Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


A internet tem que avançar sem o IE6

O IE6 é um browser com tecnologia de 2001. Já se passaram 8 anos, e você sabe como a web mudou em todo esse tempo.

19/01/2009 por Diego Eis
60 Comentários

Podemos dizer que existem três braços importantes nessa máquina que é o desenvolvimento web: W3C, browsers e desenvolvedores.

Vamos falar um pouco sobre os browsers.
Você conhece a história: o Mosaic virou Netscape, que participou da guerra dos browsers com o Intenet Explorer. E aí começaram os problemas.

A visão bonita (se tivesse alguma) que a Netscape e a Microsoft tinham sobre a web e seus browsers se perdeu em algum lugar do caminho percorrido para conquistar os desenvolvedores. Atualizações constantes, falta de suporte aos padrões, código proprietário e um monte de outras coisas dificultavam o desenvolvimento naquele tempo. Mesmo assim, o Internet Explorer ganhou a guerra. Missão cumprida. A obrigação de fazer um bom browser para todos (pelo menos essa era a idéia por trás) sumiu depois que a guerra acabou. Algumas versões do Internet Explorer foram lançadas mais pra frente com algumas atualizações no suporte aos padrões, mas nada muito substancial.
Os desenvolvedores sofriam com o Internet Explorer 5 e 5.5 porque ele não tinha um suporte decente de CSS. Depois foi lançado o IE6, com algumas atualizações e bugs resolvidos, mas seu suporte ainda era ruim. E o pior, o IE5 e o IE6 lideraram as duas primeiras colocações em termos de utilização de usuário. Se você é novo e acha que hoje é um inferno ter que pensar no IE6, você não gostaria de querer saber como era na época do IE5.

Hoje em dia, em vez de buscar controle os browsers estão passando por uma revolução silenciosa. Cada browser tem seu apelo e todas as equipes estão direcionadas e se esforçando para trazer browsers que suportem o máximo dos padrões e que tenham o máximo de facilidades para o usuário. Com esses novos browsers, o desenvolvimento com Padrões Web irá crescer muito mais rápido do que se imagina.
Contudo, ainda temos um bloqueio pela frente: o Internet Explorer 6.

O IE6 é um browser com tecnologia de 2001. Já se passaram 8 anos, e você sabe como a web mudou em todo esse tempo. Mas o Internet Explorer não ganhou nenhum tipo de atualização. Ele não suporta uma série de propriedades interessantes do CSS.

A idéia é que paremos de dar suporte ao IE6. Será fácil para alguns, mas para outros vai ser uma guerra interna. O IE6 ainda detém 35% da internet e não será fácil. Mesmo assim, já dá para você escolher os projetos que podem perder o suporte ao IE6.

O The Counter tem números interessantes de utilização do Internet Explorer e outros browsers. Dê uma olhada nestes números de Dezembro de 2008..

Diversos sites estão fazendo campanhas apoiando a descontinuação do Internet Explorer 6 e promovendo outros browsers como o Firefox, Opera, Safari e Internet Explorer 7. Isso não vai resolver o problema imediatamente, mas um primeiro passo deve ser dado.

Entretanto, se você quer parar de suportar o IE6 em seus projetos, faça um estudo de usuários para entender as estatísticas do seu site. Isso é muito importante para traçar uma estratégia inteligente de migração e que não tenha impacto nos projetos de seus clientes e nem nos novos sites.

Como tudo na web, a migração deve ser feita com paciência para projetos que envolvem a grande massa, como por exemplo os grandes portais. A decisão de simplesmente deixar de suportar um tipo de browser não é fácil para sites desse porte. Entretanto, nada impede de todos promoverem a mudança de browser. Se você conhece alguém que não sabe nem o que é browser, ensine, explique, instale um browser novo. Qualquer ajuda e atitude será bem vinda para melhorar a qualidade do desenvolvimento web. [alfinetada] Se você é desenvolvedor web e continua utilizando o IE: Shame on you. [/alfinetada]

As estatísticas dos últimos 30 dias do Tableless estão assim:

  1. 57% Firefox
  2. 22.9% IE7
  3. 9.4% IE6
  4. 5.6% Chrome

Campanhas que você pode apoiar:

60 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

60 Comentários

Paulo de Tarso F. M. 19/01/2009 às 09:23

Pois é. Essa é uma campanha magnífica!

