O Google lançou sua presença no mercado de browsers. Atitude interessante mas que para mim não quer dizer muita coisa. Ter um novo browser não muda muito (a minha) a vida dos desenvolvedores. Lembre-se que não importa quão bom seja o Firefox, Safari ou o Google Chrome, nós, desenvolvedores temos sempre que nivelar tudo por baixo, pelo Internet Explorer 6. Se o Chrome ou qualquer outro novo navegador ajudar com que o IE6 seja definitivamente descontinuado, eles serão bem-vindos. Caso contrário, o lançamento de bons browsers só vai, por assim dizer, brochar a vontade dos profissionais que querem utilizar recursos mais avançados do CSS mas não podem por conta do IE6. O IE7 foi um avanço interessante. O IE8 está pretendendo ser. Mas até mesmo o IE8 não vai ser muito útil enquanto ele não tomar a o lugar do Internet Explorer 6. O mesmo vale para qualquer outro browser.
Do que adianta eu utilizar PNG transparente para os browsers que suportam canal alpha e ter que continuar recortando imagens para fazer um bom trabalho no IE6? A Microsoft sabe que ela criou um monstro, e ainda bem que ela reconheceu isso e tomou alguma atitude.
Vou ter muito mais prazer de trabalhar quando ouvir a notícia da descontinuação do IE6, do que sobre o lançamento de um novo browser. Por isso eu não fico 100% satisfeito com o Chrome, nem com o Firefox 3, nem com atualizações do motor WebKit. Não porque não quero, mas porque vou continuar tendo o mesmo trabalho que sempre tive para fazer sites.
Vou continuar tendo as mesmas preocupações, vou continuar fazendo as mesmas técnicas manjadas e trabalhosas. O problema continua sendo o passado. É o IE6 que ainda dita as regras.
124 Comentários
124 Comentários
Guilherme Rambo 02/09/2008 às 17:14
100% verdade, infelizmente =\
Fernando Dutra 02/09/2008 às 17:19
Concordo com sua opnião Diego, enquanto o ie6 não morrer nós estaremos presos a velhos macetes que dificultam nosso trabalho.
Adriano 02/09/2008 às 17:21
Pelo que parece, o Chrome não tem como principal objetivo mexer com a vida do desenvolvedor, mas melhorar a experiência do usuário comum. Me parece que os avanços maiores são na interface, e não na interpretação das páginas…
Jason Divless 02/09/2008 às 17:21
Concordo 100%…
Julio Fragoso 02/09/2008 às 17:26
belo post Diego… temos que nivelar por baixíssimo IE6.
e agora temos mais um navegador para aumentar o leque cross-browser.
mas vai o dia que a google colocar na página inicial para baixarem o chrome… e um dia o IE6 deixar de ditar as regras…
Teclei sonhando ou profetizei ???
Diego Eis 02/09/2008 às 17:29
Por isso mesmo Adriano.
Eu quero melhorar a vida do usuário e dar para ele uma experiência melhor. Quero fazer cantos arredondados sem imagem, degrades sem imagem… Isso vai melhorar a vida dele e a minha. Não quer saber como é a interface do browser, quero saber como ele vai renderizar meu CSS. Quero saber meus limites, e infelizmente, tudo isso é ditado pelo IE6. Até ele ir embora.
Alex Souza 02/09/2008 às 17:32
Nada a ver uma coisa com a outra. Não que vc n tenha razão qto ao IE6, mas o fato dele ser uma merda n tira o mérito do lançamentos de outros bons browsers. Talvez se o Google conseguir oferecer uma certa pressão, é bem provável que force a M$ a forçar um Upgrade para o IE8. Quem sabe…..
Lua 02/09/2008 às 17:35
realmente, nada demais
Turco 02/09/2008 às 17:49
Isso eh verdade eu acabei de ler e falar com a minha equipe de trabalho.
Obrigado pela informação.
James Clebio 02/09/2008 às 17:59
Tô de acordo com o Diego. IE6 me tira muito o sono. E o Chrome… Bom, o Chrome é um browser novo, novinho, talvez muito bom, mas meu sono continua sendo atormentado…
Claudio 02/09/2008 às 18:12
Diego,
talvez vc não tenha percebido a sutileza da estratégia do Google.
Quem já foi a um Google Developer Day sabe a que me refiro: O Google deseja revolucionar a WEB fortalecendo os seus padrões como um todo.
Na leitura feita no book do chrome percebe-se claramente isso.
A web evoluiu para uma plataforma de aplicativos. Não é mais pura e simples biblioteca virtual. São mercados, comercios e negócios. Sim, dinheiro, muito dinheiro!
E pra que isso dê certo é preciso que os padrões estejam bem estabelecidos e amplamente divulgados.
Se temos uma plataforma única acessível e com um padrão fortalecido, basta a construção de apenas um “branch” do nosso aplicativo para que ele funcione em qualquer so. Pois ele está livre do SO.
Por acaso, conhece uma empresa que deseja que seus aplicativos funcionem em qualquer plataforma? Que existe a nível mundial e tem milhões e milhões de usuários?
Essa é a aposta do Google. A WEB como plataforma de aplicativos.
O navegador do Google é justamente isso, um alerta para o novo rumo da web.
Com o foco principal nos desenvolvedores de navegadores e em segundo plano nos usuários.
Até mais
Diego Marques 02/09/2008 às 18:14
é verdade, temos que nivelar sempre por baixo, mas acredito que o tempo e a evolução fará com que um dia, velhos navegadores (ie6) não sejam mais utilizados.
Helber Guerra 02/09/2008 às 18:26
Por isto sou a favor de colocar uma mensagem no site: seu navegador não é compatível com o site, favor instalar um mais decente.
Ao fazer-mos isto para sites que não são nosso ganha pão, quanto mais sites, mais o usuário ficará acuado e irá trocar seu navegador.
Marlon Quandt 02/09/2008 às 18:29
O Chrome tem uma nova abordagem que é separar em processos as abas do browser, como um sistema operacional, pois cada site que visitamos hoje, é praticamente um aplicativo que usamos no dia-a-dia (e-mail, agregador de feeds, site para acompanhar a bolsa de mercados, etc…)
Então, com um processo para cada aba, se houver algum problema em uma aba, perdemos somente aquela aba, ou se uma aba estiver muito lenta, afeta somente aquela aba, nos permitindo utilizar as outras normalmente.
Bom, mais explicações nessa história em quadrinhos feita pela equipe google chrome: http://books.google.com/books?id=8UsqHohwwVYC
DGmike 02/09/2008 às 18:33
Na minha humilde opinião (programador/designer) tenho a seguinte opinião: comecem a parar de programar para IE6 aos poucos.
Colocar um banner de morte ao IE6 e coisas do gênero. Quem sabe uma implementação a menos, uma transparencia a menos, mas sempre informar ao cliente que o ideal é ele parar de focar-se no IE6.
Claro, não é por causa de um browser ruim que vamos deixar nosso usuário em maus lençois. vamos implementar sim, mas vamos fazer com que a experiencia do usuário seja melhor em outras instancias, o IE só resiste porque o usuário não sabe como se atualizar ou mesmo não quer se atualizar, afinal ele sabe que seu browserzinho vai ver como todos os outros.
Lembrem-se sempre há a mudança quando há a necessidade!
