É o que sempre digo para os meus alunos. Quer ser webdesigner, então saiba (bem) HTML e CSS.
Mateus 21/12/2006 às 10:44
Felipe…não estamos dizendo que o designer necessite programar em css. Não precisa, ele precisa saber efetuar o bem visual e que atinja o publico alvo. Contudo, em experiência da empresa que trabalho. Acredito que o designer que trabalhe nessa área, necessite ter conhecimento básicos sobre o css para poder ter uma opinião e poder ouvir opiniões de melhorias no visual podendo assim haver um debate sadio entre a equipe, pois em um site web para fazer o mesmo evoluir, a equipe deve estar bem centrada.
Mas concordo quando você diz q o designer não precisa saber como montar todo o css.
Abraços..
Areta do Bem 21/12/2006 às 12:07
Mais uma vez concordo!
Não sou Designer por formação.
Sou do time dos curiosos.
Adoraria fazer layouts “de babar”!
Mas quando vou fazer um layout, eu já penso em como vou disponibilzar aquilo no CSS, não tem jeito!
Antes de definir a “cara” do site, preciso saber e pensar se é viável fazer e como fazer aquela “beleza” ter o mínimo de imagens, o máximo de estilo em cascata possível…
É certo de que estou aprendendo, mas me conforta saber que estou no caminho certo.
Abraço,
Klaus 23/12/2006 às 00:50
É pessoal, esse post me faz ficar cada vez mais AMIGO DESSE SITE, tai uma boa campanha !!!
Ps. E o livro? sai ou não sai?
Abraços e obrigado por todo o conteudo de 2006
AAron 04/01/2007 às 17:14
meu. qual gerenciador de conteudo que vc usa???
Campanha programar é grátis: Eu sou um bunda mole « Eu vou aprender PHP 09/12/2008 às 10:03
[...] Campanha programar é grátis: Eu sou um bunda mole December 9, 2008 O post do Marco Gomes foi como um tapa na cara, mas um daqueles tapas que o faz acordar para vida e perceber certos erros que comete. Teoricamente, eu não tenho a obrigação de saber programar, afinal sou um estudante de comunicação social, mas quando se trabalha com web, principalmente em estúdios, produtoras e agências pequenas, é importante saber de tudo um pouco. [...]
Rodrigo Nery 11/06/2009 às 18:37
Não acho que seja um “bundão”,
programo em php, asp, jquery, javascript… css e html ou xhtml nem acho que seja programar.
Mas sofro muito com designer.
Entretanto, sou feliz
Não me sinto um bundão.