Inclusive, uma das diversas campanhas mundiais para acabar com essa praga chamada IE6 é o do portal de TI iMasters, cujo link está bem ali: você só adiciona uma linha de código nas suas páginas e pronto, se a pessoa está navegando com o IE6, abrirá uma barra no topo da página dizendo para ele atualizar o browser.

Ótima idéia, mas sempre temos um problema: o usuário. Como dito acima, o usuário (a maioria deles) não sabe o que é browser. Se pararmos para pensar, nem como navegador ele conhece. É como chamar o Bombril de esponja de aço. Ou Cotonete de haste flexível de ponta de algodão, entre outros. (Não se preocupem, não estou querendo “defender” nenhuma marca, ok?) A maior parte dos usuários que eu conheço, pelo menos, quando o nome “browser” é utilizado, eles fazem careta, do tipo “o que é isso? É de comer?”, e infelizmente tenho que dizer: “sabe quando você clica naquele ícone com um ‘e’ azulzinho? É aquilo!”, e é bastante comum também simplesmente dizer “sabe quando você abre a internet?”… Nossa, que fantástico, as pessoas estão bem acostumadas a abrir a internet no seu dia-a-dia…

Então, realmente, é um desafio e tanto!

Quando nos vermos livres dessa porcaria de browser, seremos desenvolvedores felizes para sempre, como se fosse um conto-de-fadas… Tá, pode não ser exatamente assim, mas pelo menos muitas dores de cabeça serão esquecidas.

Luiz Paulo 19/01/2009 às 10:09

Fala Diego,
Realmente a migração de browser é uma coisa bem complicada para usuários leigos (os principais usuários de IE6).
Escrevi a pouco tempo um post dando minhas opiniões sobre toda essa história de Campanhas para morte do IE6. Segue o link:

Campanha 2009 – Morte ao IE6. Será que vinga!?
http://blog.lppjunior.com/campanha-2009-morte-ao-ie6-sera-que-vinga/

Pode ser interessante dar uma olhada :)

Grande abraço a todos.

Lua 19/01/2009 às 10:23

Eu sempre digo isso pras pessoas, como sou uma “maria ninguém”, ninguém me dá ouvidos.
Passarei o artigo adiante.
abs

Paladino 19/01/2009 às 10:37

Acho que devemos fazer uma campanha no twitter tipo #deathtoieday e todo mundo se comprometer a converter pelo menos um usuário no dia mostrando as vantagens dos outros browsers.

Não é tudo mas é uma ajuda [/]

PotHix 19/01/2009 às 10:42

Æ!!

Sou totalmente a favor, tanto é que tambem tenho um post sobre isso:
http://pothix.com/blog/development/fora-ie6

O mais bizarro de tudo é o tipo de pessoas que ainda aparecem defendendo o IE6, é impressionante como algumas pessoas ainda tentam argumentar o óbvio…IE6 é ruim e está SIM parando o desenvolvimento da web e pronto! ;)

Valeu pela iniciativa cara.

Há braços

Diogo Costa 19/01/2009 às 10:44

Bom dia!

estava lendo este artigo e me bateu uma curiosidade sobre quem acessa os meus maiores clientes, fui dar uma olhada aqui e as estatísticas sao essas:

-Site de advocacia:
IE: 87,9%
Firefox: 9,7%
Safari: 1,2%
Mozzila: 0,5%
Opera: 0,2%

-Site de publicidade:
IE: 73,8%
Unknown: 10,6% <— ??? qual seria?
Firefox: 10,4%
Safari: 4,6%
Chrome: 0,1%

a realidade é que por conta do Windows XP que ainda é o SO mais popular, ainda teremos o IE 6 em nossas vidas por um bom tempo …
Fiquei triste pq nao consegui ver a diferença de acesso entre IE 6 e 7, o Awstats só classifica como IE.