Leonardo Sanchez 02/09/2008 às 18:52
Bom, nao sei se ele veio para ajudar (desbamcar o ie6) ou atrapalhar (utilizaçao de hacks) ,baxei o navegador.. instalei e fui testa em uma pagina nos padroes web, que foi testa no firefox2 e 3 ,opera, ie7 ..e o chrome ja apresentou problemas de posionamento.. bom é apenas uma primeira visao.. nao foi testado a fundo e tambem o navegador é beta.. Hj em dia nao estou mais utilizando hacks para IE6 ..temos de forçar os usuarios a atualizarem seus browsers.. n importa de que forma.. utilizando as velhas frases.. “melhor visualizado no Firefox3 e ie7″ um retorcesso aos padroes web.. mas fazer o que, desenvolver hacks para cada navegador lançado ou atualizado nao da mais! Vai ser dificil desbamcar o IE6 pq vem instalado junto com o XP, e o win vista ainda nao “pegou”.
Joao Paulo Faria 02/09/2008 às 19:25
Quem disse que era para o Chrome ser a panacéia dos designers?
A historinha contada pelo Google bate em muitos aspectos além do layout. Tudo, absolutamente tudo para viabilizar que aplicativos cada vez mais poderosos migrem para web. Velocidade, estabilidade, privacidade, segurança.
Chega de página bonitinha e burra. O que eles querem é mover as –aplicações– para web. Isso com interface decente.
Legado é o calo de qualquer coisa na computação. Só o tempo resolve isso. Não é nem Google, nem o Steve Jobs, nem o Benedito XVI resolvem isso…
Sorte de quem não tem legado!
Guillermo Guerini 02/09/2008 às 19:25
Diego, infelizmente você está certo. Por outro lado, agora temo uma gama maior de browsers com qualidade, como o FF3, Safari 3, IE 8 (??). Isso é excelente, pois nunca tivemos em um momento tão bom quanto esse. Mas creio que o ponto mais importante é que devemos pouco a pouco, literalmente abandonar o IE6. Se a MS não faz, nós podemos fazer.
Com a força da comunidade (sabemos que temos) podemos parar de suportar isso e forçar as pessoas instalarem um browser decente. Não será fácil mas é o único jeito.
O IE 6 é de 2001, se não me engano. São sete anos, e se tratando de tecnologia, é MUITO tempo. Acho que já fizemos o bastante por ele.. mas agora, não dá mais.
É isso.
Abraço
Mateus 02/09/2008 às 19:33
poxa cara… que pessimista este poste… tive a impressão de numca vou me livrar do ie6
luiz tarabal 02/09/2008 às 19:59
Espero que a ‘Mico’soft tenha recebido a noticia de lançamento deste brownser como um alerta, nao da mais para continuar bancando “o desenvolvedor de hacks para IE”, ja esta na hora deles entrarem nos padroes, com tantos dispositivos moveis por ai e com todo os tipos de OS disponiveis vai ser facil nao achar uma maquina com IE daqui uns meses, dai pra frente a microsoft que sabe, se continuar tentando impor suas regras vao acabar sozinhos no mercado, graças a deus os projetos sobre web semantica, css ao extremo entre outros estao quebrando o pau la fora, todo mundo se mobilizando para melhorar, ou a mico soft entra tb ou seu futuro podera ser um misterio.
Ricardo 02/09/2008 às 20:28
infelizmente concordo plenamente com vc
;/
Homeless » Chrome, o navegador Google 02/09/2008 às 20:58
[...] saiu o browser do Google. Ainda não é a maravilha como falam nas noticias, mas como diz o Tableless, se ajudar a acabar com o Internet Explorer 6 já tá [...]
Rafael Ximenes 02/09/2008 às 21:14
Fala Diego..
tá.. concordo com o que foi dito… agora… pq temos ainda que nos preocupar com o IE6? pq mt gente usa?
Pq não adotamos a seguinte ATITUDE: façamos as coisas pra browsers novos (IE7/8, FF3, Chrome, Opera, Safari)! Danem-se os que só tem ie6…. parece brusco? mas assim as pessoas sobem a versão!
Enquanto tiver um site que funcione, pra eles está bom, mas quando o site favorito de receitas parar de funcionar, o suário vai se mexer e aualizar a joça do ie6..
Pode parecer brusco, mas penso da seguinte maneira: Um estabelecimento que não tem uma rampa para deficiente, vai ficar sem o cliente, até que esse cliente deficiente arranje um jeito de chegar ao estabeleciento.
Pareceu cruel? não perca tempo me criticando, sou noivo de uma menina cadeirante e sei o que falo.
Também sou designer e sim, já estou revoltado de ter que me preocupar com ie6…. sempre coloco como requisito para os sistemas para os quais desenvolvo interfaces, navegadores novos.
Enfim…
que tal sairmos dessa situação fácil de lamentar e passarmos a agir? que tal um movimento anti-ie6?
Cara, isso seria tão simples, uma vez que ele tem n falhas de segurança! é só falar pro usuário que a chance de ele ser invadido é muitas vezes maior do que se usar um browser novo.
Não adianta chorar, Windows XP vem com IE6… e ele não vai deixar de existir tão cedo. A gente sabe como as coisas funcionam.
Enfim, fica aqui um protesto/desabafo/convite aos também injuriados com o ie6 de começarmos um movimento anti-ieca.
Um abraço e sempre acompanho seus posts.
Leonardo 02/09/2008 às 21:23
http://browsehappy.com/
Kaleb Martins 02/09/2008 às 22:41
Olá pessoal.. o Diego tem razão…
Contudo se nós pensarmos no futuro.. iremos ver que a GOOGLE só quer dominar a web.
Se cada pessoa que usa IE6 migrar para o Chrome estamos evoluindo.. contudo a Microsoft não vai para por ai.. Ela quer mais e mais. A Google vai ter trabalho para poder se impor, e outra.. quem abre mão do FireFox?? é a vida dos desenvolvedores só aumentarão de trabalho..
Imagina se o Yahoo lança um navegador??
Contudo acho que para a Google ser uma empresa de navegadores forte.. terá que começar a Comprar a Microsoft..
Não adianta.. enquanto existir o Xp que já vem na sua base o IE6, ninguém vai parar de usar..
Abraços
Maurício Rech 02/09/2008 às 23:06
Concordo contigo em relação ao nivelamento por baixo, mas em algum post de algum blog do google, foi deixado bem claro que o novo browser da gigante de buscas possui um “motor V8 para javascript”, e que aplicações que não conseguiam rodar nos atuais browsers rodam nele. Acho que tem mais água nesse buraco.
Nerdson não vai à escola » Chromium 03/09/2008 às 00:44
[...] post do Tableless explica melhor a [...]
Francisco 03/09/2008 às 00:48
o nivelamento vem por baixo sim, infelizmente.
mas a microsoft devia forçar a atualização do IE. de qualquer forma, os webmasters podiam fazer o mesmo.
enquanto não dói, não para de funcionar as coisas, não muda. Os bancos deviam obrigar a atualizar, eventualmente as lojas também, alegando motivos de segurança, mercado livre, e tal.
Alexandre Gravem 03/09/2008 às 04:23
Não sei que espécie de desenvolvedor ainda desenvolve pensando em IE6. Para isso existem os hacks! Desenvolvo sites profissionalmente, sempre levando standards em consideração e raramente mudo meu CSS (ou perco muito tempo fazendo isso) por incompatibilidade com o IE.
Além disso a idéia do Chrome é estabelecer padrões bem mais amplos do que só compatibilidade com CSS.
Diego 03/09/2008 às 09:07
Caramba, vários comentários, alguns mais interessantes do que o próprio post…
e ainda assim, ninguém pensou no Google GEARS ?
Aplicativos web mesmo quando você está sem web… google docs matando MS Office por exemplo ?
e o V8 !!? javascript não é uma “linguagem brinquedo” para pequenas utilidades…
sendo bem utilizado, e agora tendo mais força e menos problemas, isso muda a internet sim.
