Busca

Boas práticas de Desenvolvimento com Padrões Web


A Era da Informação não chegou

Há tempos ouço falar que estamos vivendo uma tal de Era da Informação. Uma era onde ter acesso à informação seria fácil e sem complicação. Uma era onde mais importante que “ter” a informação é “saber onde” encontrá-la. Mas acho que esse tempo não chegou, ou melhor, ainda vai chegar. Hoje, se você quer obter alguma [...]

20/03/2006 por Diego Eis
30 Comentários

Há tempos ouço falar que estamos vivendo uma tal de Era da Informação. Uma era onde ter acesso à informação seria fácil e sem complicação. Uma era onde mais importante que “ter” a informação é “saber onde” encontrá-la.
Mas acho que esse tempo não chegou, ou melhor, ainda vai chegar. Hoje, se você quer obter alguma informação, você precisa estar na frente de um computador com acesso a internet. Outra alternativa, é visitar uma biblioteca e passar horas se divertindo com os livros.

Ou seja, você não pode fazer uma simples pesquisa (no google ou outro buscador) se estiver no ônibus, metrô ou quando está preso no trânsito.

Que era da informação é essa se eu não tenho a liberdade de obter ou compartilhar informação no momento que eu quiser? Outra pergunta seria: A web de hoje, está preparada para “verdadeira” Era da Informação?

Perceberemos a verdadeira força do que a Era da Informação significa quando a onda da mobilidade chegar definitivamente. Você, com um dispositivo como celular ou pda, poderá enviar, compartilhar, receber e criar informação quando e onde quiser.
Você não será mais escravo de um computador para ter acesso à informação ou ser um gerador de informação.

Compartilhar informação será mais fácil. Hoje, muitas pessoas trocam uma quantidade enorme de SMS. Algumas preferem usar SMS do que ligar, por vários motivos não apenas preço.
Imagine que você esteja em um ambiente onde há muitas pessoas. Uma convenção, metrô, teatro, cinema etc…
Você está com seu dispositivo, que te avisa que algumas pessoas ao seu redor também possuem um dispositivo móvel e que elas estão compartilhando seja informação textual ou arquivos. Você poderá acessá-los sem problemas e se quiser, até contactar o sujeito.

E esse é apenas o começo.
Imagine outras possibilidades, imagine os caminhos que poderíamos tomar com tantas vantagens e meios de tornar a informação, finalmente, em algo que esteja em todo canto. Em algo realmente acessível, manipulável e compartilhável.

OBS.: Entende como todo esse assunto é profundo? Estou sendo superficial e não estou citando nenhuma tecnologia especifica. Esse assunto toca desde conexões wireless (como o camarada poderá usar um dispositivo móvel para acessar informação em qualquer lugar?) chegando até acessibilidade para dispositivos móveis (como ele conseguirá acessar um site na internet sem que haja problemas de compatibilidade?). Esse é um assunto para um outro artigo.

30 Comentários

Sua opinião:

Vamos elevar o nível de discussão. Exponha sua opinião, sua crítica.



RSS dos comentários deste post
URL para Trackback

30 Comentários

Sérgio Lima 20/03/2006 às 08:42

Ei Diego. Se eu estiver no ônibus com meu sony clié + meu k300i com seu gprs eu posso pesquisar no google (que tem interface para telas pequenas), posso pesquisar uma imagem no flickr (que tem interface para telas pequenas…e etc…

E sim, eu acho que já vivemos a era da informação sim. Só pra te dar um exemplo, relativamente antigo: O Assassinato do Chico Mendes só teve a repercussão que teve por que a informação circulou muito mais livremente (e rapidamente) do que na era industrial. A informaçãp hoje é descentralizada e abundante, o que caracteriza uma era da informação! Talvez ainda demore para chegarmos a era do conhecimento, quando então esta informação abundante possa ser indexada, e assim possa vir há se tornar conhecimento!