Erick Wilder 19/01/2009 às 10:59

Olha, acredito que o grande problema (em nosso país) seja a *ENORME* quantidade de usuários leigos que utilizam software pirata. Sim, temos de reconhecer que esta é a maior parcela, ou pelo menos uma parcela significativa.
Nos últimos dias, entre natal e o dia de hoje, recebi alguns telefonemas/e-mails de parentes e amigos que são apenas usuários, destes que “abrem a internet” e que receberam aviso pelo Windows XP que deveriam instalar o IE7. Porém o maldito nao instala sozinho, e de quebra, deixa de fazer funcionar o IE6. Não foi um caso isolado, e sinceramente, nem tentei arrumar, baixei o FX3 e tá todo mundo acessando normalmente, como se nada tivesse acontecido.
Estes usuários é que são o grande problema: não há suporte algum, pois eles estão “fora da lei” e mesmo com muito “zum zum zum” dizendo que a Micro$oft liberou o IE7 sem validação da cópia do windows, até agora não vi nenhum usuário doméstico conseguindo instalar.

Léo 19/01/2009 às 11:00

Séria fácil se não fosse díficil.
Hoje ainda dependemos de uma série de fatores para deixarmos o IE6 de lado, visto que novos SO estão surgindo e a vinda do IE8 esta a caminho.

No projetos que trabalho, preciso seguir um padrão de auditoria e validar o projeto para funcionar no IE6, 7, FF 2, Safari e Opera. Fazendo uma comparação entre o Analytics, mais de 70% dos usuários dos meus clientes (USA) ainda usam o XP com o IE6, ou seja, praticamente impossivel abandonar o suporte ao IE6.

Como proceder nesse caso ? Simplesmente mantendo o básico e não abandonando o IE6, precisamos pensar não em novas tecnologias, mas sim nos resultados ($$$) para o cliente final, pois se ele usa o IE6 e não consegue navegar no site, fazer uma compra, etc, qual o resultado ?

Abrassssss,
Léo

Mário Andrade 19/01/2009 às 13:41

Existe um problema que por vezes não nos lembramos. Algumas empresas possuem software que não funciona adequadamente com IE7 por exemplo. Isto impede que façam actualizações.

Há muitos anos que defendo que o IE6 nunca cumpriu correctamente a sua função quer devido a falta de suporto para os padrões que todos os outros browser utilizam quer pelas falhas de segurança que coloca ao utilizador e ao seu sistema operativo. Infelizmente poucas pessoas sabem disto.

Vicente Lyrio 19/01/2009 às 13:49

Cara, outro dia li uma pesquisa dizendo que o uso de ie6 é de mais ou menos 50% durante a semana, caíndo para 15% nos finais de semana. Isso aqui, no Brasil. O artigo que citava essa pesquisa condicionava isso à predominância do ie6 em ambientes corporativos, onde uma atualização é sempre mais complexa.

Muitas empresas utilizam sistemas próprios, e muitos destes sistemas funcionam apenas no ie6. E por estes motivos, dependendo do site que vc possuí, o suporte a ie6 é impressindível, como no caso dos grandes portais que vc citou.

Agora, embora eu tb odeie o ie6, não acho tão complicado assim desenvolver um site compativel. É claro que sempre é necessário um workaround qualquer, mas pelo menos as coisas básicas acho bem tranquilas até.

O que pra mim mais atrapalha é a falta de pseudo-classes pra elementos diversos. Isso realmente é chato, pois são coisas que tornam um site muito mais interativo. Mas não é nada que um pouquinho de js não resolva né..

Daniel Bordi 19/01/2009 às 14:38

Ola pessoal, acho fantástica a ideia, aprovo e participo e também realmente imagino que a estatistica do tabless está correta, porem nao podemos esquecer que o grande publico desse site são desenvolvedores que sabem muito bem diferenciar um Firafox de um IE, porem o publico geral, vulgo nossos clientes e clientes de nossos clientes, nao são como nós, sou sim a favor de abolior o IE6, porém acho que podemos tomar algum cuidado com tudo isso.

Abraços.

Helinton 19/01/2009 às 15:39

Creio que esta iniciativa de acabar com o IE6 deve partir também de grandes representações da internet mundial. Grandes web-sites deveriam estar envolvidos com a idéia de terminar de uma vez com o uso de um browser tão deficiente em muitos aspectos, até mesmo em questões de segurança! O que é fundamental para grande parte de usuários.

Juarez Filho 19/01/2009 às 16:34

Concordo que o IE6 e outros browsers já deveriam estar em extinção, mas não temos nenhuma forma de prever quando esses browsers deixaram de ser usados. Aderir a campanhas para aumentar a rapidez com que o pessoal atualiza seus navegadores é muito bacana, mas lembre-se que no final o que conta é a satisfação do seu cliente (leia-se, usuários que usarão o site que você desenvolveu).
Portanto ao invés de ficarmos perdendo tempo dizendo que estamos de saco cheio do IE6 que tal a gente achar soluções interessantes para diminuir o consumo de analgésicos? :)
Recomendo que vocês olhem esse script aqui http://code.google.com/p/ie7-js/ e boa diversão com a Web.