Daniel Accorsi 03/09/2008 às 09:17
Então, o Google só quer estar presente em todos os ambientes. O browser realmente é leve em comparação do Firefox, mesmo o 3. Está debaixo dos padrões mas ainda estou preocupado com seu desempenho com relação aos recursos atuais referente ao desenvolvimento web. Acredito que a Microsoft não esteja nem um pouco preocupada com esse lançamento.
Eduardo Ottaviani 03/09/2008 às 09:36
Eu acho que deveríamos fazer uma revolução. Uma mensagem de erro nas páginas dizendo: “Este site não pode ser visto no iE6″ e display:none total rsrsrs.
Já até sonhei com isso, uma revolução mundial. Forçar guela a baixo a NÃO utilização do iE6.
Petter 03/09/2008 às 10:10
No fundo o Google não quer ajudar nenhum desenvolvedor, ela quer é na verdade ser uma referencia para o usuário e para isso utiliza uma engine complacente com padrões e uma interface limpa, leve e o principal, com foco no site visitado e não no navegador, coisa que nem o IE8 ou FF3 conseguiram fazer.
Scorpion 03/09/2008 às 10:20
Quem é você cara, não tem nada haver eu acho, que você é um Web design frustrado, nem sabe o que esta falando o Chrome veio com uma idéia nova de integração, essa história de que um browser só será bem vindo se conseguir aposentar o IE6 é besteira, paranóia sua !!!
Vitor 03/09/2008 às 10:32
Concordo com o que você disse sobre o IE6. Infelizmente vamos ter que continuar nivelando por ele.
Porém um fato interessante ocorreu durante a aula na minha faculdade ontem. Alguns usuários do IE baixaram, instalaram e começaram a usar o Chrome. Acharam ele muito simples e rápido.
Fiquei muito feliz com o fato e faço votos sinceros que o Chrome conquiste muitos usuários do IE.
Carlos Borges 03/09/2008 às 10:33
Pelo o que pude perceber a idéia do Chrome não é simplesmente abrir páginas web, mas além de acessar páginas é abrir aplicativos web, é se integrar com outros aplicativos da máquina e processar de forma mais eficiente a tão discutida web 2.0 que faz uso intenso de java script (AJAX), como é o caso do motor V8 citado pelo Maurício Rech.
O IE6 ainda persistirá por algum tempo enquanto as pessoas utilizarem os browser apenas para ver páginas uma vez que o IE6 vem no WinXP, o SO mais utilizado hoje (pelo menos pelos clientes da empresa onde trabalho) a não ser que uma medida drástica como a apresentada por Eduardo Ottaviani seja tomada. Esperemos mais para ver a verdadeira cara do Chrome, uma vez que ele ainda está na versão 0.2
Lucas Fernando Amorim 03/09/2008 às 10:35
Todas as minhas aplicações eu aviso sobre os problemas de se utilizar o IE6.
cardoso 03/09/2008 às 11:19
Qual sua sugestão? Todo mundo desinstalar o Firefox, enviar email pro Sergey e pro Ballmer pedindo para que parem com o Chrome e com o IE7 e o IE8?
Alou, Opera, fechem as portas, o IE6 existe ainda então não adianta nada lançar bons navegadores.
A ÚNICA forma de se livrar do IE6 é ter uma alternativa atraente o suficiente para chamar a atenção do usuário.
Se você ficar com esse mimimi, vai conseguir o quê exatamente?
eduardo 03/09/2008 às 11:39
Discordo. Acho é o momento de parar de se preocupar com um browser que tem, pô, sete anos. O real problema não é o IE6, mas sim esse constante pé no freio que desenvolvedores colocam em seus projetos por causa de um péssimo navegador.
Tá mais do que na hora de se libertar.
Rodrigo Fante 03/09/2008 às 11:43
Moro na Inglaterra, e por aqui ja tem um movimento de deixar de dar suporte ao IE6 aos poucos.
De cobrar a mais para fazer o suporte ao IE6, sempre conscientizar o cliente.
“O valor para seu sistema online eh X, mas se quiser suporte a navegadores fora do padrao como o IE6 o valor sera 2X”
Muitos projetos iniciados por geeks ja comeca a nao usar alguns hacks para IE6.
Este movimento eh baseado que se os usuarios estao satisfeito hoje com IE6 isso tem um motivo.
A internet funciona nele, todos sites que ele acessa funcionam, porque mudar?
Se de pedacinho em pedacinho eles pararem de funcionar talvez eles se perguntem o que esta acontencendo com a web afinal?
Veja bem, ninguem defende bloquear acesso a usuarios ao IE6, mas sim garantir a acessibilidade a qualquer visitante, nao importando o que ele usa, mas com as limitacoes que seu dispositivo impoe.
Se eu acesso um site de celular, sei que ele vai ser limitado a minha tela, a minha banda etc..
Se o usuario usa IE6 ele vai acessar o site, vai consumir o conteudo, mas de repente um PNG transparente vai aparecer magicamente com fundo cinza feio.
Ou uma bordinha nao vai estar bem cortada, sendo que no computador do vizinho funciona perfeito.
Eu sou a favor de aos poucos irmos modificando a cabeca do usuario, nada drastico, nada radical, mas se comecarmos a dar os primeiros passos, muito em breve as coisas podem melhorar.
Carlos Eduardo 03/09/2008 às 11:49
Não concordo exatamente com o título do post, pois o Chrome pode significar essa popularização de um outro browser, além do IE6, em escala maior que o Firefox.
Comentando com meus colegas na agência, se o browser do Google tomar o lugar do IE6, vai ser maravilhoso. Tanto faz se for Firefox, Safari, Opera ou o próprio Chrome, o importante é termos um navegador dominante que seja “web standards compliant”.
Pelo amor de Deus, minha paciência com esse navegadorzinho já foi pro brejo faz tempo, e a vontade que dá é largar os bets, ao menos nos projetos pessoais…
Henrique Zap.br Pimentel 03/09/2008 às 12:14
Concordo em partes, acho importante novas ferramentas serem lançadas, tal como foi o Opera, Firefox e agora o Chrome.
Mas desconcordo completamente quando fala que o IE6 que “regulamenta” o mercado.
Ele pode ser sim até o mais utilizado, porém, cada vez mais as pessoas estão encontrando aplicativos e recursos que não funcionam 100% para o IE6, e migrando para browsers mais modernos.
A Microsoft vai parar de dar suporte assim que o IE8 sair. Nesse momento, se o fabricante “abandona” o software, acredito que nossa responsabilidade como desenvolvedores acaba também.
É claro que na prática não é tão radical assim, mas isso é feito, se não estariamos dando suporte até hj ao IE4, 5 e 5.5.
Gostaria que a MS fosse mais agressiva e estimulasse mais as pessoas a migrar para o IE novo pelo menos.
Washington Botelho 03/09/2008 às 12:33
Ok, ok, ok..
Concordo com o post e concordo com a revolução do “Diga não ao IE6″.
Mas agora eu pergunto a vocês: quem na sua empresa vai falar que não vai fazer um hack pro IE6 porque ACHA que as coisas devem mudar? “Não ouço vozes..” ao menos do espertos.
Pessoal, ideologia é muito bonitinho dentro da faculdade ou em blog. Mas lá fora o que importa para as empresas em primeiro lugar é o dinheiro, em segundo é o dinheiro e finalmente em terceiro o dinheiro.
Se você fizer um site no qual vai impedir usuários, você esta limitando, e se limita é menos fluxo e assim vai..
Resumindo, na minha opinião, não é a gente que vai conseguir mudar, quem vai ter de dar o anúcio é a própia Microsoft de que não será mais usado ou algo do tipo, enquanto isto, vamos manter nosso emprego, ou aplicar a ideologia em sites pessoais. =/
[Programação]: Google Chrome? E eu com isso? « Julio Vedovatto 03/09/2008 às 12:38
[...] algo da Google e do show da Madonna lógico, ninguem se preocupou em fazer este tipo de análise, somente o Tableless, vergonhoso. Blogosfera atenta sempre a qualquer [...]