É óbvio que há um enorme contingente de excluídos digitais que não vivem ainda este paradigma. Mas ele já existe e esta aí!

Se você quiser acompanhar um assunto especifico ou mesmo um conjunto específico de blogs ou fontes, basta você acessar o rss do seu pda ou memso do seu telefone inteligente (smartphone).

Concordo com você apenas que essa tendência da mobilidade só tende a crescer no futuro.

Ricardo 20/03/2006 às 09:09

Essas formas de se obter informação já estão disponíveis, há um bom tempo.

O que impede sua maior disseminação é com certeza o alto custo destas tecnologias.

Pelo menos no Brasil.

Michael 20/03/2006 às 09:46

Muito interessante esta discução. Infelizmente moro em uma cidade do interior, não tão interior, mas ainda assim é dificil conseguir essas tecnologias.
Estou louco para testar e adorar essas informações, mas o máximo que consigo e conexão banda larga e meu salário não me permite comprar tais aparelhos, mas um dia eu chego lá.

Jayme Ayres 20/03/2006 às 10:45

Gostei do assunto, muito boa a abordagem, concordo que estamos nos PREPARANDO para a Era da Informação, mas tenho que admitir que não podemos viver em função da busca por informação, tornando-se dependente da tecnologia. Bom senso é uma palavra-chave para o indivíduo que, assim como eu e muitos outros que frequentam o blog devem ter nesta busca. Sou um escravo assumido de feeds de jornais, blogs e tudo o que possa me enriquecer meus conhecimento, mas vezes me sinto mal por buscar informações que são irrelevantes à minha busca, e isso faz com que eu perca tempo ou me distraia com outros assuntos.
Ter a tecnologia é uma virtude, mas ter bom senso para usá-la é uma virtude maior ainda.

Fábio Vedovelli 20/03/2006 às 11:05

Como dizia meu velho e bom pai, “tudo a seu tempo”. Não acha que já caminhamos um bocado desde 1996??? O aprendizado é uma coisa gradativa e não uma chave liga-desliga!

Um abraço,

Ved

Alexandre 20/03/2006 às 11:49

Poxa, eu acho que já estamos na era da informação, não no ápice da mesma, mas já estamos.

Já é um enorme avanço poder publicar informações na internet sem pagar nada (blogs), poder colaborar com uma enciclopédia comunitária gratuita (wikipedia). Isso é só o mais recente. Imagine que no passado existia a censura, é um passo e tanto para liberdade e propagação da informação ter acabado com ela, e um dos fatores que contribui pra isso é a Internet, é tecnologicamente impossível censurá-la.

O resto é só desenvolvimento, a plataforma web já existe, é o palco perfeito para aumentar mais ainda o grau de informação que corre digitalmente no dia-a-dia.

Eu por exemplo configurei meu GMail para me notificar de cada mensagem que recebo via SMS. Não posso respondê-las, mas pelo menos sei quando chegaram. Meu calendário online também me notifica via SMS dos compromissos marcados, com período programado de antecedência.

Acho que tudo isso (wikipedia, blogs, Internet+SMS, etc) não era nem imaginado direito há 10 anos atrás… quem dirá 20.

Otavio Henrique Marçal 20/03/2006 às 12:18

Não vou ser como esse “baba-ovo” do TableLess. Gosto muito de algumas coisas deste site. Mas sinceramente não gosto do textos de vocês falando especificamente sobre um assunto.

Sempre quando leio, vocês dão uma opnião sem nexo, fazem criticas que não são construtivas.

Nesse texto, acredito que voces levaram ao pé da letra a tal “Era da informação”. Po! Se liga, a nossa era da informação é o que ? Nada mais, nada menos do que 13Milhoes de conectados na internet trocando informações… Quantos Milhoes de celulares estão espalhado por ai trocando informação ?

Vivemos SIM numa era onde a informação voce tem a qualquer momento.
Não temos acesso em Onibus ou Metro mas poha, desce do Onibus encontra uma lan house a poucos metros, o mesmo acontece nos metros, que alias, existem estações com acesso GRATIS.