Jackson 19/01/2009 às 17:32

Até o Nerdson tá dentro :)

http://www.profissionaisti.com.br/2009/01/nerdson-ie6/

Ainda batalho para que os projetos sejam compatíveis com IE6, mas só pra ter o prazer de conseguir…hehehe.

Abraço

A internet tem que avançar sem o IE6 : iphone 19/01/2009 às 19:22

[...] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor [...]

A internet tem que avançar sem o IE6 : php 19/01/2009 às 19:33

[...] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor [...]

A internet tem que avançar sem o IE6 : asp 19/01/2009 às 20:01

[...] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor [...]

Acelio Filho 19/01/2009 às 20:26

Nos sites de meus clientes que tenho acesso à análise de tráfego, o IE6 no XP são a maioria, depois vem o FF e só depois o IE7 e 8.
Depende do público alvo de cada site, de cada negócio…

Também vem o fator “navegador/bom-bril”, citado pelo Paulo. As pessoas querem “abrir a internet” e pronto.
O XP pirata e a falta de suporte, travamento do IE6 na atualização (citado pelo Erick)

Houve também uma boa parcela de usuários que deixaram de navegar em vários sites, no final de 2008, porque atualizaram o Firefox para a versão 3.0 (mega campanha), que para alguns só foi transtorno. a nova versão saiu às pressas e só dava pau nos XP.

Guillermo Guerini 20/01/2009 às 01:11

O pessoal já comentou sobre bastante dados interessantes.. principalmente sobre o uso do IE6 em empresas e a quantidade de Windows XP pirata que não consegue instalar versões mais recentes.

Bom, daí podemos ter duas linhas de raciocínio:

1) Ainda precisamos ter em mente que muitas empresas utilizam o IE6 então não é qualquer site que podemos simplesmente ignorar o browser. Por outro lado vale a pena começar uma força tarefa para ensinar as pessoas e empresas. Como desenvolvedor freelancer, sempre oriento meus clientes em relação a isso e acabo ignorando MESMO o IE6, com a autorização deles. Nesse já ajudo o Firefox e o Safari a ganhar mais usuários.

2) Sabemos que grande parte dos usuários do Windows não tem a versão original. Por motivos de proteção da própria MS, ela dificulta a atualização do sistema e outros softwares. Estava pensando o que aconteceria se todas as versões piratas do Windows parassem de funcionar de um dia para o outro. Imagine se as pessoas tivessem acesso a outras possibilidade. Acredito que o reinado do IE estaria um pouco mais ameaçado.

É isso!

Durval 20/01/2009 às 10:43

Cara não sei por que tanta discussão, conheço pessoas que ainda usam disquetes para transportar informações, para estas o IE6 é a ultima novidade, e garanto que elas não vão mudar, mesmo assim elas continuam sendo consumidoras. A pergunta é o mundo se adapta a eu ou eu me adapto ao mundo?
Durval – http://www.hotmastersound.com.br

A internet tem que avançar sem o IE6 « NOVIDADE DIGITAL 20/01/2009 às 11:47

[...] Podemos dizer que existem três braços importantes nessa máquina que é o desenvolvimento web: W3C, browsers e desenvolvedores. continuar lendo. [...]

Christian Nascimento 20/01/2009 às 16:17

Não é a primeira vez que leio algo do tipo e nem será a última. Concordo que o IE6 deveria ser posto de lado, mas infelizmente não é tão simples assim.

Se não me engano o Mário Andrade levantou uma questão de que empresas ainda utilizam suas aplicações web feitas para o IE6 e que maioria delas tem problemas de compatibilidade com o IE7 ou versão posterior.

Talvez corrigir bugs para essas empresas é uma questão de tempo e dinheiro e para outras não. Boa parte não tem interesse em investir em uma solução.

O fato de existir muitos windows piratas e de que isso dificulta a atualização do IE pode ser contornado. Já faz tempos que a microsoft disponibilizou o IE7 sem que fosse verificada a validade do Windows(se era pirata ou não) e acredito que será o mesmo com o IE8 e posteriores.