Anderson Costa 03/09/2008 às 12:39
Concordo com a opinião de alguns colegas sobre o IE6. Se os desenvolvedores e web designers não fizerem mais remendos para o IE6 isso obriga as pessoas a mudar. Basta avisar educadamente que, infelizmente o navegador não funciona corretamente por problemas do próprio navegador e não do site.
Isso acontece na vida e as pessoas mudam. Se a uma rua de mão única muda o sentido, quem entrar na contra-mão está errado, ou o departamento de trânsito vai mandar criar uma ponte para quem não quiser obedecer a regra?
Weudes S 03/09/2008 às 14:02
Na verdade o que o Google Chrome fez foi nada mais do que tornar a navegação um pouco mais rápida quando o que todos nós esperamos que é a portabilidade e a capacidade de usar todo o poder do CSS continua igual aos outros já estafantes browsers existentes.
Leonardo Sanchez 03/09/2008 às 14:28
Enquanto existir pessoas nivelando pro IE6 a historia nao vai mudar.. está na hora de forçar os clientes a se atualizarem.. quanto ao google.. a 2 anos atras na faculdade, meus professores me falaram: o google quer se tornar a INTERNET.. é o que está acontencendo.. abraços.
Mateus Manosso Barszcz 03/09/2008 às 14:47
Não é para parar e pensar por que ainda o Chrome não foi disponibilizado para linux e mac? Ou ainda, qual das fatias de usuário windows (http://getclicky.com/chrome) perdeu uma porcentagem significativa (3%) de usuarios em 1 dia (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u440756.shtml)? Talvez o que a Google queira (pelo menos em partes) é realmente o que ja foi dito: “O Google deseja revolucionar a WEB fortalecendo os seus padrões como um todo.”
Alwin Garside 03/09/2008 às 16:30
“Just ignore it, and it will go away.”
Jerônimo Fagundes da Silva 03/09/2008 às 16:32
Movimentos anti-ie6 (ou anti-ie*) já existem aos montes. Além do browse happy, já citado aqui, temos ainda o http://www.savethedevelopers.org/ , http://www.w3junkies.com/toocool/index.php?language=br , e outros ainda.
Na empresa em que trabalho, a ordem é: dar suporte ao IE6 (por mais sofrível que seja).
Em meus projetos pessoais, minha “auto-ordem” é: trabalhar o máximo dentro dos padrões. Se apareceu errado no IE6, azar de quem o está usando. Eu fiz certo, o bug não é meu, é da Microsoft.
Acho legais esses movimentos anti-ie6, mas tem alguns problemas:
1. O usuário não vai trocar o browser dele porque a página que acessou diz não ter suporte ao IE6. Ele simplesmente vai procurar outra página com o mesmo conteúdo e que dê o suporte;
2. Muitas vezes o usuário não sabe instalar um outro navegador, ou atualizar a vesão do mesmo; tem alguns que nem sabem o que é navegador, simplesmente sabem que clicaram “no ícone da internet”;
3. Muitos desenvolvedores vão, SIM, continuar fazendo hacks para o ie6 e afins, servindo como algozes do movimento anti-ie6.
Acho que é só questão de analisar: como devemos desenvolver? Há padrões para o desenvolvimento? Sim. Logo, basta segui-los. Se apareceu errado em algum navegador, o bug não é meu, é da empresa que fez o navegador. Eu deixei de acreditar nessa coisa de “suportar o navegador X” há tempo, não sei se estou errado…
Por fim, creio que a solução para isso deve partir da Microsoft. Assim como eles instalam o Windows Genuine Advantage e ficam exibindo uma janela alertando o usuário quando ele pode ter sido vítima de falsificação de software, eles poderiam muito bem auto-instalar “a força” o IE7, que não é bom, mas diminui bastante a dor de cabeça. Não seria a primeira vez que eles fariam isso. Lembram das versões antigas do MSN Messenger, que ao ser lançada uma nova versão (não lembro qual), todas as outras versões mais antigas deixaram de funcionar, e só logavam quando o usuário atualizasse o MSN para a versão mais nova? Então, era só fazer igual com o IE6: só pode abrir o navegador se concordar atualizar antes pro IE7.
Um abraço a todos, e parabéns aos que conseguiram ler esse meu imenso comentário.
Wendely Leal 03/09/2008 às 17:23
Por outro lado, meu GMail, Google Calendar e Google Docs estão muito mais rápidos.
Eu tenho a consciência de que o que eu desenvolver será nivelado pela média, mas, proporcionalmente, são aplicações pequenas ou “apenas websites”.
Eu encaro o Chrome realmente como uma plataforma para rodar web apps. O que muda muito a vida do desenvolvedor destes aplicativos e a minha vida como utilizador dos mesmos.
Abraço.
Rafa Marcelino 03/09/2008 às 17:28
Concordo com todos que falaram que temos que nivelar por baixo por causa do IE6. Também sou desenvolvedor e sei que infelizmente não podemos utilizar muitos recursos CSS por causa desse navegador.
Sou a favor de aos poucos ir fazendo ao cabeça do usuário que que seu navegador é antigo, sujeito a falhas, etc e tal…nem que seja com uma mensagenzinha ou algum aviso quando ele acessa o site.
abraços!
JoaoJose 03/09/2008 às 18:26
Diego Eis,
Vejo sua visão muito focada para o DESIGN e se esquecendo um pouco da programação. A solução para renderização de CSS já existe e já esta sendo utilizada, seu nome é WebKit. Em CSS, Chrome não possui nenhuma inovação.
O Google acaba de introduzir no mercado um navegador que dará um grande poder para as aplicações. E isso, ainda não tínhamos. Não é nada inovador, pelo que eu sei, o IE8 já está dividindo as tabs em processos, o TraceMonkey vai ser introduzido no Firefox, mas o Chrome é o único que já está lançado. Eu, como desenvolvedor, fico muito feliz em saber que poderei fazer aplicações robustas, com bastante processamento, pois sei que existe, pelo menos um, navegador que suporta. A 4 dias atrás não existia nenhum.
Temos que pensar a nível mercadológico, o que o Google fez é algo para mexer com o mercado, para acelerar a introdução de novas funcionalidades, ainda não tem nada garantido que dará certo, mas depois de ver o Jornal de Globo falando sobre o assunto, estou com esperanças.
Bem, vou torcer para que dê certo essa iniciativa.
Mark de Souza Costa 03/09/2008 às 19:03
IE6? Onde?
Eu parei de me preocupar com o IE6 a tempos e não esto tendo nenhum retorno negativo de clientes.
É o que falaram nos comenntários: meu, esqueçe o IE6, bola pra frente. Quem não tem, amém!
Aliás, faz tempo que não vejo ninguém usando IE6…
Felipe Silveira 03/09/2008 às 19:44
Concordo em partes. Sempre tive como princípio NÃO nivelar por baixo, como o post sugere, mas nivelar por cima durante o desenvolvimento de projeto web e, no máximo, fazer uma versão reduzida (o que, em um projeto robusto, geralmente é simples) para os browsers mais limitados. Aqui falo muito mais de desenvolvimento web, que é minha praia, do que de Design.
Neste contexto o surgimento do Chrome é muito bem vindo.
welton matos 03/09/2008 às 20:12
Eu gostei do que vi.!
Felipe V. Rigo 03/09/2008 às 21:05
Acho que a sua visão está equivocada, talvez você tenha razão para um ano ou 2, mas o que o Google está olhando 10 anos para frente, está exibindo browsers melhores, se isso fizer com que o IE8 seja melhor, então já valeu.