Entao sei la! Acho que pra ter uma critica e descer o verbo falando mal ou não concordando com tal assunto, tem que ter uma critica CONSTRUTIVA e nao sair falando sua opnião, sem estudar ou procurar saber o porque daquilo.

Eduardo William 20/03/2006 às 13:18

Desde 2000 (quando ingressei na faculdade), escuto que estamos na “Era da Informação”, embora eu sempre tenha discordado. É verdade que o avanço tecnológico atual (como citou o Alexandre) é surpreendente, mas sempre defendi (e defenderei) que a Era da Informação chegará após a Web Semântica tornar-se por completo uma realidade. E também creio que a chegada desta nova era não está só relacionada à tecnologia, mas a aspectos sociais também, pois ainda existe uma exclusão digital em nossa frente, e não são poucas pessoas.
Este discurso de que já vivemos na Era da Informação está idêntico a um novo discurso que escutamos atualmente, de que entramos na “Web 2.0″, o hype da hora. Onde já se viu, nunca rotularam a “Web anterior” como “1.0″, e agora, depois do Ajax e do GMail sentiram esta “necessidade”? Afinal, o que é mais importante? A informação ou “the user experience”? Óbvio que a informação é o meio mais valioso na Web, e certamente a VERDADEIRA Web 2.0 só chegará depois da Web Semântica. Pois desde quando era aluno de Ciência da Computação isso era um consideração verdadeira, de que a próxima geração da Web estaria associada à Web Semântica. Mas aparecem alguns doidos de plantão afirmando que entramos na Web 2.0, graças ao Ajax e consequentemente à melhor experiência com o usuário (e ignoram que tudo isso era possível alguns anos atrás). Sentem a necessidade de “dar nome aos bois”, mas dão nomes errados… Entendam que não sou contra a Ajax e a uma melhor relação aplicação web/usuário, pois estas iniciativas são extremamente benéficas. O que reclamo aqui é que uma meia-dúzia de gente “criativa” adora inventar conceitos, mas inventam nomes errados e na hora errada. Ih… fugi do assunto sobre o post…

Gustavo Straube 20/03/2006 às 13:53

Essa “Era da Informação” pode não ter chegado, mas será que, ao chegar, será para todos? É possível ter uma tecnlogia que seja, realmente, acessível? Não só a nível financeiro, mas cultural também. Um exemplo disso é a própria internet, uma grande parte da população nacional tem acesso a web, mas para que essas pessoas têm usado-a? Ainda há muita gente que apenas lê e-mails ou troca mensagens instantâneas sem perceber a imensidão de possibilidades que ela oferece.

Não imagino como isso poderia ser desenvolvido, mas penso que demora até que seja criada uma maturidade sobre a verdadeira dimensão e capacidade dos meios que temos hoje e dos que estão por vir.

Rubens de Souza Silva 20/03/2006 às 15:36

Discordo. Hoje um celular custa um valor acessível a quase todos os níveis sociais. E muitas operadoras oferecem serviços de envio de notícias por preços irrisírios por mensagem. Fatos que ocorrem em outro continente chegam por muitos meios em questão de minutos esteja você onde estiver.
Em muitos Celulares já é possível usar mensageiros on-line, onde em qq lugar vc conversa com uma pessoa do seu lado ou do outro lado do mundo instatâneamente. SMS é apenas para momentos em que um dos lados não está on-line.
Acho que já chegamos a era da informação. Nos falta chegar na era da informação com qualidade.

Rubens de Souza Silva 20/03/2006 às 15:40

Esqueci de citar essa parte:
“Você está com seu dispositivo, que te avisa que algumas pessoas ao seu redor também possuem um dispositivo móvel e que elas estão compartilhando seja informação textual ou arquivos. Você poderá acessá-los sem problemas e se quiser, até contactar o sujeito.”