Acredito que cabe a nós, desenvolvedores, explicar e conscientizar os usuários, chefes e amigos desenvolvedores para atualização de seus softwares ou para o download de browsers com bom suporte aos padrões web. Não é apenas chegar e dizer: – Não use o IE6 por que ele não suporta uma série de propriedades interessantes do CSS. Diga também: – Este browser não lhe oferece segurança e você e seu computador podem correr riscos com a sua utilização. Explique e convença!

Paulo de Tarso F. M. 20/01/2009 às 17:45

Bom, concordo com todas as tentativas de acabar com essa porcaria de IE6, mas, assim como muitos aqui, eu consigo fazer com que os sites funcionem nesse browser. Tá certo, preciso utilizar bastantes hacks, mas funciona.

O que vale reforçar não é que estamos querendo menos trabalho, mas sim menos dores de cabeça, só isso.

A realidade principalmente das empresas, como também foi falado acima, é um dos maiores obstáculos para que todas essas campanhas contra o IE6 sejam completamente satisfatórias. Não tem jeito.

Então, diante disso, o que podemos fazer? Vamos continuar conscientizando àqueles que podemos, mas não devemos esquecer o IE6… Por mais difícil que seja e, ao mesmo tempo, tentador.

Infelizmente terei que continuar utilizando os hacks (não gosto dos Comentários Condicionais)…

Satisfação!

Chris Benseler 20/01/2009 às 21:49

As estatísticas do meu blog batem com essa sua; quem dera fosse assim no universo geral da web…

No mais, texto bem colocado! Minhas palavras seriam as mesmas!

[]s!

Rodrigo Pinheiro Matias 20/01/2009 às 22:58

Como o pessoal que adquiriu o Windows pirata vai fazer sem o IE, existe uma idéia que o pessoal vai fazer update para o FF ou Opera, mas isto de fato não vai ocorrer. O que vai acontecer é termos o IE6 sem updates e a minha tia que não sabe se o windows pirata é de passar no cabelo ou de comer. Então primeiro tem que se conseguir direcionar uma campanha a este público, bem que o FF poderia bolar algo. Seria um público muito bom.

Rodrigo Pinheiro Matias 20/01/2009 às 22:59

Quem deveria fazer isto era o Google, com o seu Chrome mas divilgando a WebKit tb.

Alex Leandro Medeiros 21/01/2009 às 11:56

Bem, eu não acho difícil o IE6 deixar de ser utilizado, inclusive o site do iMasters está promovendo um movimento bacana com um topBar nos sites que ao serem acessados são apresentados pedindo ao usuário que faça atualização de seu navegador.

Segundo o site w3schools.com(http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp) o IE6 é utilizado por cerca de 19.6% dos usuários. Mensalmente o site é atualizado e houveram meses em que o IE6 perdeu mais de 2% na batalha dos navegadores.

Iniciativas como as da google com seu navegador Chrome, aonde em quase todos os serviços da google disponibiliza um link para download do navegador ajuda ainda mais no exterminio total do demoniaco IE6.

Só quem já passou noites sem dormi tentando fazer JS e CSS funcionar no IE6 podem entender o que a aniquilação do navegador nos traria de beneficios e felicidades

Acredito que em 2010 não teremos mais IE6.
Cada um tem que fazer sua parte, além de desenvolver nossos conteúdos para WEB utilizando os padrões, tentar convencer o maior número de pessoas da necessidade de atualizar os navegadores

Ricardo Silva 21/01/2009 às 14:43

Acho que o desenvolvedor que não usa o IE como APENAS MAIS de seus navegadores é o errôneo da estória. Não adianta usarem esses percentuais de sites específicos que só profissionais da área acessam. Empresas em geral não estão interessadas qual padrão os desenvolvedores irão usar e sim que o sistema que você faça FUNCIONE. Prefiro um leiaute “feio” que possa acessar com qualquer navegador que eu esteja usando naquele momento do que acessar um anti-IE (fuck IE) que abro com um navegador e tenho que copiar o endereço pra outro pra poder ver ou, até mesmo, usar.

Bruno Cunha 22/01/2009 às 13:50

Também participo dessa campanha. Quão mais fácil seria para nós, desenvolvedores, se toda a web usasse browsers da chamada nova geração.