O google fala que os browsers de hj foram feitos para pequenos websites há mais de 10 anos, e hoje temos aplicativos na web, precisamos mais para podermos fazer mais, precisamos aumentar as barreiras para podermos ir mais longe.
Se vc pensar pequeno, o Chrome não é nada, se vc pensar grande verá que ele pode revolucionar a web…
Concordo com o google qdo ele diz que apenas quer fazer a web andar…
Drdoom 03/09/2008 às 22:18
Realmente os ganhos são somente para os internautas, para os desenvolvedores pouca coisa muda, a única nota é o plugin java que não funciona muito bem e um bloqueador de “companheiros” pop-up, que não vi.
No mais, seria bom se o Chrome ajudasse a apagar o “ieca6″ do mapa…
Rafael Masoni 03/09/2008 às 23:14
A verdade dói na alma :/
Carlos T B 04/09/2008 às 01:48
Realmente não faz sentido falar em IE 6. Não gostam? Então parem de fazer hacks, parem de querer que no IE 6 tudo fique lindo, parem de querer mostrar cuidado e acabamento detalhado pra usuários que não se preocupem com isso. Claro que não vamos fazer sites defeituosos pra clientes, mas nada como fazer os recursos da maneira correta pros browsers certos. No máximo uma mensagem no topo da página, daquelas tarjas amarelinhas com dizeres do tipo:
“Atenção! Seu navegador está desatualizado.”
“Alguns recursos deste site não estarão disponíveis até que … etc.
se for bem feitinho nem vai interferir com o layout do site, inclusive fica parecendo coisa do próprio navegador. Se o cara quiser continuar nessa, ai ja é opção dele.
Quem mantém essas “tecnologias” vivas são justamente vocês que ficam preservando o danado.
Rodrigo Fante 04/09/2008 às 07:00
Eu vi alguns colegas comentando “Esquece o IE6 e bola pra frente” e me assustei.
Gente leiam o que sugeri:
“avisar o cliente”
“cobrar a mais”
“fazer menos remendos”
Jamais impedir acessibilidade
Jamais voltar ao inicio dos anos 90 com um icone
“Seu browser nao eh suportado”
Por favor, vamos ser profissionais, se o acesso for bloqueado, seu cliente perde um cliente, e voce por tabela vai perder ele.
O que nao nos impede de educar o nosso cliente, mostrar os custos de desenvolver para o IE6, estudar o publico alvo, mostrar as limitacoes do IE6 e como o site dele poderia ser melhor se nao tivesse que o suportar, ai deixar ele decidir se vai querer o suporte ou nao, isso se chama fazer as coisas da forma certa.
Porque se nao for assim, amanha vai chover de reclamacao do povo que usa IE6 que o site ta feio, inacessivel, e adivinha? depois que a m**da foi feita, o cliente nao vai querer ouvir seu discursso sobre os custos e limitacoes do IE6.
Ana Claudia 04/09/2008 às 09:45
Acho que não devemos nos preocupar tanto com o IE6 pois se não seremos eternos escravos dele, sempre haverá aqueles que não se importam em se manter atualizado.
edy 04/09/2008 às 09:54
É Rodrigo, mas as vezes nem o cliente pode decidir isso.
Cabe a nós dizer o que realmete é o melhor a se fazer.
Eu continuo fazendo para todos: iesux, ie7, firefox 2 e 3 e agora, chrome.
Enfim, de qualquer modo, o Chrome funciona bem e esse era o objetivo dos desenvolvedores.
http://urinanegra.wordpress.com/2008/09/02/chrome-for-dummies/
edy 04/09/2008 às 09:57
Ah, tem uma frase mais ou menso assim:
“Não é porque você não pode ver uma coisa que significa que ela não exista.”
“i see iesux”
Mark de Souza Costa 04/09/2008 às 11:00
O que o Rodrigo Fante falou está perfeito.
Victor Hugo Assunção 04/09/2008 às 11:50
Concordo com você diego mas acho que seria um bom caminho para conseguirmos excluir o internet explorer de nossas vidas, pois tenho certeza que o internet explorer domina o mercado porque é o navegador padrão do windows e temos muitos usuários leigos.
Mas quem sabe com a força da google no mundo os leigos acordam e atualizam seus navegadores pelos melhores.
RicoSouza 04/09/2008 às 12:09
Sou otimista.
A própria ‘mico soft’ vai fazer uma intervenção (atualização) e descontinuar o IE6… tudo dará certo
Quanto ao google, é aquela coisa… as pessoas (teoricamente) usam aquilo que gostam, consideram úteis e se sentem bem.
Com essa atitude de colaboração e tal, comunidades, blogosfera e tudo mais, quem dá força para essas iniciativas são os usuários.
Não vejo como uma dominação, pelo contrário, se as ferramentas dão poder a ‘nozes’, quem domina?!
Sob a perspectiva dos padrões, a gente espera que não tenhamos mais que fazer os hacks (pra nenhum browser, navegador, plataforma, seja lá o que for)… os únicos sinais vermelhos na validação das nossas folhas de estilo.
Com certeza encontraremos o ponto de equilíbrio para fazer essa transição. Que não seja traumática nem cause desconforto. Sejamos profissionais e pronto, faremos a coisa certa no momento certo.
Abraço a todos!
Cleyton Bruno 04/09/2008 às 12:31
Concordo plenamente com o Rodrigo Fante. Temos que parar um pouco de ver nosso lado e ver o lado dos negócios. Tomar atitudes bruscas e não dar suporte ao ie6 é como entrar um velho na sua loja de doces e você dizer: “Não vendo doces para velhos!”, acho que não faz muito sentido.
O bom vai ser quando usarem o vista e, dessa forma, usar o ie7. Aí quando sair o windows 2014, estivermos no firefox 5, no Chrome V4.0, iremos reclamar de como a gente ainda tem de se preocupar com o ie7 rsrs
Concordo com o Diego sobre a preocupação ainda existente, mas acredito que o Chrome ainda vai mudar muita coisa na web, para melhor. É como eles disseram nos vídeos: “O código fonte é aberto, esperamos que os outros browsers aproveitem nossas idéias assim como aproveitamos algumas deles”. Tem também um outro cara que diz : “Mesmo se as pessoas não usarem o Chrome, se pelo menos os outros browsers evoluírem com ele já estaremos contentes”, pois é, eu também estarei contente.
Humberto Cruz 04/09/2008 às 13:00
Não concordo… o IE6 continua ai “funcionando” porque os desenvolvedores dão suporte a ele… Quando pararmos com essa bobagem, os usuarios serao obrigados a mudar. Se a pessoa quer continuar usando o IE6, que use, mas nao reclame q o site funciona mal…
Achei otimo o lançamento do Chrome, espero que todos comecem a usar, o melhor ganha.
Humberto Cruz 04/09/2008 às 13:05
O dia que tiver um banner la no “orkut” dizendo assim: “Funciona melhor com Google Chrome. Baixe aqui”…
Acabou o IE…
Blog: The Best Brazil Group Ever » Blog Archive » Google Chrome - O Salvador ?? 04/09/2008 às 14:01
[...] do mercado é algo tão velho quanto um fogão a lenha, como disse o Diego Eis do Tabaless, “Ter um novo browser não muda muito (a minha) a vida dos desenvolvedores. Lembre-se que não importa…, nós, desenvolvedores temos sempre que nivelar tudo por baixo, pelo Internet Explorer [...]
Humberto Cruz 04/09/2008 às 14:02
Para resolver 99% dos problemas com o IE6 basta colocar este código no :
Resolve muita coisa, inclusive png transparente.