Já existe tal software que instalado em aparelhos com bluetooth faz tal comunicação. Inclusive foi desenvolvido por colegas da minha Universidade (UESC, Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus -BA) eles até ganharam em segundo lugar um prêmio da Nokia em um concurso Mundial de inovação Tecnológica para dispositivos móveis. Vejam o sistema dele no site http://www.techmobil.com.br/

Micox 20/03/2006 às 16:05

Concordo plenamente com os 2 últimos comentários

Carlos Soler » A Era da Informação não chegou 20/03/2006 às 16:27

[...] O Diego Eis do Tableless escreveu um artigo sobre a “Era da Informação”, nesse artigo ele escreve que essa “Era” ainda não chegou e explica o porque, vale a pena ler. [...]

Felipe Ranieri 20/03/2006 às 20:47

Primeiramente, parabéns pelo artigo. Realmente muito interessante.
Tenho uma opinião, talvez um pouco polêmica sobre o assunto, mas, ainda assim, é uma opinião.

Eu acho, que o brasileiro, de modo geral, não está preparado para usar ferramentas como a internet por exemplo. Talvez por uma questão cultural, ou não, talvez por comodidade, ou, também não, mas gosto de acreditar no fato de que o tempo será um ótimo remédio para isso.

Abraços!

Michel Ank 20/03/2006 às 21:28

Talvez o Diego tenha “errado” em dizer que não estamos na Era da Informação, mas por um lado ele está certo.
Quem aqui acessa a informação do metro? ônibus? Acho que talvez ela existe, assim como existem muitas outras tecnologias, mas a questão é que a mesma não está com o acesso tão fácil assim para todos, como alguns imaginam.

Assunção Jr. 20/03/2006 às 22:38

Diego, acho que essa era chegou sim, o problema é que a grande maioria não tem acesso a essas tecnologia devido a altos custos…

Por exemplo, com meu V3, consigo acessar a net de qualquer canto(pago caro para isso, mas na hora do perengue ele me ajuda), outro exemplo foi o que aconteceu no show do u2 aqui no Brasil, milhares de fotos enviadas direto do celular para o Flickr.

Se isso não é a era de informação, então o que será?

Rubens de Souza Silva 21/03/2006 às 00:18

Felipe Raniere escreveu
não está preparado para usar ferramentas (espero que a tag html tenha funcionado!)

Feliipe,
acho que a questão não é o brasileiro não está preparado. O brasileiro só ainda não viu a necessidade disso, mas isso é questão de tempo. Acredito que brasileiro tem grande facilidade com informática (não tenho dados estatísticos, apenas opinião).

Sérgio Blog 2.3 - Sobre a Era da Informação 21/03/2006 às 15:24

[...] O Diego Eis, do Tabless escreveu um texto em que afirma que ainda não estamos na Era da Informação… [...]

Paul 21/03/2006 às 18:29

Concordo com sua fagulha, mas discordo em termos de critérios de foco.

O que seria era da informação para você? Andar por aí podendo acessar o Google do assento do seu ônibus? Ou da árvore mais próxima? Quão importante seria essa necessidade para quais pessoas? E por que isso teria de acontecer?

Percebo nos seus argumentos uma tendência dependente da tecnologia. Algo me cheira à famosa máquina-de-não-fazer nada, do professor Pardal. Você tem um comunicador. Mas será que você sabe se comunicar? Com quem?

Informação é também (se não é somente) fruto da interação entre relações humanas. E, como você, entusiasta da tecnologia móvel (oh) as pessoas estão preocupadas somente em interagir, não no que isso leva realmente.

Discutir sobre o advento de novos tempos é mais do que exprimir um deslumbre injustificado sobre o futuro da comunicação… Isso me cheira ao futuro do passado?

Não estamos em era da informação, mas sim na era da especulação. Você prova isso muito bem.

Grande abraço

Francisco dos Santos 22/03/2006 às 02:29

O interessante , também, é que a era da informação não está relacionada com diretamente com os meios (tecnologia usada) disponíveis para acessar as informações e sim com a facilidade de encontrá-las e/ou publicá-las.