Também postei sobre esse assunto:
Campanha Atualize seu Navegador

Muito legal o tableless falar também sobre esse assunto.

Parabéns!

João Henrique 23/01/2009 às 16:05

Ok, o IE 7 dá menos problemas, mas mesmo assim ainda renderiza algumas coisas errado. Podia ter uma campanha também para a microsoft obedecer (melhor) os padrões

VitorGGA 23/01/2009 às 19:44

Doer dói fazer um site compatível IE6, mas o que não aceito mais, simplesmente não compatibilizar no IE6 é devido o PNG. A facilidade do PNG e o que ele provê pra mim nenhum gif chega perto! Adios IE6, e vamos dar um iedeathmatch onde for possivel. Que os usuários usem o FF2, ou FF3 nos PC véios deles uhuuuuuuuuuuuuuuu

Luís Meira 24/01/2009 às 23:56

Mais alguma informação…
Visitas de 2008-01-01 a 2008-01-25 a um dos meus sites (mobiliário e decoração em Lisboa) com cerca de 200 visitas por dia:

VERSÕES

Avant Browser 0.09683%
Chrome 1.0.154.36 0.38734%
Chrome 1.0.154.43 0.45190%
Internet Explorer 4.01 0.06455%
Internet Explorer 5.01 0.03227%
Internet Explorer 6.0 19.4318%
Internet Explorer 7.0 62.3628%
Internet Explorer 7.0(Maxthon)0.03227%
Internet Explorer 8.0 0.83925%
Mozilla Firefox 1.0.6 0.06455%
Mozilla Firefox 1.5.0.9 0.03227%
Mozilla Firefox 2.0.0.1 0.03227%
Mozilla Firefox 2.0.0.12 0.09683%
Mozilla Firefox 2.0.0.14 0.12911%
Mozilla Firefox 2.0.0.17 0.03227%
Mozilla Firefox 2.0.0.18 0.19367%
Mozilla Firefox 2.0.0.2 0.03227%
Mozilla Firefox 2.0.0.20 0.80697%
Mozilla Firefox 2.0.0.4 1 0.03227%
Mozilla Firefox 3.0 0.09683%
Mozilla Firefox 3.0.1 0.32278%
Mozilla Firefox 3.0.2 0.06455%
Mozilla Firefox 3.0.3 0.06455%
Mozilla Firefox 3.0.4 0.16139%
Mozilla Firefox 3.0.5 12.7824%
Mozilla Firefox 3.1b1 0.03227%
Mozilla Firefox 3.1b2 0.03227%
Opera 10.00 0.12911%
Opera 8.65 0.03227%
Opera 9.10 0.03227%
Opera 9.61 0.03227%
Safari 1.3.2 0.03227%
Safari 2.0.4 0.03227%
Safari 3.0.4 0.03227%
Safari 3.1.2 0.29051%
Safari 3.2 0.03227%
Safari 3.2.1 0.58102%
SeaMonkey 1.1.13 0.03227%

———————————-
FAMÍLIAS

Internet Explorer 82.7630%
Mozilla Firefox 15.0096%
Safari 1.00064%
Chrome 0.83925%
Opera 0.22595%
Avant Browser 0.09683%
SeaMonkey 0.03227%

Estou a pensar introduzir nos sites dos meus clts um aviso p qdo o visitante estiver a utilizar um navegador do tempo da minha avó.
Até breve!

Faoza 26/01/2009 às 16:35

O ideal é que todo browser (incluindo os da microsoft)respeitassem mais e melhor as tenmdências padrão.
Demorô IE6! vai tarde.

estenio 27/01/2009 às 12:07

Bom a respeito disso é como um amigo disse acima, se formos depender de usuários o ie6 vai demorar a morrer. Acho que a pirataria não é o problema mas este não o assunto, podemos ficar debatendo meses que não vai levar a nada. Para que um usuário possa atualizar um browser ele tem que saber o que é um, para ele saber o que é um ele tem que ter aprendido o que é um, mas aqui no brasil onde o mais interessante pra eles é ficar assitindo programas fúteis não vamos ver uma mudança nesse aspecto mesmo por que nas escolas aulas de informática são inexistentes.

Então se for pensarmos em uma solução para isso seria mesmo com as grandes empresas,atualizando suas máquinas e dando suporte aos funcionários para usa-los.