[]s
amendoin 04/09/2008 às 14:49
Concordo precisamos de navegadores mehloresse é o motivo da fala de talento do diego eis
Keller Kichel 04/09/2008 às 14:52
Concordo 100% com você, todo mundo esta falando que esse é o melhor brownser e etc…. porém… pra nós desenvolvedores o que mudou ?? nada……
Google Chrome « Luis Fernando Schweder 04/09/2008 às 15:37
[...] vamos avaliar a situação com um pouco mais de frieza, seguindo o raciocínio do Diego Eis, neste post do [...]
ramo 04/09/2008 às 15:47
muito se fala sobre ele, o lance é esperar para ver no que dá…
Christian 04/09/2008 às 16:46
Se os browsers novos rumarem todos para um único padrão, já é uma vantagem (para os desenvolvedores). A grande questão é que já li algo sobre o IE8 ter umas coisas de CSS que não estão especificadas em lugar algum e que, com isso, só vão funcionar ali, nele.
Ou seja, o problema não é nem só o IE6 ainda estar aí sendo usado; se no futuro não houver uma preocupação de verdade com relação a padrões, tudo continuará bem complicado…
Abraço!
Christian 04/09/2008 às 16:54
Esqueci de comentar sobre o lance de esquecer o IE; certo dia fiz um post com base em estatísticas de acesso a alguns sites da empresa para a qual trabalho em termos de browser.
Em Abril de 2008, num site de uma grande escola de ensino de línguas, o IE^ainda representava 40% dos acessos.
http://www.andafter.org/blogs/odesenvolvedor/publicacoes/ie6-7-e-firefox-nos-ultimos-anos_403.html
Como deixar de lado isso? Ainda não é a hora, infelizmente.
Daniel Jesus 04/09/2008 às 17:40
É pessoal realmente para nós desenvolvedores não é uma noticia entusiasmante, é apenas mais uma demonstração do poder de fogo do google.
Infelizmente o mercado não é dominado pelo melhor nagegador ou pelo melhor Kernel se assim falassemos de sistema operacional.
até quando será assim não sei mas faço a minha parte !
Guilherme Mar 04/09/2008 às 17:52
Pois é, é bem como falaste, trabalhar com PNG transparente, é algo interessante, e fica melhor, mas o IE6 não suporta, e muitas coisas não ficam legais com gif transparente, bem, temos muitas opções, mas realmente, para o desenvolvedor, ainda estamos limitados!
Iúri Florisbal 04/09/2008 às 20:17
alguem sabe me informar se o chrome foi feito em cima do safari ???
alguem notou que ele indexa a pagina exatamente igual o safari no windows ? ou seja se tem algum problema no site que da no safari no chrome fica identico.
tinha um elemento que ficava um pouco mais alto no safari, e no ie6, ie7, firefox e opera ficam igual… e no chrome fica igual do safari.
Gustavo Bordoni 04/09/2008 às 22:42
Infelizmente nós os desenvolvedores, temos que lidar com o IE6 ainda, ele é o monstro como você mesmo disse, ele deveriam admitir isso totalmente e mudar o padrão do Windows para a versão mais nova do IE a v.8 quando fosse lançada. Mas como a grande fatia do usuários Microsoft ainda usa o XP e este foi descontinuado… lidaremos com o IE6 por mais longos 2 o 3 anos… Infelizmente!
Bruno 05/09/2008 às 03:07
“alguem sabe me informar se o chrome foi feito em cima do safari ???”
Safari, Chrome, OmniWeb, iCab, navegadores do Nokia Series 60, iPhone, Android, Adobe AIR e muitos outros usam o mesmo motor de renderização de páginas: o WebKit.
Murilo 05/09/2008 às 10:53
Se ele pegar uma fatia do mercado que é do IE6 , mais duvido muito , o que faço quando o usuário usa o IE6 mandar ele para outra pagina e pedir para ele atualizar o navegador dele , sei que não é o certo mais….
Yuri Carvalho 05/09/2008 às 13:06
concordo com o senhor amigo o IE6 ainda dita as regras e precisamos ainda continuar com os truques para funcionar no IE 6, mas isso não é culpa da microsoft…
se a microsoft lançar um update do IE6 para o 7 ou 8 pessoas vaum xingar pq usuarios nao querem mudanças…
sem conta que se a microsoft fazer a atualização em massa de todos sistema windows… vai ser processada por monopolio e etc!
Rafael Queiroz 05/09/2008 às 14:33
Artigo Perfeito!
Congratulations!
Cristiano Vieira 05/09/2008 às 17:49
É, e como diz o velho deitado: Regras são regras e ponto!
Carlos 05/09/2008 às 19:00
Estou usando desde ontem e como usuário final, não vejo vantagem alguma.
Vou continuar com o Firefox e suas ótimas opções de extensões…
Mark de Souza Costa 05/09/2008 às 19:42
Uma coisa acho que todo mundo vai concordar: as grandes empresas de software estão se esforçando para se adequarem aos padrões Web, e isso é excelente para os desenvolvedores.
Mas, quem deveria estar animadíssimo com isso e não está é a W3C. A W3C está simplesmente dormindo a uns 5 anos. Qual foi o ultimo padrão relamente importante que a W3C lançou? Os oficialmente lançados foram o XHTML 1.0 (revisado em 2002) e o CSS 2.0 (que eu nem acho a data dele). XHTML 1.1 é sonho, CSS 2.1 é sonho, XHTML 2.0 nem é sonho ainda …
Sérgio 05/09/2008 às 22:49
Alguns colocaram que já existem movimentos contra o ie6, mas ainda está faltando um “algo a mais” para que as pessoas parem de usar o ie, se o Chrome se tornar este “algo a mais” será bem vindo, se não, apenas será mais um browser para se preocupar.
Quem sabe começar a colocar mensagens nos sites recomendando trocar a versão do ie? Se grandes portais fizessem isso, quem sabe daria efeito.
Rodrigo Fante 06/09/2008 às 15:58
Alguns falaram que a Microsoft deveria fazer o update automatico de todos do IE6 para IE7.
Se fizesse isso ia chover processos para cima dela, ta cheio de empresa com sistemas internos, intranets e muita coisa importante que foi desenvolvido 10 anos atras focado no IE6, que simplesmente nao podem mudar de uma hora para outra.
Apenas mais um Browser! « Alex Web Blog 06/09/2008 às 17:10
[...] Post retirado de http://www.tableless.com.br/chrome-nao-quer-dizer-muita-coisa. [...]
Linke 06/09/2008 às 18:05
Maldito seja o IE6!.
De qualquer forma gostei do Google Chrome: ficou bem leve para trabalhar naquelas planilhas online no Google Docs =)
detalhes de animação nas abas … e outros retoques simples em estilo google …
Mas acho que é uma oportunidade para muitos usuários conhecerem realmente a palavra “browser”hhehe e saber que isso é diferente de internet hehe
Sergio Almeida 06/09/2008 às 18:37
O Adriano tem total razão em seu comentário. A Google é uma empresa tão bem conhecida “como” a Microsoft. Quem sabe os usuários, por acreditarem nos produtos de qualidade da Google, não tendem a utilizar por definitivo o Chrome? Em troca do velho e feio IE6 da MS. A maioria dos usuários comuns não sabem o que é Safari, Opera, Mozilla quanto menos Firefox… agora pergunta pra eles sobre o novo browser do Google?
Um outro ponto é: 90% dos usuários iniciam sua navegação por um mecanismo de busca. Dessa enorme fatia, 80% deles utilizam o Google para realizarem suas buscas. Supondo que 1% dos 25 milhões de brasileiros conectados ao Google, decidam clicar no link “Novo! Experimente o Chrome (Beta) – o novo navegador do Google”, localizado na página principal. E 50% destes decidam usar este browser por padrão.