Lembro que na época da BBS eu acessava as informações na casa de um amigo, pois , na época eu não possuía computador na minha.

Comprar uma revista ou livro ou um CD, também está relacionado com a facilidade e custo baixo. Coletar algumas informações para pessoas que não possuem nenhum tipo de acesso à internet, por exemplo, imprimí-las e depois descobrir que várias pessoas tiveram acesso a essa informação é uma prova que a era da informação já é uma realidade.

Agora com relação a quantidade de pessoas que vai atrás dessa informação continuará aumentando cada vez mais independente do meio usado visto que um meio não anula o outro e sim complementa.

Portanto, para mim, a era da informação é um pouco de tudo o que foi mencionado nos outros posts e mais.

Mateus Souza 23/03/2006 às 01:16

Eu passei aqui de última hora. Não li todos os comentários portanto não sei se já mencionaram o que estou pra escrever.

Esta tão aclamada Era da Informação não diz respeito apenas a velocidade com que a informação como um todo é disseminada ao redor do mundo, mas também no sentido de que aquela pessoa – ou mesmo organização – que possuir mais informação, conhecimento daquilo que ocorre no mundo a sua volta, ESTARÁ A FRENTE DE SUA CONCORRÊNCIA. Se formos analisar a partir deste conceito, eu digo que sim, já estamos na Era da Informação.

Dudu Figueiredo 23/03/2006 às 19:10

OFF TOPIC: Foi liberado o Firefox Bon Echo Alpha 2, futuro Firefox 2.
Escrevi mais sobre ele no meu blog:
http://www.dudufigueiredo.com/browsers/firefox-bon-echo

GustavoPaes.Net » Afinal, estamos na Era da Informação? 23/03/2006 às 22:56

[...] Surgiu uma discução legal no Tableless sobre a Era da Informação. O texto diz que ainda não estamos vivendo tal Era. Mas muitos dos comentários lá realizados dizem que a Era já chegou. Talvez não para todos, mas já está ai. [...]

Sérgio Blog 2.3 - Blogando na Era da Informação II 15/06/2006 às 21:08

[...] Há muito tempo atrás o Diego Eis dizia que não estávamos na Era da Informação, entre outras coisas porque: [...]

Nagüeva » Alguns fatos sobre excesso de informação 17/02/2008 às 17:44

[...] que a era da informação não chegou, mas estamos a caminho. O que falta é essa informação ser acessível a todos e não apenas a uma [...]

Nagüeva » Blog Archive » Pequenos fatos sobre excesso de informação 03/03/2008 às 21:12

[...] que a era da informação não chegou, mas estamos a caminho. O que falta é essa informação ser acessível a todos e não apenas a uma [...]

Gilvan Santos 04/09/2008 às 16:18

Em poucas palavras posso afirmar que já estamos na era da informação, de fato e, que tenho conhecimento da sua matéria e estou fazendo um comentário. O que podemos dizer é que ainda existe limitaçãoes impostas pelo capitalismo no acesso dessas informações restrito ao uso de ferramentas.

Gilvan Santos
Fortaleza – Ce

Filipe Gouveia 23/09/2008 às 19:44

Olha, se não fosse a era da informação, eu não teria lido seu texto. :)

Agora, a desigualdade social é outro tema. :)

Dy 24/09/2008 às 16:05

Talvez dependa de cada um querer ou não ter acesso a Era das Informações. Por exemplo,em qualquer biblioteca pública hoje já existem computadores (que é um dos maiores sistemas de informações). É claro que não é todos, mas concerteza é a maioria!
E a Era da informação não quer dizer que todos tem acesso a esses sistemas, mas sim que esses sistemas foram inventados!
Eu aprendi a acessar a net, mecher nos programas sozinha…acho que vai da força de vontade!

Gerson 13/03/2009 às 11:39

O que se caracteriza a era da Informação?