Enquanto isso não acontece teremos que conviver com as mazelas de programar para um browser que como todos ja disseram não atribui mais nada a web alias atribui sim, a revolta de programadores hehehehe!!!

OBS: EXISTE SIM UM JEITO DE FAZER SITES COM PNG NO IE6, E A UTILIZAÇÃO DE RACKS NEM SEMPRE É NECESSARIO É SÓ TER UM POUCO DE PACIÊNCIA QUE A SOLUÇÃO VEM

Isaias Malta 30/01/2009 às 21:32

E eu pensei que fosse uma campanha de erradicação do próprio IE, mas se não for possível, já serve a cabeça do IE6. O efeito fantasma do passado também acontece com o WIN98.

Andre Encinas 01/02/2009 às 23:49

ola assim como existe o Plugin Flash (Plataforma) para cada Browser e SO, não poderiam inventar um Plugin HTML (Plataforma) para todos os Browsers e SOs assim teriamos que criar sites somente para as especificações deste Plugin e ate mesmo não rodar caso o mesmo não esteja instalado…..será que viajei demais ???

Charles 02/02/2009 às 16:15

Pessoal,

Tenho um cliente que está alegando que nao acessa corretamente o site e nao quer pagar o meu trabalho por isso. Ele nao acessa corretamente porque o mesmo nao roda no IE6 corretamente. A pergunta é a seguinte: Sou obrigado a desenvolver um portal para uma tecnologia ultrapassada ou nao? Roda perfeitamente no IE7, Firefox 3 e Chrome…. Posso acioná-lo na justiça para que me pague?

Grato,
Charles

Andre Encinas 03/02/2009 às 11:39

Charles, o cliente sempre tem razão cara…vc nunca ouviu isto ?……não perca tempo use hacks e faça funcionar no ie6 e conquiste um cliente feliz……não perca tempo em justiça etc bla bla bla………deixe as portas abertas rapaz……….hj estou inspirado heheheheh

Cerli Antônio da Rocha 05/02/2009 às 12:07

Muito interessante essa coisa sobre browsers antigos. Não tenho nada contra O IE, mas sim, contra usar browser antigos.
Pior que não são somente usuarios leigos, por exemplo, na Claro (SP) todos os browsers são IE6, por definição da TI.

Paulo de Tarso F. M. 05/02/2009 às 16:28

Andre Encinas, a idéia de criar um plugin (?) HTML não é a melhor opção, pois a internet é pública, dessa forma, o usuário escolhe o que ele quer usar para acessar os sites que ele quer. Acredito que o foco de todas essas campanhas contra o IE6 são apenas para tornar a vida do usuário na web melhor! Porque, se não fosse assim, a campanha não seria contra o IE6, mas sim contra a Microsoft! E não é esse o objetivo… O que poderiam fazer, pelo menos, é atualizar para a versão 7… Tá certo que nem esse browser está livre de problemas “sérios”, mas não tem nem comparação com sua versão anterior…

Ah! E “criar sites somente para as especificações de um Plugin” nos faria voltar no tempo, na época em que os desenvolvedores escolhiam construir um site para que funcionasse ou no IE ou no Netscape, já que fazer funcionar igualmente nos dois era quase impossível… E o objetivo dos padrões web é justamente acabar com essa escolha: quem desenvolve dentro dos padrões, tem a certeza de que seu site funcionará bem em qualquer browser que siga também esses padrões… E, infelizmente, a Microsoft não gosta muito de acatar as exigências dos “outros”, né? Tudo tem que ser da maneira dela, e aí amigo, chegamos onde chegamos, sendo necessário criar campanhas de conscientização sobre os problemas que o querido browser deles ocasiona para o mundo inteiro! Tudo isso porque eles simplesmente não querem aceitar os padrões…

Vamos torcer para que daqui pra frente eles acabem aceitando mais essas exigências do mercado e dos desenvolvedores do mundo inteiro: construam um browser decente!

Pedro Diaz 09/02/2009 às 13:08

Realmente, essa questão de browser é um grande problema! Agora, com diversas opções de browsers decentes, basta somente ao usuário querer mudar ou não.
Como muitos disseram acima, o difícil é convencer os usuários leigos a migrarem para um Firefox ou outro browser…

Andre Encinas 10/02/2009 às 19:08

ola Paulo de Tarso F. M., qdo eu disse um plugin HTML estava querendo dizer que este funcionasse como o plugin Flash por exemplo, ou seja vc so programa uma vez e pronto roda em todos os browsers e em todos SOs pois o plugin é o mesmo para todos, ou seja, seria uma forma de Padronizar na marra.