Cara, eu não acredito em estatísticas. Mas acho que a Google quer salvar os desenvolvedores!!!
cleber 08/09/2008 às 19:48
puts!, meu gmail nao da mais pau!, aff meu google docs ta lendo sem problemas!
Nossa meu orkut ta voando!
ah sim!, agora eu to usando o akele novo navegador que fiz download a pouco tempo.
Sei que existe várias hipoteses para o lançamento do Chrome, mas observem q os aplicativos do google estao funcionando a 100% agora, antes o usuario leigo usava o i6 e ficava reclamando dos paus no gmail,etc… pq ele usava os navegadores sem o V8 e padroes, todavia o usuario leigo está aos poucos aderindo a nova era e o google não está se preparando, o Google está preparando o usuario, desenvolvedores, etc… para a nova era!
dirs 09/09/2008 às 00:48
Na minha opinião o Chrome tem sim força para derrubar o IE e trazer suas inovações e as características do Gears de forma mais rápida do que o Firefox conseguiria
icommercepage 09/09/2008 às 06:31
Pela quantidade de comentário, notamoos a importância do assunto. Acabo de receber por e-mail, de um amigo, uma falha no navegador da Google, a falha de segurança diz respeito ao fato de um bug, onde o navegador não avisa quando uma arquivo executável esta sendo baixado. É uma falha grave na minha opinião, já que arquivos executáveis são o grande problema de infecção de computadores.
Depois de ter investido tanto na Fundação Mozila, parece que não foi o basteante em termos de experiência para a Google, além de ter prejudicado enormemente o próprio Firefox, em seu mercado.
Mark de Souza Costa 09/09/2008 às 23:10
Se o Chrome não cometer os erros ridículos de marketing e desenvolvimento que o Firefox cometeu ele tem tudo para dar certo e ser um concorrente de peso para o IE.
Até agora ele vem numa campanha séria e erros são esperados em versões iniciais de qualquer software.
Albert 12/09/2008 às 12:22
O IE6 continua ditando as regras? Ridículo!!! Você é um conformista! Gente realmente inovadora e criativa não fica presa a velhos conceitos. Ela cria novos. O resto é desculpa para fracassados!
evalnir 15/09/2008 às 15:49
Se quer ter um navegador original que cria e dita o que os outros vão fazer usa o Òpera, que é o browser que criou todas as inovações em navegação que os outros só copiaram.
ps: a unica coisa nova em browser ñ Ópera foi
a encorporação das abas e supressão da barra de menus na barra de titulo. Deixando uma area de navegação mais ampla. Ponto pro Chrome.
evalnir 15/09/2008 às 15:55
Há! e o Opera ainda tem um bug report em portugues que funciona é só achar uma incompatibilidade enviar a pagina e descrição do problema e no maximo em duas semanas ta resolvido.(ajuda>notificar problema no site…)
Renato Cardoso 15/09/2008 às 20:02
A questão está em adotar padrões!
Imagina que cada fabricante de dispositivos USB, tivessem um tipo de cabo, entrada e conexão !!!
A coisa tem que ser abordada da mesma forma que são abordados os padrões de construção de hardware.. é simples ! Muito SIMPLES.
desabafo: achei ótimo o Chrome, porém os caras que fazer XHTML estão doidos, ele está diferente do FireFox, Ie 6 e 7… ou seja, mais um padrão diferente de renderizar as coisas… enquanto não houver PADRÃO, vamos continuar assim…
Vicente Maciel Junior 16/09/2008 às 14:54
São diferentes análises de diferentes pontos de vistas, daí tanta opinião divergente.
Ao mesmo tempo que concordo que exista o problema de se fazer conteúdo compatível entre navegadores, acho que quem alimenta o IE6 (e outros lixos) no mercado ainda somos nós mesmos, desenvolvedores, justamente os mesmos que poderíamos/deveríamos excluí-lo como opção (retrô já).
Mas a questão é o Chrome não é? Primeiro, acho preciptado compará-lo em recursos, em sua versão Beta1, com navegadores já “maduros” disponíveis. Acho mais coerente analisá-lo nesse momento quanto as suas propostas, e ai, é interessante ter uma orientação para analisar e então concluir a respeito. Com esse fim que o seguinte comic-book foi criado:
http://www.google.com/googlebooks/chrome/small_00.html
Particularmente, como desenvolvedor, considero muitos detalhes, como o simples “exibir código fonte” com numeração de linhas (integrado), a opção “inspecionar elemento” (recurso muito poderoso), processamento isolado (sandbox), gerenciador de tarefas e questão de estatísticas técnicas (profiling, muito útil para quem desenvolve soluções RIA principalmente), recursos integrados que diferenciam muito o Chrome dos seus concorrentes.
Fora essas questões, vale ainda citar que sob os recursos do Chrome está o Gears, que como um VirtualMachine, aliado ao V8 (JS engine), certamente irá proporcionar ainda muitos recursos inovadores, além da questão de poder tratar sistemas AJAX como aplicações desktop individuais off-browser.
Não ganho nada do Google para falar bem do Chrome, e nem estou ofertanto críticas à outras opiniões. Simplesmente é dessa forma que estou vendo o Chrome, e por ser apenas o Beta1, tenho ainda uma expectativa muito positiva quanto ao que está por vir. O potencial é ENORME!
Rodrigo Fante 17/09/2008 às 07:50
Renato Cardoso, ele segue o mesmo que o Safari, voce nunca testa em Safari?
Pra mim na questao testes, nao mudou nada.
Daniel Destro 17/09/2008 às 14:09
Uma alternativa poderia ser obrigar os usuários a se atualizarem, ao invés de esperar uma atitude da Microsoft, ou seja, criar sites que não rodem em IE6 e informar o usuário que ele deve atualizar ou trocar o seu navegador.
Embora, na visão de negócio, isso possa significar perda de vendas ou usuários, mas é uma forma de tornar mais rápida a atualização.
Microsoft joga sujo com medo do Google | TidBits 19/09/2008 às 01:24
[...] IE6 é a desgraça de qualquer programador de interface hoje em dia. E como bem disse o Diego Eis (Tableless), que venham o Chrome, Firefox 3 ou qualquer outro bom browser: não adiantam grandes inovações [...]
Gustavo Guichard 23/09/2008 às 14:55
Só quero lembrar uma coisa:
O ser humano é o ser com a maior capacidade de habituar-se com coisas novas!
Deu pro IE6!
São 7 anos Pô!
Grande site!
cesar castello branco 24/09/2008 às 01:42
vcs nao estao percebendo algumas coisas.
1) o chrome pode abocanhar uma fatia das empresas que usam browser para desenvolver suas aplicacoes intranet. Assim uma empresa pode perfeitamente instalar o crhome em suas estacoes nao como browser principal, ja que tem muito site que so roda com ie (e nao adianta vcs ficarem bravos pq eh verdade, principalmente alguns em asp.net e em MS AJAX), mas para rodar nas suas paginas de aplicativos intranet.
2) Se a google capturar parte dos ies, firefox e safari, a google deixa de pagar milhoes a essas empresas quando o usuario efetua uma busca pela barra de ferramentas (so a mozila recebe 70 milhoes de dolares da google)
3) se o ie8 (leia microsoft e silverlight) começarem a dar pau nos sites da google (gmail e etc) os usarios poderao usar o crome nesses sites. Eh a google se protegendo contra a Microsoft.
Duco 25/09/2008 às 12:15
Infelizmente você está mais do que certo.
