XHTML MP é um subset do já conhecido XHTML. Ele é baseado em um outro subset de XHTML chamada XHTML Basic. O XHTML Basic é uma versão simplificada do XHTML definido pelo W3C. Ele foi feito especificamente para dispositivos com baixo poder de processamento como celulares, PDAs, pagers etc… O XHTML Basic não contém algumas características que esses dispositivos dificilmente suportam, como por exemplo: Frames, Folhas de Estilo em Cascata e scripts.
O ponto forte do XHTML MP é trazer para os dispositivos móveis tecnologias atuais para criar uma experiência melhor ao navegar. Antes do nascimento do XHTML MP, os desenvolvedores para internet móvel usavam WML e WMLScript para criar sites em WAP. Enquanto isso, os desenvolvedores para a internet convencional trabalhavam com HTML/XHTML e CSS para construir web sites.
Com a vinda do XHTML MP, a linguagem da internet sem fio e a linguagem da internet convencional finalmente convergiram. XHTML Mobile Profiles juntamente com o WCSS deram mais flexibilidade para os desenvolvedores de sites para dispositivos wireless. Agora, desenvolver para dispositivos móveis ficou tão fácil quanto desenvolver web sites normais. Não é mais necessário ter dispositivos ou softwares especificos para testar seu projeto. Não é mais necessário aprender outra linguagem, é tudo XHTML e CSS, claro, com mudanças específicas para mobiles.
Assunto interessante. Dá muito pano para manga.
O texto não está tão elaborado porque é um rascunho sobre algumas coisas que ando lendo. Como não tive tempo de fazer um texto mais completo, acabei postando esse mesmo.
obs.: quase uma tradução do texto que está em XHTML MP. E uma prévia para breves lançamentos na Visie.
11 Comentários
11 Comentários
zeropro 28/03/2006 às 14:47
E o papo de que nossos sites jah estao aptos a todos dispositivos(incluindo: pdas, celulaleres…) com os padroes XHTML e CSS?
Agora tem q ser XHTML MP? e WCSS?
Nao era soh adcionar O CSS com o atributo media=”handheld” nao?
ai ai
Felipe Ranieri 28/03/2006 às 20:47
Ótimo post Diego e com certeza, mais um complemento para os meus estudos e uma belíssima oportunidade de me atualizar no mercado afim de suprir uma “nova” necessidade.
Abraços!
Felipe Ranieri 28/03/2006 às 20:50
Bah!
Felipe Ranieri 28/03/2006 às 20:51
Beh!
Daison 28/03/2006 às 22:00
Boas risadas e a certeza de que bom gosto é tudo:
http://yousuckss.wordpress.com/
ahahaha
juan hafliger 29/03/2006 às 11:46
Fala Diego, beleza?
Seguinte, vc tem alguma recomendação para um Mobile Emulator no qual possamos testar o XHTML MP ?
Abraços e parabéns pelo teu trabalho.
Marcelo Ariatti 31/03/2006 às 12:36
Salve!
Assunto muito interessante mesmo!
Vou estudar!
Obrigado!
Adauto Junior 29/05/2007 às 10:48
Pessoal ora quem quiser aprender um pouco mais sobre o xhtml mp pode acessar o site da openwave que tem vários sdks para desenvolvimento em ambiente mobile,
clique aqui para acessar
Mobilidade é tudo » Arquivo do Blog » XHTML MP 04/01/2008 às 21:29
[...] abaixo, listo alguns deles com um parágrafo interessante que selecionei de cada um. “Breve introdução: XHTML Mobile Profile“: XHTML MP é um subset do já conhecido XHTML. Ele é baseado em um outro subset de XHTML [...]
» Browsers para Mobile - Nova era - Tableless - Desenvolvimento com Padrões Web 29/06/2008 às 03:39
[...] Breve Introdução: XHTML Mobile Profile [...]
Itamar Mariano 12/01/2009 às 13:27
Emulador para Mobile
http://developer.openwave.com/dvl/member/downloadManager.htm?softwareId=23