Leonardo 12/02/2009 às 08:30

Acho uma campanha totalmente válida, gloriosa e magnífica.

Não somente por ser um passo para deixar de lado o IE6, mas por ser um passo para um avanço tecnológico que já dura 8 anos, e é travada pela falta de conhecimento das grandes massas. Acho esse estimulo para modificar essa realidade válido e necessário.

Sergiius Blog´s » Diga não ao Internet Explorer 6 24/02/2009 às 04:52

[...] Tableless, Brasil – A internet tem que avançar sem o IE6 [...]

Gerson 04/04/2009 às 17:40

Eu fui atualizar o IE no notebook do meu chefe, e ele disse que não precisava, pois ele acha mais bonitos os botões de “Voltar” e “Avançar” do IE6, pode uma coisa dessas!!?

Renato Todorov 08/04/2009 às 15:18

Mais um adepto.
Optei pelo script do iMasters, achei muitíssimo bem bolada a barrinha!
Vou fazer um trackback pra cá também.

Gracefull Degradation é sobre Acessibilidade | Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web 13/04/2009 às 18:33

[...] assunto é bastante velho, mas que volta à tona nestes dias de campanhas contra o IE6 e outros browsers antigos. Eu mesmo já falei para ignorar totalmente o Internet Explorer 6, mas [...]

IE6 - Até quando?! - thaysa.com 24/04/2009 às 16:11

[...] IE6 é passado. E você não é museu. [...]

Sobre o IE8 » Roberto Furutani 16/05/2009 às 21:10

[...] A preocupação que a Microsoft teve com o modo de compatibilidade com versões anteriores do próprio IE se justifica com o IE 6 que era (ainda é) muito ruim, mas ainda bem que o modo de compatibilidade é só com IE7. A internet tem que avançar sem o IE6. [...]

Sergiius Blog´s » YouTube deixará de suportar o IE6 15/07/2009 às 09:51

[...] Tableless, Brasil – A internet tem que avançar sem o IE6 [...]

segurança na rede 29/12/2009 às 13:26

A migração do ie6 será natural com a substituição do xp pelo vista e win7, então com segurança da para afirmar que o ie6 encontra proteção no xp e vai ficar assim enquanto as empresas não eliminar seus equipamentos antigos.

Google Apps não suportará mais IE6 | Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web 02/02/2010 às 08:58

[...] de suportar o IE6 é questão de sobrevivência. E para matar o IE6, nós precisamos evoluir. Cabe a nós educar o usuário. Formar um mundo [...]

Alyson Prado Wolf 16/02/2010 às 14:35

Olha, na verdade eu acho o IE 6, o IE 7 e o IE 8 um lixo. E como eu uso o Opera há anos, não me importo com qual a versão do IE que está lá instalado no meu PC. Eu só tenho usado o IE em dois casos: para usar o Windows Update e para abrir algum link que não consegui abrir no Opera. Logo, as falhas de segurança do IE6 me foram irrelevantes, pois o que me importava é somente naqueles dois minutos que eu precisava abrir um link no IE 6, queria que ele funcionasse. Como o meu navegador principal era o Opera, para que eu instalaria uma versão mais nova e pesada (apesar de mais segura) do IE, se eu praticamente não o usava? Infelizmente, apesar de muito tempo seguindo esse pensamento, hoje estou instalando o IE 8. A única utilidade que o IE 6 possuía, que era abrir alguns links para mim, se acabou, pois agora o IE 6 nem pra isso serve, está incompatível com vários sites. Portanto, dou o meu braço a torcer e dou adeus ao IE 6. Só cheguei até aqui com ele porque ele nunca foi o meu navegador principal.

Elias 07/06/2010 às 11:24

Como viver assim?
A empresa que trabalho, usa IE6. Mas vcs não tem noção nenhuma, são mais de 7000 funcionarios e uns tantos prestadores.
E creio que somente 10 pessoas e eu usando brawser de verdaade….
E quando temos algo para lançar, precisa estar funcionando no IE6 pq a direção usa esse maldito IE6.