Graças ao IE6, fazer o layout de um site pra mim é de longe a parte mais irritante do desenvolvimento
Andre 25/09/2008 às 13:03
De qualquer forma acho que tava na hora de começar do zero um novo navegador, quem já leu a história em quadrinhos disponibilizada pelo Google sobre o navegador viu que eles empregaram técnicas avançadas de engenharia de software, ninguém melhor do que uma grande empreza que meche no ramo pra fazer isso!
O chrome disponibilizou novas APIs que vao fazer os navegadores mais rápidos, tô cansado de esperar meu firefox abrir…
Além disso essas novas APIs vao ser absorvidas com o tempo, e o navegador que nao se enquadrar vai desaparescer, tomara que suma IE maldito!!!
Wesley 29/09/2008 às 14:22
Podem falar o que quiser, não adianta temos que dar o suporte para o IE6.
Muitas vezes pensamos muito do lado do desenvolvedor do que do cliente.
Lembre-se quem paga a conta é o cliente e ele não pode perder um negócio por que o seu desenvolvedor se recursa a dar suporte ao IE6.
IE6 é legado e somente o tempo para cuidar disso. Conheço inumeras empresas que utilizam até hoje IE6 simplesmente por que eles tem 10.000 estações de trabalho.
Quando custa para ele migrarem.. Fora os usuários caseiros que tem windows pirata e nem crackear sabem…
Logo, somente o tempo e realmente, nosso trabalho não vai diminuir e espero que não tenhamos que criar agora hacks para FF2, FF3 IE6, IE7, IE8, Chrome…
Chrome, por que não?! | DGmike 30/09/2008 às 12:10
[...] gente dizendo por aí que o chrome não quer dizer nada para os desenvolvedores porque eles vão ter que, na verdade [...]
Marcelo 30/09/2008 às 12:52
Axo que o Chrome foi mais uma coisa para nos desenvolvedores se preocupar, quanto menos browser existir melhor. E realmente IE6 é um crime
Pôlo 30/09/2008 às 13:07
A pior coisa que tem pra nós, desenvolvedores, É MESMO dar suporte a IE6, especialmente porque OS CLIENTES usam IE6 e querem ver tudo funcionando. E não adianta argumentar, infelizmente.
Também prefiro que a Microsoft exploda o IE6 de vez da sua base de dados. Vão lançar o IE8, IE9, mas muitas pessoas vão continuar ainda no IE6. =/
Lucas Teixieira 06/10/2008 às 00:56
Disse tudo… Trabalho em uma empresa que desenvolve sistema para a Petrobras empresa esta que somente usa ie. E a maioria é ie6. Ou seja, continuamos preso a ele e o Chome não muda nada até então… mas vejo como uma atitude positiva a entrada desse novo navegador no mercado. Vamos ver se com mais um os padrões webstandarts fortaleçam ainda mais.
RASP 06/10/2008 às 11:25
Galera! estive lendo todos os comentários… e esqueceram de abordar algo que acontece demais e desenvolvedores web quase nunca percebem (a não ser os que trabalham com outras áreas também, como eu). Atualmente existem muitos softwares que só rodam em micros que possuem IE6, exemplo, software financeiro do Itau, Bradesco… aí você para e me pergunta… ué simples… é só o Banco atualizar certo? blz… porém muita gente esquece o seguinte… Quantos clientes os bancos possuem? quantas estações de trabalho esses clientes possuem?… um exemplo claro foi onde trabalhei… mais de 300 estações… imagina mandar técnicos para atualizar esses softwares “manualmente” já que estes não podem fazer update “online” por questões de segurança…
Então é a questão ficaremos SIM PRESOS ao IE6 até que todos sejam padronizados para que ele seja retirado do mercado… e quem não presta suporte ao IE6 me desculpe, mais você é um péssimo profissional… me retorna a alguns anos atrás aqueles sites que exibiam a típica mensagem “Este site é melhor visualizado no Firefox, pois o IE6 tem problemas com o site” totalmente alienado…
Bem fica aí minha opinião… e dica pra galera da informática no geral como eu. Se puderem em seus clientes atualizem para o IE7 assim aos poucos vamos começando a melhorar nosso trabalho no futuro.
Abs
Lehí 06/10/2008 às 17:26
Concordo com o que você citou. Hoje me sinto numa sinuca, atualizei o FF e o IE e agora estou tendo uma série de problemas. O FF tem travado constantemente, rouba muita memória, não consigo abrir mais tanta janelas como com a versão anterior. Filmes travam constantemente. O IE já não aceita mais algumas funções de CSS que eram comum ao FF. Tá ficando difícil trabalhar. Além da gente ter que conhecer html, php, asp e etc., vamos ter que conhecer CSS para FF e CSS para IE. A página que fica bonita com CSS, vai precisar de dois links um para o CSS do FF e outro para o IE. Só complicam a nossa vida. Tudo bem que gostamos de programar, mas fazer duas coisas para o mesmo resultado é como chover no molhado. Desabafei…
Abraços.
Alexandre Fugita 07/10/2008 às 19:37
Bom, certa vez escrevi um texto “conclamando” os desenvolvedores a abandonar o IE6, esquecer que existe, ignorar, não adaptar nada a ele.
Concordo com vc em partes. Acho que concorrência sempre é saudável e com o Chrome e outros players no mercado, talvez um dia nos livremos do IE6 ou qualquer outro IE, hehe!
Bruno 18/10/2008 às 00:35
Ótimo artigo Diego, parabéns.
Domênico 22/10/2008 às 10:10
Olá Diego. Demorei pra ler o seu post, ando meio corrido por aqui. Mas é ótimo ver que existem profissionais com o pé no chão, sem fanatismo, algo tão raro ultimamente.
Parabéns.
Obs. Você viu que o Chrome também tem dificuldades com PNG? Não reconhece o alpha channel se houver opacidade aplicada ao elemento. É, ninguém é perfeito.
Abraço
José 27/10/2008 às 16:57
Seja bem vindo
http://idroppedie6.com/.
Marcio Toledo 02/02/2009 às 11:03
Claro que um browser da Google, que não é só um navegador, é um conceito (aliás como quase tudo que a google lança), quer dizer alguma coisa! O mesmo vale para Opera que sempre lança inovações e é o navegador que melhor respeita a filosofia da internet acessível (apesar de alguns programadores ignorarem isso).
Se hoje precisamos pensar no IE6 é culpa nossa. Se nós, desenvolvedores, tivéssemos parado de suportar o IE6 ele já teria sido deixado de lado há tempos pelos próprios usuários! Ao invés de rejeitar os novos browsers simplesmente porque o IE ainda existe, temos mais é que suportar os navegadores sérios que contribuem para o avanço da internet… Opera, Firefox, Safari… Google Crhome (porq não?).
O IE6 pra mim já morreu, o máximo que faço para os usuários que ainda usam o IE6 é adicionar uma CSS alternativa bem simples, só pra linearizar a página e torná-la minimamente usável. Abaixo ponho um link para que o usuário atualize o navegador e voilá! Boicote ao IE… ao invés de reclamar precisamos agir. Display table é pra ser usado gente!
Virgulino 12/02/2009 às 13:00
viva o Google Crhome e os outros navegadores avançam sempre, aliás o IE não avança ele é rebocado pelos outros navegadores, se não houvesse aparecido o FF nós ainda teriamos que estar usando .gif pra usar transparencias.
IE é pra quem não sabe destinguir entre açúcar e açúcar mascavo, tudo é a mesma coisa xD
ps: quando os usuarios estão usando IEca com uma versão menor que a 7 eu envio um aviso dizendo que ele está desatualizado e pesso pra que eles atualizem ou troque de navegador xD
Clica Aqui » Lançado Firefox 3.5 02/09/2009 às 22:57
[...] O Chrome não quer dizer muita coisa [...]